Taufkirchen/Alemanha – A Hensoldt provou a eficácia de seu sistema de interferência Kalaetron Attack contra radares de defesa aérea de vários tipos pela primeira vez em testes de voo prolongados. Em cenários desafiadores de missão, um sistema de demonstração a bordo de uma aeronave de testes PC-12 provou que ele pode detectar até os mais recentes radares de defesa aérea em voo e interferir com eles por meio de sinais de interrupção direcionados com precisão.
“A neutralização dos radares de defesa aérea inimiga é um pré -requisito essencial para a implantação de forças aéreas próprias no campo de batalha moderno”, diz Christoph Ruffner, chefe da Divisão de Dominância de Espectro e Soluções Aerotransportadas da Hensoldt. “Nossos testes de voo provaram que o Kalaetron Attack pode combater as ameaças terrestres à nossa Força Aérea e proteger as tripulações aéreas”.
Os testes de voo seguiram imediatamente após os testes de laboratório e terreno bem-sucedidos, de modo que a eficácia na chamada missão “Airborne Electronic Attack” (AEA) agora foi comprovada de forma abrangente. Os vôos de verificação a partir do aeroporto de Augsburg, seguiram cenários de crescente complexidade contra vários radares. Eles demonstraram a eficácia das mais recentes tecnologias empregadas, bem como a capacidade de envolver vários alvos e o uso de várias técnicas de interferência.
O sistema de interferência de sinais Kalaetron Attack faz parte da família de produtos Kalaetron totalmente digital da Hensoldt, usada de várias formas em sistemas de autoproteção e reconhecimento de sinal pelas forças armadas alemãs. Além dos elementos cognitivos da inteligência artificial, os componentes principais são um sensor de banda larga totalmente digitalizado e um jammer eletronicamente controlável.
A impressão 3D metálica permitiu um design condensado dos componentes eletrônicos para que o jammer possa ser facilmente integrado aos formatos de pod comumente usados em todo o mundo ou diretamente em várias plataformas de vôo. O Kalaetron Attack, como um ator de acompanhante a bordo do Eurofighter, pode aumentar significativamente a assertividade do Eurofighter contra grupos de defesa aérea altamente integrados. Devido à sua escalabilidade, o sistema também pode ser usado em aplicações baseadas em terra ou em navios.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN