A Diretoria de Fabricação realizou testes de engenharia do software Sistema Gerenciador de Plataforma (SGP).
O referido software, em desenvolvimento na Diretoria de Fabricação, entrega ao comandante da viatura maior consciência situacional e informações oportunas sobre toda a plataforma.
Tal sistema é uma das entregas do projeto PROTEUS, que tem por finalidade definir protocolos e regras de comunicação entre os diversos sistemas eletrônicos que compõe uma viatura militar, à luz dos padrões Generic Vehicle Architecture (GVA) e NATO Generic Vehicle Architecture (NGVA), fazendo com que estes trabalhem de forma integrada, proporcionando novas capacidades.
A atividade, realizada nas dependências do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), verificou, ainda, o funcionamento do SGP em conjunto com o Gerenciador de Campo de Batalha (GCB), software de comando e controle desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) em utilização pela Força Terrestre.
FONTE: EB
Até que em fim uma viatura leve que realmente dá uma proteção para a tripulação…Mandar soldados nos marruas pelados, sem a mínima proteção, deixando a tripulação exposta a qualquer arma de baixo calibre é no mínimo coisa de país pequeno…Que o EB pense grande..do tamanho do Bradil..
Só fiquei em dúvida se o software só gerencia integração de informações ou dentro do conceito GVA inclui assistência aos sistemas eletrônicos de guiagem do veículo assistindo sua direção.
Pois o VBMT-LSR possui equipamentos elevados que diminuem a sua estabilidade em regimes de condução mais rápidos. Mas não creio que seja o caso…
Seria surpreendente…