Por Guilherme Wiltgen
O A330-200, que será batizado como FAB2901, vai deixar a Irlanda já nas cores da Força Aérea Brasileira (FAB), em direção aos EUA, onde será recebida contratualmente.
Assim, se aproxima mais um marco do Projeto KC-X3, que dotará a FAB com aeronaves de transporte estratégico e reabastecimento em voo de longo alcance.
A previsão é que o KC-30 FAB2901 pouse na Base Aérea do Galeão no dia 26 de julho.
Sou bem leigo no assunto. Eu li que esses aviões tbm exerceriam a função de transporte de carga. Mas onde fica suas portas laterais pra esse tipo de função?
O A330-200 e o MRTT possuem 2 portas de carga. Uma na seção dianteira da fuselagem, do lado direito da aeronave, logo atrás do trem de pouso dianteiro, abaixo das janelas. Outra, na seção traseira da fuselagem, também do lado direito e também abaixo das janelas de passageiros. Procure imagens do A300-200 e você vai perceber estas portas facilmente.
Tem uma imagem aqui, de um A330 da RAAF.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a9/A39-002_Airbus_KC-30A_%28A330-203MRTT%29_RAAF_%2811536898896%29.jpg
Notem a camuflagem cinza “proforma” gloss que naturalmente é menos eficaz mas que é muito mais fácil de manter limpo do que se ela fosse uma tem nta com acabamento fosco “matte”… 🤔 O povo lá em Seattle deve estar chateado por que o número de clientes do A330MRTT não para de crescer … 😂
Opa Felipe, boa tarde… De fato. Mas, será que ao ser feita a pintura pós-conversão, será mantida a padrão MRTT (fosco), ou essa “proforma” gloss.. De qqer forma vai ficar lindo qnd forem adicionados à pintura os motivos padrão FAB e do esquadrão corsário.. Ansioso pras fotos oficias pra salvar como papel de parede! rssss.. Deixa o povo de Seattle se rasgar de raiva.. kkkkkk