O Governo da República Checa tomou uma decisão crucial na aquisição e modernização das Forças Armadas Checas.
O Gabinete decidiu cancelar a licitação para novos veículos de combate e autorizou a ministra da Defesa, Jana Černochová, a iniciar negociações com o governo sueco para adquirir o CV90. A ministra também foi autorizada a negociar a aquisição de caças F-35 Lightning II com o governo dos Estados Unidos. Esses equipamentos estão no inventário de vários aliados da OTAN e Estados-Membros da UE, aos quais a modernização fortalecerá a cooperação e reduzirá os custos de manutenção.
“Hoje é um dia crucial para o futuro de nossas aquisições de defesa. O Governo decidiu anular o concurso para novos IFV (Infantry Fighting Vehicle) e autorizou-me a negociar a aquisição dos veículos de combate suecos CV90 com o Governo do Reino da Suécia. Outro ponto da agenda da sessão do governo foi o futuro da capacidade aérea supersônica tcheca. Fui autorizada a formar uma equipe de negociação interministerial e iniciar negociações com o governo dos Estados Unidos para adquirir 24 unidades do caça F-35 Lightning II para equipar dois esquadrões”, disse a ministra da Defesa Jana Černochová após a sessão do Gabinete.
F-35 Lightning II
O F-35 Lightning II é uma aeronave de 5ª geração que fornecerá um amplo espectro de capacidades para aprimorar nossa postura de defesa nacional. “Nossa decisão de selecionar esta opção é baseada na análise das Forças Armadas Tchecas, que articula claramente que apenas os caças de 5ª geração mais avançados serão capazes de atender aos requisitos da missão em futuros campos de batalha”, explicou a ministra Černochová e continua dizendo que a aquisição precisa ser decidida agora porque os custos dos sistemas de armas vêm crescendo continuamente enquanto as capacidades de fabricação e os insumos se tornam escassos, o que aumenta os prazos de entrega. “Não devemos hesitar, porque os prazos de entrega levam anos”, disse a ministra e acrescentou que em 2027, quando expira o contrato de arrendamento da capacidade supersónica existente, só parece estar longe.
Os caças F-35 oferecem uma solução pelas próximas décadas. “O F-35 Lightning II representará uma aeronave altamente competitiva, mesmo em 2040, enquanto a chamada geração 4+ de caças se tornará obsoleta até então. Além disso, o F-35 não é apenas um caça, ele fornece uma capacidade aérea combinando um caça, elemento de defesa aérea, além de vigilância de ponta e centro de comando, controle e comunicação, enquanto faz parte de uma ampla rede de Internet de Coisas que incluem veículos aéreos não tripulados, sendo capaz de realizar missões que estão completamente fora das capacidades da aeronave atual”, explicou o chefe do Estado-Maior General Karel Řehka, sobre a exigência das Forças Armadas Tchecas.
A lógica por trás do aumento do número de caças é o fato de que a quantidade atual de caças supersônicos não atende mais às atuais tarefas e, dada a piora da situação de segurança, o volume de missões realizadas continuará crescendo.
Ao mesmo tempo, é uma solução econômica, porque compartilharemos o mesmo equipamento com os Estados Unidos, a Polônia e vários outros aliados da OTAN. Isso fortalecerá a cooperação, o treinamento conjunto e o compartilhamento de capacidades com o efeito geral de fortalecer nossa postura de defesa.
CV90
Relativamente ao IFV (Infantry Fighting Vehicle), o Governo decidiu anular o concurso para a aquisição deste tipo de equipamento depois de dois dos três proponentes terem recusado aceitar novos termos e condições. A análise legal ordenada pelo Ministério da Defesa mostrou que o cancelamento da licitação era a única opção.
O Governo decidiu prosseguir negociando a aquisição de viaturas CV90 com o Governo Sueco. “O CV90 é uma plataforma estabelecida e comprovada em combate. Os veículos estão no inventário de várias forças armadas de países europeus. Eles também foram selecionados pela República Eslovaca e coordenaremos nossas negociações com esse País”, disse a ministra Černochová e observou que a cooperação com a Eslováquia oferece o potencial de mais economias para a República Tcheca.
Além de ser uma plataforma comprovada em combate, o CV90 possui um alto potencial de crescimento. A aquisição desses veículos permitirá que a República Tcheca cumpra seu compromisso com a OTAN de construir uma brigada mecanizada pesada que usará equipamentos avançados de combate comprovados fornecidos pelos aliados ocidentais. A participação das indústrias de defesa tchecas na fabricação dos veículos de combate será uma alta prioridade, finalizou a ministra Černochová.
A hora que a conta da hora de vôo chegar…..
O CV 90- 120 e mesmo o IFV com canhão 30 ou 35mm é a luva pra mão do EB.
Ps: hora de avibras e embraer passarem com o carro de som anunciando Astros e KC 390 na Europa.
Pé na janta do Gripen. E esse CV90 é o que o Exército Brasileiro precisa.
O CV90 não está sendo considerado pelo Exército, a menos que seja a versão com torre com canhão de 120mm. Pelo o que entendi, a República Tcheca está adquirindo a versão IFV, com canhão de 40mm.
Alexandre, eu não disse que o exército está considerando. Apenas disse que é o que o exército precisa. Como disse o amigo aí em seguida: “é a luva para a mão”, na medida!
O conflito na Ucrânia acelerou as tomadas de decisões dos países por material bélico. Não estão mais fazendo apostas e aumentando o orçamento. Quem ganha sempre é o senhor da Guerra.
Prevejo que vão ficar com uns 4 ou 3 caças operativos quando muito, e o resto no chão por falta de money, até que eventualmente sejam canibalizados… a tchequia não tem dinheiro nem pra pagar aposentado, economia derretendo, inflação de 24% e quer manter f35… uma piada pronta
Pois é… Depois, verão o calo apertar.
República tcheca cresceu o PIB em 23% na década passada.
O Brasil perdeu PIB na década passada.
Populacao deles é bem estável, país com grande infraestrutura já pronta, bom padrão de vida.
PIB de 240 bilhões de euros e população de 11 milhões de pessoas.
Vai por mim, conseguem manter fácil esses caças caso realmente necessitem.
A Europa está formando uma nuvem de caças F35.
Holanda, Bélgica, dinamarca, Alemanha, República tcheca, Itália, Polônia, Noruega, Finlândia, Reino Unido.
Centros de montagem no Reino Unido e Itália.
O fato de você sequer saber escrever o nome do país diz muito sobre a qualidade do seu comentário…rs!