O H-6U não é um helicóptero médio nem é um helicóptero não tripulado (unmanned airborne system – UAS. Ao contrário de um helicóptero tradicional, ele pode voar sem piloto no cockpit e ao contrário do seu nome, Unmanned Little Bird, ele pode voar total ou parcialmente tripulado, tornando-se uma plataforma ideal para treinar os usuários e tecnologias de vôo-teste UAS.
Mas a versatilidade do Unmanned Little Bird não termina aí. Tendo já realizado voos não tripulados baseados em terra, incluindo missões de carga, de inteligência, vigilância e reconhecimento, o H-6U foi ao mar em 2012. Durante as demonstrações ao largo das costas dos Estados Unidos e França, o Little Bird não tripulado realizou várias decolagens autônomas e pousos a bordo de navios em movimento.
“Uma coisa é conseguir uma compensação do UAV mediante ventos para pousar e decolar em helipontos, mas completamente diferente quando você também tem que compensar movimento de translação e rotação do convés do navio “, disse Dino Cerchie, gerente do programa Boeing Unmanned Little Bird.
Seguindo os voos sobre o mar, a Boeing continua a provar a flexibilidade do Unmanned Little Bird. Em dezembro, a aeronave fez um voo de forma autônoma para o Exército da Coreia do Sul, a fim de mostrar como a tecnologia dos aviões não tripulados podem ser integrados na frota de helicópteros MD500. “A necessidade de se ter veículos com capacidade de decolagem e pouso vertical, está crescendo rapidamente em todo o mundo e os requisitos variam muito”, disse Eric Mathewson, diretor de Desenvolvimento de Negócios para UAS.
O Little Bird Unmanned está voando perfeitamente, mostrando que pode fornecer a preços acessíveis e com capacidades confiáveis, atender às necessidades de missão das forças armadas”.
Abaixo, vídeo do H-6U.
FONTE: Navyrecognition
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval