Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha
A Marinha do Brasil adquiriu um simulador de voo (Tactical Operational Flight Trainer – TOFT) do helicóptero Sikorsky S-70B Seahawk para atender as demandas de treinamento dos pilotos e operadores de sensores do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1).
O Simulador de Voo Tático Operacional – SH-16 Seahawk está instalado e subordinado ao Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), e foi adquirido dentro do contrato de aquisição do Helicóptero de Multi-Emprego (HME).
O emprego do TOFT está contribuindo para a melhoria na capacitação das equipagens operativas nos voos de qualificação básica, procedimentos de emergência, voos por instrumento, pouso a bordo, táticas ASW e ASuW, lançamento de armamentos e voos assistidos por óculos de visão noturna (OVN).
O S-70B Weapons Tactics Trainer (WTT) é a unidade responsável pelo treinamento dos operadores de sensores.
Quando o S-70B OFT e S-70B WTT estão conectados em rede, para criar o S-70B TOFT, o piloto (1P), o co-piloto (2P) e os demais membros da tripulação, podem interagir e interoperar no cenário de treinamento como fariam durante uma missão real em voo.
Segundo o Capitão de Fragata Celio, imediato do CIAAN, o simulador da aeronave SH-16 também poderá contribuir para o treinamento das tripulações da Aviação do Exército e da Força Aérea Brasileira, que empregam o modelo UH-60L Black Hawk, caso seja do interesse das Forças singulares.