MOSCOU – Os dois navios de assalto anfíbio comprados da França para a Marinha russa, em um acordo de € 1,2 bilhões, não serão capazes de operar em temperaturas abaixo de 7°C, disse no sábado o vice-primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Rogozin.
“É muito estranho que os navios de desembarque, navegando em nossas latitudes, não vão funcionar em temperaturas abaixo de sete graus”, disse Rogozin, que tem responsabilidades especiais para com a indústria de defesa, durante uma reunião no sábado, na Academia de Ciências Militares.
“Talvez eles pensem que nós vamos realizar operações na África, mas tenho minhas dúvidas que isso possa acontecer um dia”, acrescentou. Rogozin não entrou em detalhes sobre o por que dos navios não terem condições de operarem em temperaturas frias. Também não está claro se ele quis dizer 7°C ou -7°C.
A Rússia assinou o acordo de 1,2 bilhões de euros em junho de 2011 para construção de dois navios da classe Mistral, que transportarão helicópteros para apoiar o desembarque dos fuzileiros navais. O primeiro deverá ser entregue em 2014.
Rogozin foi nomeado para seu posto atual somente em dezembro de 2011.
O primeiro Mistral deve ser destacado para operar na Frota do Pacífico, cuja base se localiza no porto de Vladivostok, que é livre de gelo durante todo o ano, mas ainda tem meses de inverno rigoroso. A segunda unidade ficará na Frota do Norte, que também tem bases livres de gelo mas, que também tem temperaturas muito baixas durante vários meses do ano.
É a segunda vez esta semana que o acordo do Mistral está sob fogo de um oficial sênior. Na quinta-feira, foi a vez do Vice-Chefe da Comissão Industrial Militar, Ivan Kharchenko, que descreveu o acordo para compra dos navios como “absurda”, dizendo que o acordo havia causado danos na indústria de construção naval russa.
FONTE: RIA Novosti
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Acho que os militares russos ganham algum “bônus” para falarem mal do Mistral, quem compra uma belonave cara como essa deve especificar tudo que quer dela no contrato, se deve operar no frio ou não, não acho crível que depois da compra é que vão verificar isso.
Interessante a notícia e leva a questionamentos como, a temperatura a que se refere, deve ser 7,0oC positivos, pois a água salgada tem ~ a temperatura de congelamento entre 0 e -2,0oC, dependendo da sanilidade, parece pouco provável que haveria condições de navegabilidade a -7,0oC. Talvez o aço de fabricação em locais que a Rússia possa atracar seus vasos ou regiões inóspitas em que o gelo possa entrar em contato direto com o navio, possa ocorrer este fato. Muito revelador se os projetistas nacionais pudessem trazer informações sobre esta condição para entendimento dos não especialistas como nós.
Forte abraço aos editores de DAN.