Com base no Decreto Presidencial N° 11.405, de 30 de janeiro de 2023, a Força Aérea Brasileira ativará a partir das 00h desta quarta-feira (01/02) uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) no espaço aéreo da região norte do país. A medida tem por finalidade incrementar a capacidade de Defesa Aérea em uma área que compreende a Terra Indígena Yanomami e adjacências, contribuindo para o combate ao garimpo ilegal em Roraima (RR).
De acordo com o dispositivo, a ZIDA é composta por: uma área reservada (Área Branca); uma área restrita (Área Amarela); e uma área proibida Clique aqui para baixar a imagem original(Área Vermelha), competindo ao Comando da Aeronáutica a adoção de Medidas de Controle do Espaço Aéreo contra todos os tipos de tráfego aéreo suspeitos, conforme previsto no Código Brasileiro de Aeronáutica. Cabe ressaltar que na Área Vermelha, somente as aeronaves envolvidas na Operação Escudo Yanomami 2023 serão autorizadas.
As aeronaves que descumprirem as regras estabelecidas nas áreas determinadas pela Força Aérea, estarão sujeitas às Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).
Clique aqui para baixar a imagem originalO Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é o responsável pelo planejamento, coordenação e execução das Ações de Força Aérea voltadas para a Tarefa de Controle Aeroespacial durante a Operação Escudo Yanomami 2023, conduzindo os meios aéreos necessários para identificação, coerção ou detenção dos tráfegos voando na área de interesse.
A Força Aérea Brasileira planeja, ainda, a instalação de um radar modelo TPS-B34, que pode ser aerotransportado de Santa Maria (RS), com o objetivo de aumentar a capacidade de defesa aérea, reforçando assim, o poder de detecção e controle. As aeronaves radar E-99 e R-99 já estão na região e o alerta de Defesa Aérea de Boa Vista foi reforçado.
O Decreto N° 11.405, de 30 de janeiro de 2023
Em caráter geral, o Decreto dispõe sobre medidas para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no território Yanomami a serem adotadas por órgãos da administração federal.
Segundo o documento, ficam os Ministros de Estado da Defesa, da Saúde, Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome e dos Povos Indígenas autorizados a efetuar as requisições de bens, servidores e serviços necessários: ao transporte de equipes de segurança, de saúde e de assistência; ao abastecimento de água potável, à alocação de cisternas e à perfuração de poços artesianos; ao fornecimento de alimentos relacionados com a cultura, as crenças e as tradições indígenas; ao fornecimento de vestuário, de calçados e outros gênero semelhantes; e à abertura ou à reabertura de postos de apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e de unidades básicas de saúde do Ministério da Saúde.
O Ministério da Defesa atuará no fornecimento de dados de inteligência e no transporte aéreo logístico das equipes da Polícia Federal, do Ibama e dos demais órgãos e entidades da administração pública federal que participarão diretamente na neutralização de aeronaves e de equipamentos relacionados com a mineração ilegal no território Yanomami.
O acesso de pessoas ao território Yanomami ocorrerá de acordo com o disposto em ato conjunto editado pelo Ministro de Estado da Saúde e pelo Ministro de Estado dos Povos Indígenas, com vistas à prevenção e à redução do risco de transmissão de doenças e de outros agravos.
A esquerda brasileira é a pior do mundo,essa situação nessa área yanomami é a mesma desde que o larápio mor da nação chegou ao poder pela 1 vez,mas agora eles junto com a imprensa militante criam a narrativa de esse descaso é culpa do governo Bolsonaro.
Será que a militância hipócrita e tresloucada viu a entrevista do Aldo Rabello onde ele fala que desde quando ele era deputado tinha os problemas.
E outra pesquisem e vejam no tempo do desgoverno do PT as notícias sobre o descaso com essa reserva.
Parece um teatro!
Que coisa bonita, só falta criar um estado totalmente novo e batizado de “Yanomânia”
Quero ver como será o malabarismo mental que vai rolar quando isso de fato (e vai) acontecer.
Pedro, para a sua informação a Reserva indígena Yanomâmi , foi criada pelo então Presidente da república Fernando Color de Melo. A área é maior que o Estado de Santa Catarina , e três vezes maior que a área da Bélgica.
Nada de novo no front, como sempre alguém usando a FAB para criar uma situação e faturar politicamente em cima. Vamos salvar os Yanomamis, vejam como eu sou legal, sou bonzinho. Fazer pelo certo, na hora certa, não rende frutos políticos nem midiático. Aliás nunca antes na história deste país…….
A questão é, pq os ilícitos já não estavam sendo combatidos anteriormente? Ah, é verdade, lembro que o ex-presidente apoiava o garimpo.
E o CPX?
Caiu nessa, meu irmão? Hauhuah
CPX de Complexo – marca de vestuários com sede no Complexo do Alemão- com CNPJ aberto e nada a esconder. Ao contrário do propagado pela máquina de fake news do inominável que gastou bilhões para enganar coitados como você.
É verdade este “bilete”.
Infelizmente o anitgo governo preferia que a população local explorasse os recursos nas terras brasileiras disponíveis ao invés de simplesmente serem largados para se virarem em um estado quase isolado do mundo não é mesmo?
Olá! Trago um vídeo que possa interessar.
Relembrar alguns momentos do saudoso NAe A-12 São Paulo.
https://youtu.be/zp6_Li8DgiU – NAe São Paulo
Brazilian aircraft carrier NAe São Paulo during the exercise Temperex in 2002. On board are Skyhawks, Sea Kings, Cougars, JetRangers, Esquilos and Argentinian Turbo Trackers. Music: Crimson Tide.
Isso não irá prejudicar o tráfego aéreo em direção america do Norte e caribe ? Ou aeronaves de aviação civil comercial com plano de voo previsto estão dispensadas dessa proibição?
O que eu não consigo entender é como esperaram a situação chegar a tal ponto para alguma coisa ser feita. Através de aparelhos GPS de aeronaves apreendidas, foi “descoberto” o intenso tráfego de aeronaves em vôos ilícito naquela região. Ninguém viu isso? “Ahh mas é pq eles voavam muito baixo e os radares de solo não detectaram”, mas essa não foi uma das missões para qual o tal do Sivan e o E-99 foram desenvolvidos, para detectar essas mesmas aeronaves? E o esquadrão escorpião sediado em Boa Vista? E a presença das forças armadas junto a esses povos isolados, não viram a situação em que eles se encontravam? Sl, admiro muito as FAAs, mas tem coisas que não entendo.
Eu tb não…
Isso é alguma piada?
As Forças Armadas se transformaram em uma piada.
Infelizmente, por vontade própria dos caprichos e interesses políticos de alguns poucos membros de alta patente…..
Não senhor. É uma missão humanitária. Humanidade, lembra? Algo que deu ídolo não teve ou tem – a não ser com seus amigos e parentes.