Por Fatima Bahtić
Operações do Exercício Naval no Báltico – Baltops 22, conta com a participação de quatorze aliados da OTAN, duas nações parceiras da OTAN e mais de 45 navios que chegaram a Estocolmo em 5 de junho.
Este exercício naval anual focado na região marítima do Báltico, ocorre de 5 a 17 de junho e oferece uma oportunidade única de treinamento para fortalecer a capacidade de resposta combinada crítica para preservar a liberdade de navegação e segurança no mar Báltico. Este ano marca a 51ª vez que o exercício, que começou em 1972, é realizado.
As nações participantes incluem Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Letônia, Lituânia, Holanda, Noruega, Polônia, Suécia, Turquia, Reino Unido e EUA.
Esses países exercerão uma infinidade de capacidades que demonstram a flexibilidade das forças marítimas. Os cenários de exercícios incluem operações anfíbias, artilharia, anti-submarina, defesa aérea, operações de liberação de minas, descarte explosivo de munições, veículos subaquáticos não tripulados e resposta médica.
O exercício deste ano também está marcado com a participação de dois países, Finlândia e Suécia. Exclusivo para o BALTOPS 22 é a celebração da Suécia do 500º aniversário de sua Marinha, coincidindo com o exercício.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval Today