A cerimônia de transmissão do cargo de Comandante da Aeronáutica será realizada nesta segunda-feira (02/01), às 10h30, na Base Aérea de Brasília.
O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior passará o cargo ao Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Está prevista a presença do Ministro da Defesa na solenidade.
Natural de Canoas (RS), o Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno tem 63 anos e ingressou na Força Aérea Brasileira em março de 1976. Ele foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em novembro de 2018.
Ao longo dos 46 anos de carreira dedicados à vida militar, assumiu diferentes cargos e funções em organizações da FAB, dentre elas a Chefia da Seção de Operações do Esquadrão Phoenix (2º/7º Grupo de Aviação) e o Comando do Grupo de Transporte Especial. Também foi Comandante da Base Aérea de Brasília, Adido de Defesa e de Aeronáutica junto às Embaixadas brasileiras da França e Bélgica, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica e Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica. Ao ser designado para o cargo de Comandante, estava à frente do Estado-Maior da Aeronáutica.
NOTA DO EDITOR: Agradecemos ao Brig. Baptista Junior pela fidalguia com o DAN durante todo o seu Comando e pelo trabalho em aproximar ainda mais o Comando da Aeronáutica da mídia especializada.
Ao Brig. Damasceno, desejamos um bom Comando e o desejo de continuarmos trabalhando juntos em prol da nossa FAB.
Jamais estará ao lado de Nero Moura, de Délio Jardim e de tantos outros que honraram a FAB nos campos de batalha.
Escolheu a desonra e a infâmia, vai para a reserva com a tarja de covarde.
Que DEUS proteja o novo comandante, e o outro que sai, dando-lhes dicernimento e espírito de brasilidade…
Quero só ver