Em 20 de janeiro, como parte da Operação “ASPIRANTEX/2023”, 130 aspirantes cursando o 3º e o 4º ano da Escola Naval, visitaram o thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí/SC, quando puderam observar as obras de construção da Fragata Tamandaré, primeiro navio da nova classe de escoltas da Marinha do Brasil.
A comitiva foi liderada pelo Diretor do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa, Vice-Almirante (IM) Marcus Vinicius Lima de Souza, pelo o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa acompanhado de todos os seus Comandantes de Força subordinados e, também, pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luiz dos Santos.
Na ocasião, os visitantes tiveram a oportunidade de familiarizar-se com o Programa das Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), e assim compreender sua importância para a Marinha do Brasil e para o País, pelo fortalecimento da Base Industrial de Defesa e a geração de empregos diretos e indiretos.
Os aspirantes e os oficiais verificaram o intenso trabalho de produção da Praça de Máquinas Principal da primeira das quatro fragatas, que tem previsto para março de 2023 a tradicional cerimônia de “batimento da quilha”.
Esta visita teve um significado diferente para os Aspirantes, pois em breve, eles serão os futuros tripulantes das novas Fragatas brasileiras.
.
Um desses homens, James Thompson, ex-oficial da Royal Navy, foi o primeiro comandante da Fragata “Príncipe Imperial”, construída para atender
às necessidades da recém-criada Armada Imperial.
Peço que a marinha honre os Thompsons que a honraram e honraram ao Brasil!
https://www.marinha.mil.br/prosub/sites/www.marinha.mil.br.prosub/files/LIVRO_100_ANOS_FOR%C3%87A_DE_SUBMARINOS.pdf
e fazendo parte da Esquadra da
América, Chefiada pelo Capitão de Mar e Guerra Daniel Thompson, suspendeu de Lisboa a
20 de janeiro de 1797, escoltando 46 navios do comércio. Em setembro visitava essa
Esquadra a Ilha de Santa Catarina, cujo Governador, o Tenente-Coronel João Alberto de
Miranda, muito gentilmente cercou sua oficialidade do maior conforto e carinho. Sofreu
grandes reparos na Bahia em 1799.
Façam justiça com o nome do Capitão de Mar e Guerra Daniel Thompson !!! Com os nomes dos oficiais seus filhos e netos que deram sangue pelo Brasil !
https://www.marinha.mil.br/dphdm/sites/www.marinha.mil.br.dphdm/files/PedroPrimeiroNau_0.pdf
Daniel Thompson organizou a primeira esquadra brasileira. Determinou a construção de novos navios em solo brasileiro e reparos nos que haviam chegado para integrar a esquadra. Seu nome nunca foi lembrado. Daniel Thompson atravessou o Atlantico mais de 30 vezes entre Portugal e Brasil, seus filhos sofrendo de doenças na base do Pará. Toda a família veio para o Brasil. Não é considerado um brasileiro ? É ainda um estrangeiro !? Até quando será ignorado e mantida tamanha ingratidão. Procurem na capa de uma revistinha da própria marinha antes do nacionalismo bater as portas do Brasil quais eram os nomes das duas colunas que foram os fundamentos da marinha brasileira, um dos nomes é Thompson. Procurem nos anais da guerra do Paraguai o nome do herói James Thompson que destruiu a principal fortaleza paraguaia após um bombardeio de 48 horas mantendo posição dentro do Rio ! Verão que o nome Thompson é pedra fundamental da marinha do Brasil, não outro. Thompsons jamais foram mercenarios como erroneamente citam em seus livros. Renunciaram a suas nacionalidades e vieram a serviço do Brasil.
Até quando a Marinha brasileira vai ignorar o comandante Daniel Thompson seu fundador, organizador da primeira esquadra em mares brasileiros ? Comandante da Esquadra das Américas, , a maior esquadra que já atravessou o Atlantico? Comandate da Esquadra Real. Chefe da Divisão da Armada Real no Rio de Janeiro até 1815. Tamandaré não era nem nascido quando esse herói impar e seus filhos e netos já defendiam o Brasil ! Por que nasceu na Inglaterra ? Mas seu sangue e suas carnes, de sua esposa e de seus filhos, netos semearam o solo brasileiro ! Por que ignoram Cypriano de Azevedo Thompson, o Almirante Arthur Thompson ? A Marinha brasileira deve restatar sua prórpria história, seus arquivos e fazer justiça e honra a quem deve !
Viva a marinha. Uma força que sempre apoiou o lado certo da política nacional !