Por Luiz Padilha
Durante uma semana, o editor do Defesa Aérea & Naval participou do Euronaval Press Tour na França, um grupo com 25 jornalistas da área de Defesa de diversos países, a convite da SOGENA, empresa organizadora da Euronaval 2022. O objetivo era conhecer as últimas novidades da Indústria de Defesa francesa que serão apresentadas na exposição international, no próximo mês entre os dias 18 e 21, em Le Bourget, Paris.
Apresentação no Le Cercle des Armées
Em um dos salões do hotel Le Cercle des Armées do Ministério da Defesa francês, o grupo com os jornalistas da mídia especializada em defesa recebeu as boas vindas do Sr. Hugues d’Argentré, diretor geral da SOGENA e, na sequência as apresentações da DGA e GICAN.
A general Emmanuelle e o coronel Antoine enfatizaram a grande expertise em sistemas de defesa que a DGA possui. A DGA tem como missão equipar as forças armadas preservando a soberania; preparar o futuro dos sistemas de defesa; promover a cooperação europeia e apoiar a exportação, sendo responsável por mais de uma centena de grandes programas de armamento complexos, investindo 1,4 mil milhões de euros em projetos de inovação e tecnologia de defesa.
Atualmente, existem grandes programas em desenvolvimento, tais como: o novo porta aviões nuclear (PANG); a modernização do porta aviões Charles de Gaulle (PACDG); o submarino nuclear de ataque Barracuda; MLU das fragatas classe Horizon; as fragatas FREMM; renovação da frota das fragatas classe Lafayette; as novas fragatas de defesa e intervenção (FDI); novas corvetas offshore; os navios de apoio logístico (FLOTLOG); desenvolvimento de torpedos leves e pesados (MU90 e F21); novos navios patrulha oceânicos e o programa de guerra de minas (SLAMF).
Programa do novo porta aviões nuclear (PANG)
O programa prevê a implementação do grupo aéreo a bordo (Rafale, E2-D, helicópteros, drones, munições aeronáuticas e manutenção), além da capacidade de combate nuclear. Com uma tripulação de 2.000 marinheiros prevista, se faz necessário o planejamento para que haja acomodações para a tripulação e para o grupo aéreo.
O novo porta aviões deverá ter e coordenar uma escolta poderosa e autônoma com fragatas, navios tanque e submarinos. Os estudos relativos ao sucessor do porta aviões Charles de Gaulle são fundamentais para garantir uma maior capacidade de intervenção. A previsão é de que o projeto detalhado esteja pronto em 2023, com os primeiros testes de mar em 2033 e comissionamento em 2038.
Programa Barracuda
Em 2006 foi iniciada a construção do primeiro submarino nuclear da classe Barracuda, que irá substituir os submarinos da classe Rubis. A marinha francesa terá na nova classe uma capacidade maior para manter sua força oceânica estratégica mantendo o controle do mar, e com a capacidade de lançar mísseis de cruzeiro.
Em 5 de julho de 2019 o Suffrem, primeiro da classe, foi transferido para a doca seca, e, após os testes de cais, no dia 27 de abril de 2020, ele se fez ao mar para os testes de máquinas, onde foram realizados testes de imersão a grandes profundidades, testes de velocidade, testes do sistema de combate e lançamento do torpedo F21. Em novembro o submarino estava pronto sendo entregue à Marinha francesa. O Suffrem entrou no serviço ativo em primeiro de junho deste ano.
European Patrol Corvette
Uma corveta modular multifunção em um projeto realizado em cooperação com a Itália, Espanha, Grécia, Dinamarca e Noruega. Portugal está como observador no programa, que irá desenvolver novas tecnologias para alimentar programas futuros. Com esse programa, a França se coloca em uma posição central para os estudos de novas capacidades militares na Europa.
Na França, as futuras corvetas offshore irão substituir as atuais corvetas da classe Floreal.
Fragata de Defesa e Intervenção (FDI) *Belh@ra
Quando foi pensada, a fragata FDI tinha como objetivos principais a análise das escolhas a serem tomadas desde as fases iniciais para facilitar a exportação do equipamento. Para isso, a arquitetura modular facilita a integração dos requisitos das nações que eventualmente encomendem o navio.
O programa da fragata FDI visa a ampliar e diversificar as oportunidades de produção industrial, garantir capacidades de produção industrial nacional ao longo do tempo vinculadas à taxa de produção necessária para as forças armadas da França.
Marcos importantes:
- 2017: Contrato de produção e construção assinado;
- 2019: Cerimônia do corte da 1ª chapa;
- 2024: Entrega da fragata FDI Amiral Ronarc’h
- Entrega até 2030 de 5 fragatas FDI em coordenação com as FDI para a Grécia
GICAN – A Associação da Indústria Marítima Francesa
O Sr Philippe Missoffe, diretor executivo do GICAN (Construction Industries and Naval Activities Group), iniciou sua apresentação mostrando que mais de 250 industrias do setor marítimo francês, reunindo estaleiros, fabricantes de sistemas, de equipamentos, sub-empreiteiros, empresas de engenharia, arquitetos navais e todas as empresas envolvidas na construção naval, geram 11,5 bilhões de euros em faturamento, gerando 48.700 empregos diretos, sendo 20.700 em estaleiros e 28.000 em empresas produtores de equipamentos marítimos e de defesa.
Os fabricantes de equipamentos, subcontratados e fabricantes de sistemas do GICAN, trabalham para clientes franceses e estrangeiros, especialmente nos seguintes campos: propulsão, motores, sistemas elétricos, comunicação, navegação, bombas, rastreamento, equipamentos de convés, proteção contra incêndio, segurança, monitores, HVAC, etc.
Na área de defesa, segurança e pesquisa, os membros do GICAN projetam e produzem equipamentos, tais como: radares e sistemas eletrônicos, armamentos, drones submarinos e de superfície, equipamentos para forças especiais, etc.
O GICAN, desta forma, promove a experiência tecnológica e industrial naval francesa, apoiando o desenvolvimento sustentável e a competitividade no setor.
A SOGENA, filial de eventos do GICAN, está organizando a Euronaval 2022, que nesta edição terá 142 delegações oficiais, sendo 101 delegações estrangeiras convidadas, (13 Ministros e 29 Chefes Navais), pelo Ministério da Defesa da França.
Haverão mais de 25.000 visitantes profissionais, mais de 900 reuniões agendadas, 350 jornalistas credenciados, uma área para Start-ups e uma área cibernética naval.
Assim, a Euronaval se consolida como a principal exposição de defesa naval e de segurança marítima do mundo.