A Marinha do Brasil, por intermédio de sua Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico (DGDNTM), informa que o Submarino “Riachuelo” (S40) será transferido para o Setor Operativo da Força Naval no próximo mês de setembro.
Um dos quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica (S-BR) previstos no Programa de Submarinos (PROSUB), o qual representa o primeiro da Classe “Riachuelo”, cumpriu um extenso e rigoroso calendário de Testes de Aceitação no Porto e no Mar e está pronto para iniciar a preparação para sua fase operativa, a fim de cumprir a missão de patrulhar as águas jurisdicionais brasileiras que formam a Amazônia Azul e as áreas de importância estratégica para o Brasil no Atlântico Sul.
A tradicional Cerimônia de Mostra de Armamento, marco oficial da transferência de um meio naval ao Setor Operativo da Marinha, será realizada no próximo dia 1º de setembro, no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), litoral Sul do estado do Rio de Janeiro.
A execução do PROSUB e as atividades relacionadas aos S-BR “Humaitá” (S41), “Tonelero” (S42), “Angostura” (S43) e ao Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) “Álvaro Alberto” permanecem em andamento conforme planejadas e avançam em diferentes estágios de prontificação.
Com o comissionamento desse submarino encerra um longo ciclo de produção, concluindo uma importante fase do projeto. É como se fosse o “fim do começo” – no sentido de que o Prosub estava no começo, mas que nesse caso o começo acaba com a entrega do Riachuelo.
Deveriam cancelar logo o nuclear, que não vai sair mesmo, e tentar emplacar mais uns 2 desses.
Imagino a Marinha desperdiçando bilhões em investimento com pesquisa, construção de laboratório, base de submarino dedicado ao tipo nuclear com essa ideia de que “não vai sair”. Mas você não justificou por que não vai sair, fiquei até curioso.
Não podia deixar passar essa… A tal nomenclatura nova, Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) “Álvaro Alberto”, vai fazer a MB fabricar uma sanefa maior que o submarino…kkk
Muito bom, que venha o S-41 logo.
Doze anos entre início da construção até a incorporação já é um progresso, em comparação com a Barroso, que levou 14 anos. Apesar disso, torço muito para que tenha uma vida operativa de sucesso, junto com os futuros outros 3 subs da classe.
Espetácular notícia!
Esperamos que o cronograma dos demais subs seja descumprindo, ou melhor, que as respectivas datas de comissionamento sejam antecipadas, compensando o atraso do Riachuelo…De qualquer forma o mais importante é garantir a eficácia e segurança, mesmo que custe um atrazo razoável…
Parabens ao DAN, sempre noticiando da melhor forma possivel!
Excelente notícia. Gostaria muito de estar presente nessa cerimônia que marca mais uma conquista da nossa Gloriosa Marinha.
Boa noite a todos. Sempre muito bom acompanhar os comentários de cada leitor sobre atividades da Marinha do Brasil.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre ponderações do Submarino de propulsão nuclear, Vapor e Radiação, recomendo a leitura de um artigo publicado na Revista ” O Periscópio” , periódico do CIAMA. fica no link abaixo. Boa leitura.
dhttp://portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/periscopio/article/view/1889/1885
Como já mencionado, excelente noticia para começar a semana. Quanto ao Tamoio, como já notificado e resposta pelo nosso valoroso Padilha, o reparo dos tubos de torpedo tem o custo inviável. Nesse caso qual o destino do sub, venda ou baixa?
Gostaria de mais uma vez agradecer aos Srs Padilha e Witgen, a excelente cobertura dada pelo canal à todos que verdadeiramente tem interesse pelos destinos da nossa MB.
Ótima notícia!!!!!!!!!!!!!!
Vi nos comentarios que o sub lançou torpedos é misseis na fases de testes, mas uma duvida que eu tenho é se o TPN Foi usado nesse teste ou continua em desenvolvimento. Pelo o que eu saiba não há noticia sobre o mesmo por um tempo ja então agradeço caso qualquer novidade caso os editores venham a responder esse comentário.
Foram utilizados o F21 e SM39.
Abs
Ótima notícia parabéns 👏, e sub tamoio será que voltará ao setor operativo ou será repassado há alguma nação amiga?
Boa tarde Padilha boa noticia e lembrando que de 07 de setembro
teremos a incorporação do Npa. Maracanã confere? Padilha o submarino Tamoio
ja´esta no cais do AMRJ?
obrigado
abraço.
Deus nos abençoe.
Vamos por partes.
O Npa Maracanã não será comissionado no 7 de setembro.Talvez ele navegue mas incorporado não.
Submarino Tamoio está sem os tubos de torpedo. Seu reparo é caríssimo e talvez não seja viável, logo, esqueça o Tamoio.
Bom dia Padilha e Guilherme.
Uma curiosidade. Já sabe a qual Distrito Naval o Maracanã será destinado após o comissionamento?
Obrigado pela atenção.
Abraço
Prezado leitor, vamos aguardar o navio iniciar seus testes de mar, ser comissionado e então verificaremos para onde ele irá. Eu acredito, opinião minha, que o mesmo ficará no Grupamento Naval do Sudeste, pois mesmo após comissionado, pelo fato de ser um navio diferente do Macaé e Macau, ele ainda deva ter uma atenção especial do AMRJ. Depois de um tempo ele poderá ir operar em outros distritos. Lembrando que é apenas a MINHA opinião.
Vinícius,
Eu compartilho da opinião do Padilha, nesse primeiro momento, acredito que fique no 1º DN.
Abs,
Vi notícias de que testou o lançamento de torpedos. Mas e o míssil SM-39?! Um dia teremos?!
Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear.
MB enchendo de orgulho o Ministério da Verdade de Orwell, novilingua pura!!!
Kkkk… É verdade. Quanto desespero pra deixar bem claro aos patrulheiros de plantão que o submarino não possuirá armas nucleares.
Basta procurar o porque da denominação em qualquer artigo com referência ao uso da energia nuclear para melhor se informar…
Espero que cumpram. Ja desconsideraram 4 datas em 8 meses.
Por que nao fazem dia 07?
Porque dia 7 haverá outro evento. E sim, não haverá mais alteração na data do comissionamento.
Data oficial 01/09.
Dia 07/09 será a comemoração pelos 200 anos da Independência e o S40 já deve participar da Parada Naval.
Show
Um dúvida: lançaram algum torpedo ou o SM 39 nesses testes?
Vários.
Sim, os dois!
Boa notícia!
Ótima notícia, seria interessante um cronograma de testes e comissionamento dos outros três.
BZ !