Três Corações (MG) – A Seção de Instrução Especial (SIEsp) da Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou, do dia 26 de setembro ao dia 7 de outubro, o segundo turno de instruções especiais aos Alunos do Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS).
As instruções ministradas pelos instrutores e monitores, chefiados pelo Instrutor Chefe da SIEsp, Major Roney Canelias Lage, englobaram as oficinas de Posto de Segurança Estático, Operações de Busca e Apreensão, Postos de Bloqueio e Controle de Vias, Viatura Guarani, Progressão em Ambiente Urbano e Tiro de Assalto.
Na instrução de Posto de Segurança Estático, o aluno aprende a executar uma operação de ocupação e segurança, visando a impedir a desativação de uma instalação, ponto ou estrutura que, se sabotada, danificada, paralisada ou destruída, comprometerá, de maneira vital, a sobrevivência da população local, como, por exemplo, uma estação de abastecimento de água.
Nas Operações de Busca e Apreensão, o aluno é instruído sobre como investigar um determinado local ou área, aprisionar membros hostis, descobrir e apreender artigos de uso ilegal. Durante a oficina de Postos de Bloqueio e Controle de Vias, os alunos executam o controle e/ou bloqueio do movimento de entrada e saída de uma população em determinada área, restringindo a liberdade de ação das forças adversas.
A Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas – Guarani é uma família de veículos militares blindados de combate, cuja instrução visa a demonstrar e a praticar as técnicas e táticas para emprego desse veículo.
Nas instruções de Progressão em Ambiente Urbano, os futuros sargentos treinam as técnicas de progressão, observação e transposição necessárias para o combate, observando-se as peculiaridades do ambiente operacional das cidades.
No Tiro de Assalto, os alunos executam o tiro de fração, seguindo o conceito de letalidade seletiva, caracterizado pela precisão e reduzido efeito colateral.
Finalizadas as oficinas, os alunos realizaram missões de emprego das técnicas e táticas aprendidas, com a máxima imitação do combate, ocupando ficticiamente, a cidade de São Bento Abade, Minas Gerais.
Na manhã do dia 7 de outubro, os alunos realizaram a formatura de conclusão do segundo turno da Seção de Instrução Especial, na qual o Comandante da Escola de Sargentos das Armas, General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, destacou os atributos atitudinais adquiridos e parabenizou os concludentes pela fibra e capacidade demonstradas.
São Bento Abade- Luminárias- São Tomé. Pros que ja suaram la “Pico do Gavião”. Espero que a agua do riacho da base da infantaria ainda esteja bem gelada…
O Sargento é a espinha dorsal do Exército entre a tropa e o alto Comando. Suas ordens podem significar vida ou morte num campo de batalha. Parabéns!