No dia 26 de agosto, a Marinha do Brasil, por meio da Diretoria Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), celebrou a assinatura do Termo de Recebimento e Aceitação Provisório (TRAP) do Submarino “Riachuelo” (S 40), marco significa tivo alcançado pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).
A assinatura desse documento representa o êxito na conclusão de um rigoroso calendário de testes de aceitação do Submarino “Riachuelo”, no porto e no mar, e o início do período de garantia do meio naval, resultando na sua incorporação à Armada, primeiro da classe.
Além disso, esse evento materializa uma das mais importantes entregas já realizadas no âmbito da construção militar naval do País, comprovando a capacidade da indústria naval brasileira e representa, sobretudo, um passo fundamental para a obtenção do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) “Álvaro Alberto”.
Tal conquista é resultado de um longo e árduo trabalho que envolveu a transferência de tecnologia de projeto e construção de submarinos, a capacitação de profissionais brasileiros, a nacionalização de equipamentos e sistemas e a obtenção da infraestrutura industrial do Complexo Naval de Itaguaí.
A tradicional Cerimônia de Mostra de Armamento, que oficializa a transferência de um meio naval ao Setor Operativo da Marinha, será realizada no dia 1º de setembro, no Complexo Naval de Itaguaí.
Prezados Wiltgen e Padilha, gostaria de saber se a parte do contrato relativo ao estaleiro, se foi tudo concluído ou ainda falta alguma coisa a ser entregue.
Que venha logo o S-41.
Boa noite amigo Guilherme vc sabe se o submarino Tamoio vai mesmo dar baixa da MB?
Obrigado
Abraço.
Fábio,
Um dia vai, só não sabemos quando será esse dia… ainda!
Abs
Excelente! Isso significa que oficialmente o submarino foi entregue pelo estaleiro (onde a mostra de armamento é um protocolo militar). Podemos diz que o Prosub teve a primeira parte concluída com essa assinatura. Mas por que se diz aceitação provisória?
Já do ponto de vista da Naval Group essa entrega também é significativa para a empresa em relação aos seus clientes, e o quanto o Scorpene é um produto importante no mercado de defesa.
Guilherme
Boa tarde
Os da classe TUPI ficarão na MB?
Silvio,
Por enquanto sim…