Por Guilherme Wiltgen
O Ministério da Defesa da Colômbia informou a pré-seleção da proposta apresentada pelo Governo da França da oferta do Dassault Rafale para substituir os antigos caças KFir, por considerar como a melhor opção para o país.
Na conta oficial do Ministério da Defesa, o tweet informa que uma hora de voo de um Rafale é 30% mais barata que a do Kfir, atualmente em uso na Força Aérea Colombiana (FAC).
Apesar de ainda não haver contrato assinado, o Governo informou que se encontram em fase de pré-negociação para dar continuidade a um processo iniciado há 12 anos pelo Ministério da Defesa e pela Força Aérea Colombiana.
A proposta francesa à Colômbia contempla um “off-set” de compensação industrial, para o “crescimento dos setores aeronáutico, cibersegurança e defesa e aeroespacial” através da transferência de conhecimento e de tecnologia.
Vale ressaltar que o presidente Gustavo Petro já havia comunicado na sua conta oficial no Twitter que não gastaria dinheiro da reforma tributária para a compra de aeronaves, por isso a opção de aquisição por meio de um empréstimo, que começaria a ser pago nos próximos 5 anos, está sendo considerado.
O processo de substituição dos caças KFir era disputado pelo sueco Gripen e o norte-americano F-16.
Colômbia ? País que permitiu a instalação de bases militares estadunidenses em seu território vai comprar caças Rafale????? Quem acredita nisso está esperando a chegada de Santa Claus, francamente….🤔🤔🤔🤔🤔
HA HA HA
SE a Colômbia realmente adquirir o Rafale, o caça que a FAB de Juniti Saito se recusou peremptoriamente a aceitar, MUITAS coisas e ilações feitas anteriormente vão REFERVER com esta opção Colombiana…
Su-30 venezuelanos e Rafales Colombianos…
O TO da América do Sul vai ficar mais disputado…
Só uma observação pertinente, SE esta compra se concretizar e se os Rafales Colombianos vierem equipados com a Suite eletrônica Spectre dos Rafales franceses sem downgrade…
Seria MUITO RECOMENDÁVEL que a FAB estudasse URGENTE E SERIAMENTE de fazer um aditivo aos nossos Gripens trocando IMEDIATAMENTE os PODs de guerra eletrônica mais modestos que a FAB optou inicialmente pelos PODS mais CAROS E CAPAZES para o TO europeu usados pelos Gripens Suecos…
O TO na América do Sul se modifica significativamente com Rafales na Colômbia e eu SEMPRE achei que esta decisão pelos PODs menos capazes dos Gripens Brasileiros UM ERRO de economia indevida…
E não demorou muito para ver…
Meu caro Giba, você e eu sabemos que o ideal para a FAB seria o desenvolvimento de uma variante do Gripen dedicada à guerra eletrônica baseada no Gripen F, e o ideal seria ter os israelenses da Elbit como parceiro preferencial.
Entretanto, e por motivos que não sabemos, o atual comandante da aeronáutica optou por comprar apenas os Gripens F para conversão operacional, e diretamente da Suécia.
Vai saber no porquê né?
Este não era o planejamento ANTES da era nefasta bolsonarista e este pensamento só se modificou DE FATO quando o MITO introduziu a SEGUNDA TURMA de comandantes das forças após o CASO Pazuello.
A FAB do Brigadeiro Batista Junior diminuiu o pedido do KC-390, aditou mais 4 Gripen E ao primeiro lote e pretendeu mais 28 Gripen E num segundo lote que não se concretizou.
Cancelou os projetos STOUT e o MOU do DRONE UCAV supersônico e PRETENDEU modificar os termos do Programa Gripen para que todos os Gripen F sejam produzidos na Suécia de forma a PREJUDICAR ainda mais a EMBRAER…
Tudo isso mostra o quão questionável e potencialmente lesivo ao futuro da FAB foram as iniciativas deste Comando FASE 2 da FAB bolsonarista e quanto ANTI-EMBRAER foram suas ações…
Por fim, o atual Comando da FAB, no recebimento dos Gripens, de maneira provocativa deu um amplo destaque ao Comandante Juniti Saito SABENDO do histórico do conflito entre ele e o Presidente eleito. Uma provocação política desnecessária e acintosa…
Dependendo de como o novo Presidente eleito relembrar e se sentir sobre estes fatos passados, a vida da FAB e especialmente dos oficiais ligados mais próximos tanto ao Brigadeiro Saito como ao Brigadeiro Batista Junior terão por certo “dificuldades previsíveis” nos próximos 4 anos…
E MUITO terá de ser REFEITO na relação do Comando da Aeronáutica com o novo governo que assume o mandato em Janeiro…
COMEÇANDO com o reestabelecimento da produção dos Gripen F na EMBRAER e seu desenvolvimento mais focado em aplicação operacional do que em simples conversão de treinamento.
E paralelamente o reestabelecimento/ampliação do Programa KC-390 e igualmente a recuperação dos programas cancelados da Embraer (mesmo com um cronograma mais longo em vista dos recursos escassos disponíveis)…
Concordo com voce. E um erro sem precedentes do atual comandante desfazer o que desde o inicio estava combinado para a producao do Gripen F ser nacional, pois tal variante, alem do treinamento poderia ser preparada para a guerra eletronica, controle de vants e dissuasao…Os Rafales da Colombia sequer chegaram, e os colombianos ja estao se gabando de tais terem capacidade de disparar armas nucleares.
Você acha engraçado, mas Gilberto o próprio presidente colombiano publicou que está mais preocupado com reforma agrária do que com a soberania da Colômbia, ou seja, mesmo que o Rafale seja adquirido ele deve ter muitas limitações operacionais se depender do governo.
Quanto essa comparação entre os dois caças procure se lembrar que a “rajada” francesa tem dois motores, o que impacta no custo da aeronave, tanto de aquisição como de operação. Comprar e manter são verbos que deveriam rimar. E claro que não vou mencionar a hora de voo dos pilotos que, somando á situação anterior (os motores), deve dar a esse avião uma atenção especial no orçamento da Força Aérea Colombiana. É bom começar, por exemplo, pensando em vender alguns helicópteros mais novos para ajudar a manter o Rafale. Digo mais novos porque a venda de um semi novo faz mais sentido para manter o caça e porque a frota mais antiga deve ser mais barata disponibilizando mais verba para o novo vetor á jato.
E quanto ás armas do avião Gilberto, eles podem dar garras afiadas ao novo avião com o que de melhor ele pode operar? Se conseguir, melhor para eles!
Seu comentário está pleno de PRÉ-CONCEITOS vindos de mais de uma década.
Se a Colômbia vai comprar com recursos próprios ou com um financiamento de um Banco Externos isso não faz diferença ALGUMA.
A questão será se a compra será ou não concretizada e se a aeronave fornecida será padrão F3 ou F4.
A sua mera existência altera o planejamento da frota dos nossos Gripens que terão uma aeronave BIMOTOR altamente capaz nas suas fronteiras norte onde sobre a Amazônia brasileira os Rafales Colombianos terão mais alcance e estarão muito mais próximos de suas bases…
Só isto FORÇARÁ INEGAVELMENTE a FAB a ter que estudar, planejar e reconstruir URGENTEMENTE uma estrutura de base local em Manaus (ou mesmo mais a oeste) para apoio para um esquadrão GRIPEN E/F par poder fazer frente a NOVA REALIDADE (se ela se realizar)…
Só para VARIAR a mesma ARROGÂNCIA BRAZUCA que nos fulminou na Copa do Mundo de Futebol pode fazer o MESMO no caso dos Rafales na Colômbia. Minimizar o oponente…
Os Colombianos gastam proporcionalmente mais que nós em defesa e sua indústria local aeronáutica é menor mas é EXISTENTE basta lembrar da modernização dos Tucanos Colombianos…
Eles PODEM eventualmente operar os Rafales BEM MELHOR que os Venezuelanos e seus Su-30…
Mas isso só o futuro dirá…
Gilberto…
O Dassault Rafale, assim como o Gripen e o F-18E/F, estavam na short-list emitida pela FAB em 2010. Por tanto, a Força Aérea Brasileira considerou o caça francês como APTO a reequipar as unidades de caça. Em outras palavras, a FAB deu seu AVAL para a compra do Dassalt Rafale… Assim sendo, se a compra do caça francês não foi realizada, isso não foi por conta da Força Aérea ou o caça em si.
Foi mais do que divulgado que o quesito MANDATÁRIO para a escolha da nova aeronave de caça, consistia em potenciais benefícios de longo prazo a industria nacional, e nesse sentido, o caça sueco superava todas as propostas de longe, preenchendo uma importante questão sócio econômica a sustentar a compra.
E após o escândalo Snowden, a decisão, que passou a ser então política (visto as questões técnica e social estarem sanadas) somente poderia recair em um dos europeus…
Todos os cancelamentos deveram-se, sobretudo, a contingenciamentos resultantes do caos econômico dos ultimos 10 anos; uma draga que levará ainda uma década para recuperar-se, presumindo o melhor cenário possível…
A única razão para a FAB da era Saito dar o apto para o Rafale no Short List era porque se o Rafale fosse recusado isso OBRIGARIA a inclusão do Su-35 na mesma decisão discutível que considerou “APTO” o Gripen E.
Escolha essa que foi recentemente e CONFESSADAMENTE desnudada pelo presidente da SAAB em Anápolis ao dizer com todas as letras que o caça então escolhido no FX-2 em dezembro de 2013 era um projeto EM DESENVOLVIMENTO!!!
Vulgo avião de papel, e visto que à 10 anos atrás o processo para aquisição dos caças de Anápolis se arrastava desde 1991!!!
A resistência FEROZ da FAB a escolha política pelo Rafale em 2009 mostra cabalmente como é FRACO o teu argumento. A FAB “Saitana” disse no short list que o Rafale era “APTO” mas quando ele foi escolhido pelo poder civil o APTO não era mais APTO e não se aceitou sua escolha INCLUSIVE ultrapassando a fronteira da INSUBORDINAÇÃO MILITAR…
E a crise militar só não estourou lá atrás porque ERRONEAMENTE o então Presidente Lula piscou de RECEIO, desistiu de SUA decisão política e (como FHC) que passou o problema FX-1 para ele fez O MESMO com o FX-2 passando o abacaxi para sua sucessora…
O Comando da Aeronáutica historicamente é mais político e açodado das três forças ao ponto de ainda antes prover combates com a Marinha na questão da asa fixa só da FAB.
TUDO que o Comandante Batista Junior fez bolsonaricamente desde que assumiu TERÁ de ser revisto pelo novo comando e principalmente todas as suas iniciativas ANTI-EMBRAER como no programa KC-390, STOUT, Drone supersônico e Gripen F simplificado produzido na Suécia SERÃO REVISTAS E REFORMADAS no pacote de revisão das políticas do NEFASTO governo que se encerra…
Muito suspeito…
Comparação estranhíssima esta com a hora de vôo do Kfir.
Obviamente a comparação deveria ser entre os concorrentes e se o custo operacional é o aspecto mais relevante, então o Gripen é imbatível frente aos concorrentes. E faz todas as missões que os outros fazem com a mesma eficiência ou até melhor em algumas situações.
Parece até o que se tentou fazer no Brasil com aquela quase escolha política do Rafale. Ou então é chantagem pra cima dos eua, que estão firmemente implantados na Colômbia, por melhores valores para o f-16.
1) Esta informação que a hora do Rafale é caríssima na época já era discutível…
Vamos ver o custo REAL do Gripen agora implantado na FAB e as pessoas se ESQUECEM que como o Rafale está operacional a mais de uma década já houveram programas que baixaram o seu custo original de operação.
2) outra coisa é que os Gregos assinaram com o Rafale e em apenas um ano já receberam, no início deste ano, 6 aeronaves. Se isto se repetir com os Colombianos vamos ver a frota de Rafales deles implantados ANTES da nossa frota Gripen… Não é impossível de acontecer..
Blefe p/ F-16.
Concordo com vc, não tem quem me tire da cabeça que no final eles irão de F16 , só acredito quando assinarem o contrato.
Blefe ?
Já confirmou 16 , sem Enrolação como a FAB
Chupa que é de Uva
” não gastaria dinheiro da reforma tributária para a compra de aeronaves, por isso a opção de aquisição por meio de um empréstimo.” KKkk sei não em, não tem dinheiro não pra dar entrada no contrato, a manutenção do Rafale não é barata não
Em Pucará Defensa. Eis a razão pela qual o Gripen ainda não tem a capacidade ar-superfície habilitada:
“Por outro lado, a FAC considerou que o Gripen não liderava em nenhum aspecto, mas sim, como explicou um oficial que fez parte do processo seletivo, “ era o segundo em tudo. O avião está tendo grandes problemas de integração no Brasil com seus sistemas ar-ar e ar-superfície, que não estão totalmente operacionais, estão em uma espécie de versão Beta. São problemas que não dizem em público ”, afirmou, acrescentando “ a precisão dos sistemas ar-superfície nem sequer é semelhante à do Elbit utilizado pelo Kfir, o F-16 e o F-35 ” .
Como CONFESSOU em sincericídio EXPLÍCITO o Presidente da SAAB no seu discurso no recente recebimento das primeiras aeronaves Gripen em Anápolis:
Em Dezembro de 2013 a FAB se tornou PARCEIRA DE UM CAÇA EM DESENVOLVIMENTO!!!
Ou seja a FAB de JUNITI SAITO no FX-2 escolheu um caça que ainda estava no papel…
APESAR do já então envelhecimento dos F-5 e AMX ainda SE DECIDIU não só não modernizar os 12 Mirage 2000 que prestavam o serviço em ANÁPOLIS como em sequência retirá-los de serviço APESAR de terem ciência que o recebimento dos GRIPEN estariam a muitos anos de acontecer.
E é ISTO é que COMPROVA o ódio e o PRÉ-CONCEITO não profissional do Brigadeiro SAITO e de seu grupo aos caças franceses…
Ao invés de ser o primeiro cliente não francês do Rafale se optou pelo Gripen em desenvolvimento que só quase 10 anos depois começa a ser recebido e ainda está em desenvolvimento segundo aí se diz.
E nestes 10 anos de intervalo se terminou de DEMOLIR a frota dos F-5M na rotação de serviço em Anápolis… O que forçará já AGORA a baixa prematura de várias aeronaves F-5M que estão no bagaço ou na CAPA DA GAITA como se diz aqui no sul…
A situação da FROTA DE CAÇA DA FAB é TERRÍVEL E CRÍTICA com a obsolescência galopante dos F-5 e AMX e o Gripen E ainda a um ou dois anos do seu IOC (na melhor hipótese) e o Comando da Aeronáutica FAZ DE CONTA que está tudo OK enquanto a CATÁSTROFE IMINENTE é absolutamente de sua própria criação…
Gilberto…
Os Mirage 2000 entregues a FAB em 2006, salvo melhor juízo, pertenciam ao primeiro lote do Armee de’Lair… Já vieram com as horas contadas. Aliás, o F-5M, em termos de sistemas, estava praticamente uma geração a frente daquela variante obsoleta do Mirage 2000. Em suma, seria contra producente manter aquele tipo para além de 2012…
A propósito: o Gripen já está em IOC…
Os Gripen 2000 poderiam ter sido tanto ser atualizados como poderia então se negociar uma troca ou empréstimo por aeronaves mais modernas até a modernização dos Mirage 2000 usados pelo Brasil.
O Brasil opera a décadas com AMX e F-5 defasados…
QUAL o problema de continuar a usar Mirage 2000 defasados???
Foi melhor ou racional se usar os “modernos” F-5M em Anápolis???
Substituir os Mirage 2000 por F-5M catados em regime de rotação e quando um velhinho dava pau pegar um outro fora da base de Anápolis e seguir DEMOLINDO os F-5M da frota num serviço muito além da capacidade do VENERANDO caça???
Me desculpe _RR_ os defensores da FAB há décadas compram este discurso que não reconhece as MAZELAS E ERROS da própria FAB neste processo demorado e caótico que AINDA estamos vivendo…
E COMO querido os Gripen já tem IOC se eles ACABARAM de ser incorporados operacionalmente na FAB???
Tu mostra cabalmente não saber o que o acrônimo IOC significa…
Mesmo que a FAB dê um IOC administrativo ao Gripen E (como a USAF fez com o F-35) a REAL Capacidade de COMBATE OPERACIONAL INICIAL é absoluta e requer capacidade militares REAIS E EXISTENTES.
Coisa que POR EXEMPLO a não instalação dos IRST nos Gripen E mostram CABALMENTE que os testes e certificações para o uso deste sistema em uso militar em exercício ou real estão a MESES ou ANOS de certificação militar…
TALVEZ uma das causas que fundamentam a decisão dos Colombianos pela escolha do Rafale para um caça de uso URGENTE para substituir os Kfir e com seus sistema semelhantes maduros, certificados e em uso operacional na versão F4 na França…
RAFALE??????? se o Brasil com nosso tamanho e poderio não tem grana pra pagar a hora de voou do Rafale a colômbia vai ter? isso cheira a papo para pedir desconto aos concorrentes.
Ou propinas. Ele é de esquerda
Proporcionalmente a Colômbia investe no seu orçamento de DEFESA cerca de 2% do seu PIB…
O Brasil SUPOSTAMENTE investe 1,4% do seu PIB em defesa MAS…
Como o Brasil erroneamente HÁ DÉCADAS inclui nesta conta despesas com militares e pensionistas INATIVOS.
Coisa que os Colombianos NÃO FAZEM!!!
SE nós descontarmos esta despesa injetada que não é de DEFESA ATIVA…
Se chega a DURA REALIDADE que o Brasil só investe em defesa ATIVA algo entre 0,7 a 0,8 % do seu PIB em defesa DE VERDADE…
TALVEZ por isso a Colômbia tenha mais condição de operar o Rafale que o Brasil…
ELES investem MAIS E SERIAMENTE em Defesa que nós… Proporcionalmente…
E sua opinião não poderia ser mais verdadeira Gilberto: ter um Congresso que não aprova uma lei que obrigue o mesmo corpo de legisladores a destinar no mínimo 2% do pib em defesa, independente do presidente eleito, é uma situação perigosa para o país. É claro que essa lei, se existisse, teria que ser duramente fiscalizada.
Para piorar, um pais que investe em elefantes brancos como estádios, cancela Prosuper e impede a contratação de blindados 8×8 alegando “apagar de luzes” do governo vigente está fadado a arriscar sua soberania irresponsavelmente. Portanto, tanto o poder legislativo como o executivo são cúmplices desse estado crônico de descaso com o próprio país.
Se o Prosuper não tivesse sido cancelado talvez teríamos um navio de apoio logístico operando e mandando o Gastão Motta para operar nos rios. Teríamos, por exemplo, mais 5 navios patrulhas da Classe Amazonas e um “Glasgow” em nossa frota – lembrando que a Classe Amazonas foi comprada por causa da recusa do cliente original. Mas…
ANTES de se obrigar a que o Brasil a gastar 2% do seu PIB em DEFESA é necessário se retirar da CONTA esta parte da conta de inativos que MAQUIA o gasto de defesa do BRASIL…
Enquanto isso não for feito continuaremos neste modo ME ENGANA QUE EU GOSTO…
A Colombia investe 3,5% do PIB em Defesa.
Pior ainda a comparação com este número que citas…
Não sei se este número estratosférico inclui a ajuda externa Americana e se com a eleição do novo governo de esquerda tanto esta a ajuda americana tenda a diminuir como o próprio investimento Colombiano pode dar uma baixa como se manifesta o novo presidente…
Mas a distância já existente de investimento em defesa para o Brasil é tão grande que no máximo vai ficar apenas menos pior para nós… KKKK!!!!
Gilberto, o grande motivo da conta dos inativos e pensionistas estar dentro do orçamento militar é culpa dos próprios militares que mantém seu regime de previdência próprio, separado do regime geral de previdência.
Quando você sustenta um regime próprio, o orçamento para pagamento é seu, ou seja, ele entra dentro do seus custos.
Caso os militares se propusessem a mudar o regime de previdência para o regime geral (pelo menos dos novos concursos) em algum tempo esse orçamento sairia naturalmente do orçamento das FAA e seria migrado para o INSS (assim como inúmeras carreiras públicas estão fazendo).
Enquanto for mantido o regime próprio, ele será pago com recurso próprio.
Embora não seja o tema aqui não coloque isso nas costas dos militares…
Esta conta dos inativos SEMPRE foi colocada no orçamento de DEFESA por conta do sistema POLÍTICO CIVIL de controle dos gastos públicos e de montagem do Orçamento da União como uma forma POLÍTICA de justificar o baixo investimento nas forças Armada gerando UMA FALSA PARIDADE quando se compara os dados de porcentagem do orçamento de defesa em relação ao PIB do país com outras nações e de justificar aos militares EM GERAL que o que o governo investe não é distante dos que outras nações oferecem aos suas forças armadas…
OS CHEFES MILITARES sabem desta patranha a muito tempo MAS quem tem o PODER de administrativamente IMPOR esta contabilização das despesas de INATIVOS no orçamento de DEFESA é a área de PLANEJAMENTO E FAZENDA do governo federal (EXECUTIVO) e após a o envio da proposta orçamentária das comissões e comitês de orçamento do poder Legislativo Federal.
Os militares não tem poder e não atuam neste nível decisório…
Eles apenas cumprem e sofrem as consequências desta manipulação orçamentária HISTÓRICA…
Mesmo em sistema previdenciário diferenciado NADA obriga na técnica CONTÁBIL orçamentária que estas despesas não relacionadas à DEFESA ATIVA sejam com elas contabilizadas juntas.
Esta é uma decisão política envolvendo o executivo e o legislativo FEDERAIS…