Em 17 de novembro de 2022, ocorreu a Passagem de Comando do Grupo de Monitores Interamericanos da Junta Interamericana de Defesa (JID). Durante a solenidade, realizada na cidade de Bogotá na Colômbia, o Coronel do Exército Brasileiro CLEBER MACHADO ARRUDA entregou a liderança do Grupo ao Capitão de Mar e Guerra, Fuzileiro Naval, da Marinha do Brasil, LEONEL MARIANO DA SILVA JÚNIOR.
A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa (JID), General de Brigada PORFIRIO FUENTES VÉLEZ, do Exército Mexicano, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre as quais o Sr. ALEJANDRO GARCÍA MORENO ELIOZONDO, Embaixador do México na Colômbia; Sr. LUIS GUILHERME NASCENTES DA SILVA, Encarregado de Negócios da Embaixada do Brasil na Colômbia; Senhora MARIANY MONROY, Coordenadora da Ação Integral contra as Minas Antipessoal da Autoridade Nacional da Colômbia; Sr. SÉRGIO ANTONIO PEREZ MUNAR, Representante do Programa AICMA-CO; e Coronel do Exército Colombiano JHON FREDY CORREA GONZÁLEZ, Comandante da Brigada de Engenheiros de Desminagem Humanitária da Colômbia.
Ao final da cerimônia, o Coronel CLEBER recebeu a medalha da JID com duas estrelas de ouro e a medalha da OEA ao término de sua missão, e o Capitão LEONEL recebeu a insígnia da JID, que é concedida a todo o pessoal que presta serviço nos Órgãos desta Organização Internacional.
FONTE: Junta Interamericana de Defesa (JID)