O Governo do Chipre assinou um contrato com a Airbus Helicopters para a compra de seis H145M, com opção para mais seis aeronaves. Os helicópteros de cinco pás serão operados pela Guarda Nacional Cipriota.
“A implementação deste acordo fornecerá à Guarda Nacional uma solução de helicóptero econômica e de alto desempenho, que satisfaça os requisitos operacionais estabelecidos pelo Estado-Maior, e aborda muitos dos desafios futuros das frotas de helicópteros de ataque leve. Capaz de operar em ambientes muito exigentes, o H145M aprimorará as capacidades diurnas e noturnas da Guarda Nacional para fornecer resposta rápida, poder de fogo e precisão, fornecer suporte de combate eficaz e adquirir informações críticas”, disse Andreas P. Louka, Secretário Permanente do Ministério da Defesa da República de Chipre.
“A solução de helicóptero concebida pela Guarda Nacional/Comando da Força Aérea não teria se materializado sem o forte compromisso da Airbus com o foco e a satisfação do cliente. Por esse motivo, agradeço à Airbus Helicopters por sua excelente cooperação e compromisso com este projeto, e estou profundamente satisfeito porque este contrato marca o início de um relacionamento de longo prazo com a Airbus, uma empresa com reputação em segurança, confiabilidade e mais altos padrões de produção”, concluiu.
“Gostaríamos de agradecer ao governo de Chipre pela confiança que estão depositando no H145M, que está se tornando o helicóptero de ataque leve multimissão de referência no mercado”, disse Olivier Michalon, vice-presidente executivo de negócios globais da Airbus Helicopters. “Operadores podem usá-lo para transporte aéreo tático, desdobramento de forças de resposta a crises, apoio de fogo, reconhecimento armado, bem como a evacuação de feridos ou a libertação de reféns. Existem agora cinco clientes diferentes para o H145M na Europa, aumentando a interoperabilidade de forças no continente”, acrescentou. “Vemos um forte interesse pelo H145M em todo o mundo e temos várias campanhas em andamento, o que é muito promissor para esta aeronave”.
O H145M é um helicóptero militar utilitário leve multimissão. Derivado do H145 civil, a versão mais recente do H145M apresenta um novo e inovador rotor principal de cinco pás, que aumenta a carga útil do helicóptero em 150 kg. O design do novo rotor principal, sem rolamentos, também simplifica as operações de manutenção.
Equipado com o sistema de armas Airbus HForce, o H145M pode ser operado como um helicóptero de ataque leve. A gama de armas inclui foguetes e mísseis que estão sendo integrados. Combinado com recursos de equipe tripulada e não tripulada e integração em combate em rede, o torna o helicóptero de melhor desempenho em sua classe.
O H145 foi desenvolvido como modelo civil para operações diurnas e noturnas e nas condições mais adversas. É usado por forças armadas, polícias e equipes de resgate em todo o mundo. Ele é alimentado por duas potentes turbinas Safran Helicopter Engines Arriel 2E, controladas pelo sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Control) . Além disso, o helicóptero está equipado com o conjunto de aviônicos digitais Helionix e, portanto, oferece não apenas gerenciamento inovador de dados de voo, mas também um poderoso piloto automático de 4 eixos, o que reduz consideravelmente a carga de trabalho dos pilotos em suas missões. Suas emissões de ruído particularmente baixas fazem do H145 o helicóptero mais silencioso de sua classe.
O H145M já está em serviço na Hungria (20), Alemanha (15), Sérvia (9), Tailândia (5) e Luxemburgo (2). O Exército dos EUA opera uma frota de mais de 460 helicópteros construídos localmente da família H145 sob o nome UH-72 Lakota.
Se não for integrado algum míssil da classe do Spike, p.ex., nos HA-1A Esquilo / Fennec, seria bem interessante a aquisição de um lote de H145M para complementar e/ou substituí -los em algum BAVEX.
Seria uma boa opção na substituição dos Esquilos na função de reconhecimento armado do EB? Considero o Esquilo totalmente inadequado para está função em teatro de guerra moderno, sem suíte eletrônica de autoproteção e apenas lançamento de munição sem guiamento.
Guilherme, bom dia.
Alguma chance do 145M ser adquirido pelo EB ?
Acho pouco provável nos próximos anos, apesar de considerar uma boa opção para RecAtaq.
Abs,