A Rafael Advanced Defense Systems Ltd. apresentou o Ice Breaker, o sistema de mísseis guiados autônomos de longo alcance de 5ª geração, permitindo um desempenho de ataque significativo contra uma variedade de alvos, tanto em terra quanto no mar.
O Ice Breaker é um multiplicador de força projetado para superar os desafios da arena de guerra moderna, através do legado de soluções guiadas com precisão de ponta da RAFAEL. O Ice Breaker é resistente a contramedidas eletrônicas e está totalmente operacional em arenas sem GNSS.
O Ice Breaker fornece recursos de ataques cirúrgicos e precisos em distâncias de até 300 km. Possui um buscador IIR (Imaging Infra-Red) avançado, ideal para engajamento de alvos terrestres e marítimos, estáticos ou móveis, em arenas Anti Access/Area Denial (A2/AD).
Esta revelação ocorre um ano desde a introdução do Sea Breaker, que serve como a versão naval e terrestre do abrangente Ice Breaker. O Ice Breaker oferece todo o escopo de comunalidade, incorporando não apenas o aplicativo de plataforma terrestre e naval, mas agora em todos os domínios com recursos aprimorados.
O Ice Breaker é compatível com várias plataformas aéreas, incluindo caças, aeronaves leves e helicópteros. Ele está totalmente operacional em todas as condições climáticas.
O datalink do míssil suporta a tomada de decisões em tempo real e atualizações táticas, com recursos para abortar em voo e Avaliação de Danos de Batalha (BDA).
Empregando a exclusiva tecnologia de inteligência artificial comprovada em combate da RAFAEL, o Ice Breaker realiza o reconhecimento de cena, baseada em aprendizado profundo e big data, permitindo a aquisição automática de alvos (Automatic Target Acquisition – ATA) e o reconhecimento automático de alvos (Automatic Target Recognition – ATR).
Voando em velocidade subsônica, o Ice Breaker possui uma capacidade de ataque de esfera completa sincronizada e multidirecional, com base em planos de ataque predefinidos, de acordo com waypoints, azimute, ângulo de impacto e seleção de ponto de mira, garantindo uma alta probabilidade de sucesso da missão. Possui uma ogiva de penetração, explosão e fragmentação de 250 lb
O Ice Breaker é uma solução operacional multimissão, pois o mesmo míssil pode ser operado a partir de lançadores aéreos, marítimos e terrestres.
Colocaram um super tucano genérico ali no vídeo… interessante
Achei interessante também o que pode se um indicativo que independente da plataforma o Ice Breaker pode ser transportado e lançado.
A indicação do A-29 Super Tucano que é uma plataforma barata se comparada as demais e que é voltada para ataque leve mostra também que o armamento é adequado para a operação nesta então de peso dentro das especificações, a torcida agora fica para ver duas questões a primeira é quanto ao custo unitário e a outra é se algum atual usuário vai comprar e implementar.