O Capitão-Tenente Paulo Ricardo Machado Costa, do Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão” (CAAML), formou-se no Long ASW International Course 2022, curso de Aperfeiçoamento em Guerra Antissubmarino, ministrado pela Escola de Guerra Antissubmarino da Marinha da Índia. O Oficial foi o primeiro
militar da Marinha do Brasil a participar do curso, concluído em 18 de novembro.
O programa de ensino, dividido em cinco fases, ministradas ao longo de 33 semanas, teve em sua grade curricular disciplinas, como Eletrônica, Instruções de Mergulho, Demolição Submarina, Sensores e Armamentos utilizados na guerra antissubmarino. Além disso, o curso contou com uma fase tática, na qual os alunos aprenderam sobre as táticas da guerra antissubmarino, como, por exemplo, busca e ataque a submarinos, operações com aeronaves de asa fixa e rotativa, coberturas, escolta de comboios, entrada e saída de porto com oposição de submarinos e planejamentos de campos de sonoboias e de minas navais.
Destinado a Oficiais de Marinhas Amigas da Marinha Indiana, o Long ASW International Course 2022 contou com a presença de militares de Bangladesh, da Indonésia, da Malásia, de Myanmar e do Sri Lanka, além do representante brasileiro.
Além de oferecer formação técnico-profissional, o curso proporcionou um intercâmbio cultural entre os Oficiais-Alunos. O período de aulas também contribuiu para o estreitamento de laços de cooperação entre as Marinhas do Brasil e da Índia.
FONTE: MB
Excelente iniciativa do “Camaleão” BZ ! Saímos do convencional, o intercâmbio com a Marinha Indiana tem muito a oferecer à MB, como a operação com Scorpène, e porque não avaliar o DRDO (Defence Research and Development Organisation) para o nosso MD, ao invés de uma SEPROD inerte.