O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região vai realizar, nesta quarta-feira (15), a partir das 8h30, o seminário “A indústria de Defesa no Brasil”. Com foco na crise da Avibras, em Jacareí, passando pela Embraer, o evento contará com palestras de pesquisadores e será aberto à população em geral.
A Avibras é a principal fabricante brasileira de material bélico pesado, como mísseis, lançadores de foguetes e veículos blindados. Atualmente, domina cerca de 25% do mercado mundial dos seus produtos, percentual similar ao dos Estados Unidos.
Apesar de ser reconhecida pelo Ministério da Defesa como estratégica para o país, a empresa está em processo de recuperação judicial. Seus trabalhadores estão desde setembro de 2022 em greve, por conta dos constantes atrasos salariais. No seminário, um dos pontos a ser questionado é o próprio processo de recuperação.
Participará do evento o professor e doutor Marcos José Barbieri Ferreira, especialista nas indústrias aeroespaciais e de Defesa. Também participarão os pesquisadores do Ilaese (Instituto Latinoamericano de Estudos Socioeconômicos) Gustavo Machado, Ana Paula Santana e Nazareno Godeiro.
Os palestrantes irão abordar o papel estratégico da indústria de Defesa para o desenvolvimento nacional e a necessidade de estatização das empresas do setor.
O evento é gratuito e será realizado na sede do Sindicato (Rua Maurício Diamante, 65, Centro).
Programação
8h30 – Abertura e apresentação dos temas
8h40 às 10h10 – Mesa 1: “A importância estratégica da indústria de Defesa no Brasil: o caso Avibras e Embraer”
10h20 às 11h40 – Mesa 2: “Era necessário um pedido de recuperação judicial na Avibras?”
11h40 às 12h00 – Encerramento: “A ação sindical e política em defesa da indústria de alta tecnologia no Brasil”
12h00 – Assembleia com os trabalhadores da Avibras
Necessidade de estatização? Onde isso é solução?