O Gabinete do Chefe de Operações Navais (OPNAV) declarou o IOC (Initial Operational Capability) do UISS (Unmanned Influence Sweep System), em 22 de julho. O programa concluiu o teste formal e entregou um sistema com material de logística e treinamento com pessoal de frota adequadamente treinado para executar o pacote de missão (MCM) (MP).
“A declaração do COI do UISS é uma conquista monumental para as contramedidas da Marinha (MCM) Pacote (MP),” disse o Capitão Godfrey “Gus” Weekes, gerente do programa Módulos de Missão LCS (PMS 420).
Capaz de ser operado a partir dos Littoral Combat Ship (LCS), ou por navios de oportunidade (VOO), o UISS fornece a caça de minas acústica e magnéticas, juntamente com o veículo semi-autônomo, movido a diesel e com casco de alumínio (MCM USV ). O MCM USV é parte integrante do pacote de missão de contra medidas de minagem e serve como plataforma de reboque para missões de caça a minas.
Notavelmente, este também é o primeiro IOC de uma plataforma de superfície não tripulada pela Marinha dos EUA, marcando um marco importante na evolução em direção a uma frota híbrida de sistemas tripulados e não tripulados. “Ao longo dos anos, o programa trabalhou incansavelmente para amadurecer e colocar o sistema UISS que manterá o ativo mais valioso da Marinha, nossos marinheiros, mais seguros, mantendo-os fora do campo minado. Com esta declaração, o programa está se aproximando do IOC em todo o sistema para o MCM MP ”, disse Weekes.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News
Já que a MB não adquiriu um caça-minas até hoje, deveria partir direto para um sistema autônomo.