LUXEMBURGO – A NSPA (NATO Support and Procurement Agency) concedeu um contrato plurianual à Airbus Defence and Space para fornecer Serviços de Apoio de Acompanhamento à Frota Multinacional MRTT (Multinational MRTT Fleet – MMF) até o final de 2032. Este contrato é um passo fundamental para manter a frota multinacional, que em breve atingirá a capacidade operacional inicial à seis nações aliadas de transporte estratégico, reabastecimento em voo e recursos de evacuação médica.
A Airbus trabalhará em estreita colaboração com a NSPA e a Unidade Multinacional MRTT, gerenciando e liderando todos os aspectos da manutenção da frota e suporte, incluindo suporte de reabastecimento em voo e treinamento de tripulação aérea e terrestre. Isso incluirá a supervisão do desempenho de todos os subcontratados, incluindo Rolls Royce e AirTanker, responsáveis pelo suporte do motor e pela execução da manutenção, respectivamente.
Em 26 de julho de 2022, ocorreu uma cerimônia para a assinatura do contrato na Base Operacional Avançada do MMF em Colônia, reunindo as principais partes interessadas no evento. Representantes da NSPA, da OCCAR (Organisation for Joint Armament Co-operation), da Unidade Multinacional MRTT, da Airbus Defence and Space, da Rolls Royce e da AirTanker, participaram da cerimônia.
Iniciada pela Agência Europeia de Defesa (EDA) em 2012 e gerenciada pela NSPA, a Frota Multinacional MRTT compreende Alemanha, Holanda, Bélgica, Noruega, Luxemburgo e República Tcheca, que têm os direitos exclusivos de operar a aeronave de propriedade da OTAN. O MMF é um excelente exemplo de cooperação eficaz entre a OTAN e a União Europeia ao fornecer capacidades críticas aos seus membros.
Até o momento, cinco das nove aeronaves encomendadas foram entregues, com duas entregas subsequentes previstas para os próximos dias.