Farnborough, 19 de julho de 2022 – O Airbus A330 MRTT se tornou o primeiro reabastecedor do mundo a ser certificado para operações automáticas de reabastecimento ar-ar automático (A3R) à luz do dia após uma campanha bem-sucedida em colaboração com a Força Aérea da República da Cingapura (RSAF).
Certificado pelo Instituto Nacional Espanhol de Tecnologia Aeroespacial (INTA), essa capacidade faz parte do novo MRTT inteligente desenvolvido pela Airbus. O sistema A3R não requer equipamento adicional na aeronave do receptor e tem como objetivo reduzir a carga de trabalho do operador de reabastecimento de ar (ARO), melhorar a segurança e otimizar a taxa de transferência de reabastecimento ar-ar (AAR) em condições operacionais para permitir a superioridade aérea.
“A certificação da capacidade A3R é o resultado de uma jornada bem sucedida que começou em 2018 com o primeiro contato automatizado do mundo com um sistema de boom em uma operação conjunta com a Royal Australian Air Force (RAAF). Desde então, alcançamos mais “World Firsts” aeronáuticos, graças ao apoio de nossos clientes, especialmente com a participação principal de nosso parceiro, o RSAF, um cliente de lançamento e o primeiro operador a se beneficiar dessa capacidade de mudança de jogo. O A330 MRTT continua a aumentar sua vantagem tecnológica com capacidades superiores de reabastecimento aéreo”, disse Jean-Brice Dumont, chefe de sistemas aéreos militares da Airbus Defense and Space.
Através da colaboração entre a Airbus e o RSAF para o desenvolvimento do MRTT inteligente, um RSAF A330 MRTT participou da campanha de desenvolvimento, teste de voo e certificação da A3R. Além disso, foram desenvolvidos recursos aprimorados de manutenção, permitindo uma resolução mais rápida das tarefas do solo, fornecendo os meios para maximizar o uso eficiente de peças de reposição.
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
Entendo que este sistema é compatível com a lança rígida mas não necessáriamente com o sistema de cesta. Então não poderia, aparentemente, ser implementado nos KC390 bem como não teria utilidade, para a FAB, ser instalado no nosso MRTT. Concorda meu amigo Padilha? Abraços
Sim, apenas para o boom.