A Saab assinou hoje um contrato e recebeu um pedido da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para a aeronave GlobalEye Airborne Early Warning and Control (AEW&C).
O pedido inclui duas aeronaves GlobalEye com entregas programadas para 2027. O valor do pedido é de aproximadamente SEK 7,3 bilhões e o período do contrato é de 2022 a 2027. O contrato também inclui opções que permitem à FMV encomendar até mais dois GlobalEye adicionais.
O GlobalEye da Saab apresenta o radar Erieye Extended Range, que tem um alcance de mais de 550 quilômetros, bem como um conjunto de sensores avançados e um sistema de comando e controle integrado à aeronave Global 6000.
“O GlobalEye fornecerá à Suécia capacidade de alerta e controle aéreo de classe mundial. A missão mais importante da Saab é manter as pessoas e as sociedades seguras, e estou orgulhoso de que o GlobalEye fortalecerá ainda mais a capacidade das Forças Armadas Suecas”, disse o presidente e CEO da Saab, Micael Johansson.
O GlobalEye fornece uma forte capacidade de alerta antecipado e controle sobre ar, mar e terra, e pode fornecer informações em tempo real para unidades da Força Aérea, Exército e Marinha.
Isso permite uma melhor consciência situacional das áreas circundantes e a detecção antecipada de ameaças. Além da capacidade militar, o GlobalEye também pode ser usado para missões de apoio à sociedade civil, por exemplo, liderando e coordenando resgates durante desastres naturais ou acidentes maiores no mar ou em terra.
A Saab realizará o trabalho nas suas unidades localizadas em Gotemburgo, Linköping, Järfälla, Arboga e Luleå, na Suécia, Tampere na Finlândia e Centurion na África do Sul.
FONTE: Saab
Pois é, o Brasil aumentou o número de aeronaves do 1º lote, fala já em adquirir um 2º lote de uma aeronave que a Suécia não conseguiu vender pra ninguém, e que já utiliza está trocando por outras. Somos o maior cliente, mas nada disso é considerado ou se faz considerar. Nosso governo deveria lançar esses argumentos na mesa de negociações antes de fechar o 2º lote.
Lembrei que o GlobalEye usa um bombardier como plataforma também, e somado ao fato de nem considerarem os C-390 para equipar sua força aérea, creio que os suecos realmente não tem interesse em nos ajudar em acordos mútuos de compra
Está definida a aeronave que será utilizada?
Sim