A Marinha do Brasil, por meio da Autoridade Marítima Brasileira (AMB), informa que assumiu hoje (20), as operações que envolvem o casco do ex-Navio Aeródromo São Paulo, visando preservar a segurança da navegação, danos a terceiros e ao meio ambiente, com base na Lei nº 7.542/86, após a empresa Sök Denizcilik Tic Sti (Sök) não ter efetivado as providências anteriormente determinadas pela AMB.
Como parte desse processo o Navio de Apoio Oceânico Purus substitui o rebocador Alp Centre, da empresa ALP (contratada pela proprietária do casco), que apresentou restrições logísticas para a manutenção do reboque do casco. Cabe ressaltar que a Sök não deixou de ter responsabilidade pelo bem.
Por fim, a AMB não autorizará a aproximação do casco de águas interiores ou terminais portuários brasileiros, em face do elevado risco que representa, com possibilidade de encalhe, afundamento ou interdição do canal operacional e econômica ao Estado brasileiro.
Centro de Comunicação Social da Marinha
Alguma noticia do F45? Sem comunicação ou sinal desde dia 16/01.
A fragata F45 sem sinal alguma notícia do navio
Daria um belo coral e bons mergulhos !!!
Queria saber se procede a informação que o casco do ex NAe São Paulo será afundado pela MB, dito pela Folha de São Paulo?
Sabem mais noticias sobre o Purus? embarcados estão há mais de 10 dias sem sinal
Não há sinal de internet onde eles estão rebocando o ex-São Paulo.
Essa era uma situação que estava caminhando para o colapso da flutuação do casco, não sobrou outra alternativa… A Marinha teve que assumir o controle, pois esse navio “não é uma simples embarcação” Ainda que tenha sido descomissionado, esse Porta Aviões tem o poder de causar uma tragédia ambiental de enormes proporções. Mas agora a grande pergunta a se fazer:
– O que vai acontecer com NAe São Paulo ???
Eu ouvi mansup ?
Sim
Mansup nele…
E a MB vai fazer o que com o casco?
Provavelmente rebocar para águas internacionais, mais profundas, afundando-o.
Putz,
e estudar o casco para futuramente construir um porta aviões solo.
nada né.
O Brasil não tem necessidade de ter porta aviões. O porta aviões é um navio para projeção de poder em águas internacionais, e o Brasil não tem interesse nem condições de projetar poder em águas internacionais.
Muitos dizem besteiras de que um porta aviões serviria para patrulhar nossa costa, mas país nenhum que tem porta aviões o utiliza para essa atividade. Os Estados Unidos tem 11 porta aviões nucleares e todos são utilizados para desdobrar aeronaves em águas internacionais, visando a proteção das rotas marítimas e também projetando força de combate em áreas de conflito (Oriente Médio e Ásia), nenhum deles é utilizado para patrulhar o litoral americano!
O porta aviões é um navio que tem um custo de operação muito elevado. Para patrulhar nosso litoral, o ideal é termos dezenas de navios de patrulha oceânicos e também submarinos.
Bla, bla, bla…tem q projetar poder sim, isto se chama dissuasão…
Não adianta ter um NAe sem escoltas para protegê-lo e nem uma logística de manutenção que os apoiem…