Entre os dias 16 e 18 de Janeiro, durante a Missão Aspirantex-2023, a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (A140), duas aeronaves SH-16 Seahawk, do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1), realizaram voos com emprego de Óculos de Visão Noturna (OVN). No período, foi possível realizar voo de Qualificação e Requalificação de Pouso a bordo noturno assistido por OVN, capacitando 3 pilotos para execução de missões noturnas dessa natureza.
Com a obtenção da referida qualificação, foi possível realizar o exercício de Trânsito com Oposição de Superfície, a partir de voos de Esclarecimento em apoio as ações de Guerra Antissuperfície (Anti Surface Warfare – ASuW), utilizando os sensores MAGE (Eletronic Warfare), que capta emissões eletromagnéticas de interesse, o sistema EOSS (Electro-Optical Sensor System), que auxilia nas imagens infravermelhas, além do próprio radar da aeronave.
Ressalta-se que o helicóptero possui capacidade de execução de aproximações controladas e auto controladas assistidas por OVN, permitindo a realização, a partir da utilização de seu próprio radar, de aproximações ao NAM Atlântico sem o auxílio dos controladores de voo de bordo.
A Operação de Esclarecimento contou com a participação de uma aeronave AH-15B Super Cougar, do 2° Esquadrão de Helicópteros Emprego Geral (EsqdHU-2), também a bordo do NAM Atlântico, e de uma aeronave AH-11B WildLynx, do 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1), que encontrava-se a bordo da Fragata Liberal.
Utilizando OVN que coisa inedita no mundo ..
As Faa’s deveriam ter vergonha de divulgar essa noticia em 2023..
Outros países já estão operando o raio laser , até sabre de luz .
Nós …OVN?