Por Luiz Padilha
Após a abertura oficial da Operação UNITAS LXIII, no auditório do Centro de Adestramento Alte Marques de Leão (CAAML), o DAN foi convidado para assistir a uma demonstração no Comando da Divisão Anfíbia, na Ilha do Governador-RJ.
Com a presença do AE Marcos Sampaio Olsen, Comandante de Operações Navais, a Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) recebeu o Mr. Carlos Del Toro, Secretário da Marinha dos EUA, e representantes de todos os países participantes da Fase Anfíbia da Unitas 63, para uma breve demonstração.
O comandante da FFE, VA Carlos Chagas, proferiu palestra sobre as atividades que a Marinha do Brasil realizou e ainda realizará no ano de 2022.
Na ocasião, conhecemos de perto o Joint Light Tactical Vehicle – JLTV (OSHKOSH), que o Corpo de Fuzileiros Navais adquiriu recentemente (12 unidades) e deverão chegar até o fim deste ano. Junto ao mesmo, haviam 2 Light Armored Vehicle – LAV-25 8X8, que irão participar desta edição da UNITAS.
Destacados no Batalhão Paissandú, estavam as aeronaves UH-15A N7202 e um helicóptero de ataque AH-1Z, a versão mais moderna do “Cobra”. Pedimos ao LTCOL Woodward, Comandante do Esquadrão de Helicópteros de Ataque Leve dos Fuzileiros Navais 267 (HMLA-267), se poderiamos fotografar a aeronave e ver o interior do cockpit. Gentilmente, nos autorizou, e seguem abaixo as fotos desta tarde na DivAnf.
No meu ponto de vista a presença dos helicópteros de ataque americanos participar esse ano é tipo uma amostra para um possível cliente “Olha vocês tiveram uma péssima experiência no pós-venda com os russos que tal dá uma olhada de perto no nosso corvete” Agora se há interesse das forças armadas brasileiras aí é outra coisa e a questão do orçamento para 2023, uma compra política vai pesar a tal função social do equipamento.
Essas operações sempre são boas oportunidades para os EUA demonstrarem seus equipamentos militares, mas a presença não tem relação com uma possível oferta.
O USS Mesa Verde já está operando com esses AH-1Z e UH-1Y do USMC desde a segunda quinzena de agosto.
O Viper, o Venom e o Sierra são helicópteros que normalmente embarcam nos LPD’s da classe San Antonio, que também podem embarcar o Super Stallion e o Osprey.
Trouxeram um Viper 🤩🤩🤩, já embrulha uns 12 e manda pro EB q vai ficar 10 e em operação conjunta a partir do Atlântico ou do Bahia então hein, show !!!
Só tops. Parabéns Wiltgen e Oi adilha.
Padilha, isso é um canhão sem recuo montado no JLTV ou um lança granadas?
E a propósito, já se sabe se os JLTV do CFN terão algum armamento orgânico?
Obrigado
TOW.
Esse JLTV parece ser muito bom veículo a que se destina. Fico imaginando a força FN com umas duas dúzia do Viper, traria uma capacidade fantástica. Os EUA faz o certo em trazer essas maquinas para os exercícios conjuntos.
No governo Temer, o Brasil pediu 18 Super Cobra dos estoques e 4 Chinnook. Até hoje nada, quem sabe o próximo presidente tenha mais sorte.
Gerson,
Nunca houve pedido do GF por helicópteros Cobra e Chinook. O que houve foi uma oferta do CH-47D, cujas células não foram aprovadas na avaliação realizada. Depois o USMC deu baixa no AH-1W Super Cobra, que foram ofertados à nações amigas.
Nosso CFN precisa de uns 12 Vìper desses, no mínimo. Reforçaria nossa capacidade de proteção ao desembarque.
Pelo amor de Deus! O CFN não precisa de helicóptero de ataque, só pq o USMC tem. Quem precisa de helicóptero de ataque, é o EB. E o EB poderia operar estes meios em navios da MB, se os tivesse, tal como fazem britânicos, franceses, australianos e outros.
Parabéns DAN[Padilha} fotos fantásticas! São dois helicópteros VIPER que participarão da UNITAS, eu os vi sobrevoando a BASC no dia 7 de Setembro inclusive efetuaram disparos de canhão e lançamento de foguetes. Do meu ponto de visada não deu para fotografar[celular]. PARABÉNS , muito bom!!!!!!!!!
O JLTV é muito parrudo. Equipado com a REMAX 4 vai ser de grande valia para o CFN
Parabéns DAN, ótimas fotos