Por Guilherme Wiltgen
Foi assinado hoje (15) em Brasília, o contrato para aquisição de 27 helicópteros do modelo Airbus/Helibras H125 (Esquilo), para atender a demanda da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) por uma aeronave de Instrução de voo para formação dos novos pilotos das duas Forças.
Estiveram presentes o Comandante do Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, do Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra Almirante Emerson Gaio Roberto e o Vice-presidente da Airbus Helicopters para a América Latina, Senhor Alberto Robles.
No dia 23/05, durante um encontro da imprensa com o Brig Baptista Junior, foi anunciado que a Marinha do Brasil receberia quinze helicópteros H125 Esquilo e a Força Aérea doze.
A quantidade de helicópteros destinados à Força Aeronaval seria ligeiramente maior tendo em vista ter sido cancelado o quinto H225M Naval, por se tratar da versão mais cara e complexa dos programa.
Os doze H125 da FAB vão substituir os H-50 Esquilo e na Marinha, vão substituir o Bell 206B Jet Ranger III, designados IH-6B, no 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1), empregados na instrução de voo dos futuros Aviadores Navais.
A padronização das aeronaves de instrução pelas três Forças pode ser o primeiro passo para, em um futuro não muito distante, a criação de um centro de instrução de voo conjunto.
Nosso país tem perspectivas de um futuro brilhante na área militar, se o atual governo continuar! Mas se a ameaça comunista retornar à Brasília, não podemos esperar nada de bom. Só ‘sabotagens’ sutís e muito bem planejadas para jogar no atraso, e promover um grande sucateamento nas nossas forças de defesa. Acorda Br! Estrela vermelha em nossa bandeira jamais! Que o povo não permita! Nem as instituições sérias que ainda existem nessa nação.
(RISOS) E quando é que este país ferozmente capitalista, onde mais de 30 milhões estão em situação de extrema pobreza e comendo ossos, foi comunista?
Talvez você não lembre ou seja má fé, mas o governo do PT foi o que mais equipamentos militares comprou.
Portanto, seu comentário não tem uma só linha de verdades.
30 milhões comendo osso? Mais uma narrativa. Bom mesmo estão os argentinos, venezuelanos etc. A fome voltou até né Europa. Não é difícil encontrar reportagens a respeito.
Pensou que parando tudo iria continuar com a oferta como antes?
O governo do PT não comprou nada ou muito pouco. Vários programas estratégicos foram iniciados nos Governos do PT. Mas muito pouco foi efetivamente pago naqueles governos.
Por exemplo: Programa KC-390 – Dilma atrasou enormemente os repasses de de verbas para o desenvolvimento da aeronave, fazendo a Embraer perder um precioso Time-To-Market.
Programas como o ProSub, H-X, COBRA, SISFRON, Guarani e outros, sofreram enormes atrasos, por falta de verbas. O ProSuper foi simplesmente engavetado.
O Programa F-X2 foi, quase que por um milagre, definido no governo Dilma, cujo único mérito foi, ao contrário de Lula, não tentar interferir politicamente na escolha da FAB. Até perguntou ao Brig, Saito “se o caça americano atendia à FAB”. Coma resposta positiva de Saito, pretendia anunciar a vitória do Super Hornet durante a visita programada a Washington, para uma tentativa de melhoria das relações com EUA. Mas aí, veio o episódio da espionagem, revelada pelo Edward Snowden. E a espionagem, em si, não foi o problema, mas sim a ausência de um pedido formal de desculpas, como Obama fez com a também espionada Angela Merkel. Acabou prevalecendo a escolha da FAB.
Os primeiros valores liberados para o Program Gripen E/F, entretanto, só vieram no governo Temer: US$ 815 milhões para o Down Payment à Saab e US$ 254 milhões para o primeiro lote de armas e pods de fabricação israelense. E os primeiros valores referentes às parcelas do financiamento no valor de SEK 39,3 bilhões foram feitos no atual governo. Nem por isso eu saio por aí dizendo que foi Bolsonaro que pagou pelos caças. São programas estratégicos das Forças Armadas, instituições permanentes de Estado e não de um governo específico. Estão sendo comprados pelo povo brasileiro.
Essa História de que os governos do PT ou de fulano ou beltrano mais fizeram pelas Forças Armadas é pura balela. Narrativas.
Foi só alguém dar um alerta patriótico e imediatamente um defensor do ditador Putin se atira de peito para defender o comunismo.
No caso, defensor de Putin é o próprio presidente. Ou estou errado?
Sim! Está errado e muito! Quem já criticou e apoiou a atitude do Putin e até foi criticado pela embaixada ucraniana foi o seu nine.
🇧🇷🇧🇷🇧🇷SELVA🇧🇷🇧🇷🇧🇷
jogando pele janela a oportunidade de entrar no sec 21 com o H135
Pensei a mesma coisa!!
Usar um helicóptero como o H135 para treinamento? Desperdício de dinheiro! Para helicóptero utilitários em substituição nos esquadrões distritais aí sim.
Sr. Wiltgen, as aeronaves destinadas à MB substituirão algumas do Esquadrão HU-1 ?
Provavelmente
Wiltgen, as aeronaves foram mesmo compradas ou é aquela questão de diminuição de um helicóptero de cada força? Caso seja a diminuição, a notícia liberada pela FAB não consta isso.
Excelente aquisição, que no futuro a formação seja conjunta, algo discutido a mais de 10 anos. Otimização de recursos, meios, pessoal e instalações.