No período de 22 a 25/05/22, foi realizada na Romênia, uma demonstração das capacidades do helicóptero H145M equipado com o Sistema de Armas HForce da Airbus, realizando demonstrações de tiro real com míssel Spike da Rafael.
Na ocasião, foi possível verificar o emprego de armamentos e aeronaves de última geração, que podem vir a equipar a Aviação do Exército em breve.
O evento, contou com a partição de diversas nações, como o Brasil, a Alemanha, o Japão, a França, a Finlândia, o Peru e entre outras.
O Exército Brasileiro participou da atividade com militares do Estado Maior do Exército (EME), Comando de Operações Terrestres (COTER), Comando Logístico (COLOG) e Comando de Aviação do Exército (CAvEx).
FONTE E FOTOS: EB
145 é só bonito, mais nada… No DF com 4k ft ele não decola full pax. Nivel do mar e com 50% de comb ele até vai … Fora disso é uma draga de comer dinheiro em manutenção. Fiquem no esquilo que foi o unico acerto da airbus helicop….
Qual a fundamentação técnica você tem pra escrever tanta asneira?
Você realmente conhece essa aeronave? Pelo visto, óbvio que não!
Existe um projeto do EB para armar alguns Esquilo e Pantera com misseis anticarro. O Hforce e o Spike são fortes candidatos. O EB não vai compra o H145!
Já temos a Kombi da Airbus, agora querem empurrar um Polo travestido de Mustang.
Chega de gambiarra.
O EB adquiriu 100 mísseis Spike caso não lembrem… Adquirir uma plataforma lançadora como o H145M seria lógico e útil…
Sem improvisos! O EB precisa de um helicóptero de ataque genuíno como o AH-1W/Z
Por coincidência o mesmo míssil que é usado nas viaturas Oshkosh JLTV da Estônia…
O CFN irá adquirir os JLTV mas acredito que não terá capacidade de lançar misseis Spikes.
Seria bom…
Acho que o Spike nos esquilos poderia ser uma boa opção.
Acho belíssimo o BK117-D3… ops, H145M. Seria uma opção bem interessante ao EB, será que dá pra esperar alguma coisa desse “que podem vir a equipar a Aviação do Exército em breve”?
O que são aquelas caixas nos esquis do camuflado? Suportes para lançadores de contramedidas?
por favor venha H145M , esse e o vetor mais cotado pela FAB e pela marinha para substituir o Fennec e criar uma escola unica de aviação rotativa, por favor EB entre no grupo e assim conseguiremos novamente padronizar mais um meio entre as forças e assim contato com mais peças e engenheiros qualificado, barateando de mais os custos da frota total.
Economia de escala, quanto maior a compra mais barato sera para manter e obter
A FAB e a MB acabaram de fazer um acordo para receberem Esquilos em vez de Caracal, então pode descartar a aquisição do H145M para treinamento .
Até porque o H145 não é para treinamento. Ele é uma senhora aeronave e seu nível de tecnologia está bem acima de uma aeronave de treinamento.
Spike no EB é previsível. Já H145M nem tanto. Embora seja um candidato a substituir os Fennec natural e fortíssimo.
Com duas turbinas e potência de sobra ele poderia ser inclusive operado com segurança na área do CMA e CMN.
Algo que os Esquilo/Fennec nunca foram capazes de fazer.
E claro, é um produto via Helibras/AirbusHelicopters
Concordo. O que ocorre é que o EB acabou de modernizar os Esquilos, então não vejo chance de algo novo no horizonte próximo.
Caro Wiltgen, existe uma chance desse H225M cancelado pelo EB vir a ser trocado por alguns Esquilos com o HForce?
Daniel,
Que eu saiba, nenhuma chance!
Abs
Ue? O EB cancelou uma parte dos H225? que eu tinha lido originalmente seriam 50 aparelhos para cada ramo das forças armadas.
O Programa H-XBR prevê 50 helicópteros H225M para as três Forças e não 50 para cada uma!
Graças a Deus que vc entendeu errado 150 H225 KK.
Eram 16 operacionais Para Cada Força + 2 Heli para o poder Executivo, com a redução a conta fica em 47 células.
Conforme já publicado aqui no DAN, O Exercito reduziu 1 aeronave e convertera o valor da mesma em extensão de apoio logístico da frota
A Marinha e a FAB reduziram 1 aeronave cada e converterão o valor em um helicóptero para treinamento, parece que um total de 27 helicópteros, montando uma escola única, padronizado os meios.
50 H225M para cada uma das Forças? Deus nos livre!!! A negociação é diminuir 1 unidade de cada umas das Forças, transformando eles em 12 Esquilos para a FAB, 15 Esquilos para a MB e aumento do contrato de manutenção dos H225M do EB.