A munição programável Carl-Gustaf® da Saab, designada HE 448, foi disparada pela primeira vez na frente de uma platéia em um evento de tiro ao vivo em Karlskoga, Suécia.
Os disparos ocorreram de 3 a 4 de maio de 2022 em frente a uma audiência com representantes de 30 nações diferentes e incluíram disparos de ombro demonstrando as capacidades da nova rodada programável de alto explosivo (HE). Um novo Dispositivo de Controle de Fogo (FCD), designado FCD 558, também foi demonstrado no evento. A nova rodada programável HE 448 tem a capacidade de se comunicar com o novo Fire Control Device 558 através de um novo protocolo conhecido como Firebolt®.
A munição HE 448 fornece ao FCD 558 as informações exatas sobre a temperatura do propelente e combina isso com a distância alvo inserida pelo operador para determinar a melhor trajetória. Isso significa que os operadores da Carl-Gustaf poderão configurar rapidamente uma rodada e, assim, aumentar sua eficácia operacional.
“Esses disparos indicam o aumento das capacidades no campo de batalha do HE 448 e que, juntamente com o Fire Control Device 558, está pronto para ser entregue aos nossos clientes. O HE 448 oferece maior alcance e eficácia em relação ao alvo e foi desenvolvido com base em nosso relacionamento próximo com o cliente e nossa compreensão de seus requisitos. O FCD 558 também oferece aos usuários uma nova opção para equipar o Carl-Gustaf com uma solução de mira mais eficiente do que a configuração básica”, diz Michael Höglund, chefe da unidade de negócios Ground Combat da Saab.
Em dezembro de 2021, a Saab foi contratada para entregar a nova munição HE 448 e o Fire Control Device 558 para as Forças Armadas Suecas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN