A Atech também atua no Programa Fragata Classe Tamandaré (PFCT), como membro da SPE (Sociedade de Propósito Específico) “Águas Azuis”, que inclui a thyssenkrupp Marine Systems e a Embraer Defesa & Segurança.
Este programa prevê a fabricação de quatro Fragatas com alta complexidade tecnológica e grande poder de combate. Estes navios terão como missão salvaguardar os interesses do Brasil e proteger as riquezas da Amazônia Azul, uma área com mais de 4,5 mil km² de águas sob jurisdição brasileira.
Nesta programa, a Atech oferece soluções inovadoras para o desenvolvimento e integração de sistemas navais complexos, dentre eles, o CMS (Combat Management System) e o IPMS (Integrated Platform Management System), das Fragatas Classe Tamandaré.
No Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), a Atech é responsável, em parceria com a ATLAS ELEKTRONIK GmbH, subsidiária da thyssenkrupp Marine Systems, pelo desenvolvimento do CMS e, em parceria com a L3Harris Technologies, pelo desenvolvimento do IPMS, que são sistemas críticos integradores do sistema de combate e de sistemas da plataforma do navio.
Além de participar, em conjunto com a EMGEPRON e a Marinha do Brasil, do processo de transferência de tecnologia de ambos.
Em outubro de 2021, a Atech inaugurou um novo escritório no Rio de Janeiro (RJ), com foco inicial de sua operação no Programa Fragatas Classe Tamandaré. A unidade possui amplas instalações, com infraestrutura moderna e laboratórios para integração e testes de sistemas, e ambiente de treinamento.
Serão instalados no novo escritório, ambientes de integração e testes para o CMS (LIT – Laboratório de Integração e Testes), e IPMS (LBTF – Land Based Test Facility, em inglês), onde serão realizados testes nos simuladores dos principais equipamentos do navio junto aos seus sistemas, além de um ambiente de treinamento que utilizará ferramentas do tipo Computer Based Training System (CBTS).
O escritório também possibilitará interações que acontecerão entre os times da Atech, da Marinha do Brasil e dos demais parceiros envolvidos no processo de construção das Fragatas Classe Tamandaré.
As FCTs terão algum sistema softkill contra torpedos?