Por Alex Wilson
A Marinha concedeu um contrato de US$ 72,5 milhões à Boeing para entregar um protótipo de um submarino não tripulado muito grande para fins de teste, à frente de cinco do mesmo modelo já em produção.
A Boeing está sob contrato para construir os veículos submarinos não tripulados Orca Extra Large, ou XLUUVs, desde que ganhou o contrato da Lockheed Martin em fevereiro de 2019.
O Orca pode transportar uma variedade de cargas úteis, mas pode primeiro “implantar secretamente” a mina Hammerhead, uma arma amarrada ao fundo do mar e armada com um torpedo antissubmarino, de acordo com um relatório de 31 de março do Serviço de Pesquisa do Congresso.
A modificação do contrato de 25 de março permite um “sistema de ativos de teste” para a Marinha avaliar a plataforma Orca antes de receber os submarinos completos, disse o porta-voz do Comando de Sistemas Navais Jamie Koehler ao Stars and Stripes em um e-mail na sexta-feira.
“A Marinha e a Boeing planejam usar este sistema de ativos de teste para uma plataforma de teste/correção, enquanto os cinco veículos continuam a produção, o que reduzirá o cronograma e o risco de custo”, disse Koehler. “Esta abordagem fornece um importante período de aprendizado para os XLUUVs e ajudará a garantir o sucesso da estratégia geral de aquisição de XLUUV.”
A Marinha espera começar a testar o protótipo na água este mês, disse Koehler.
Desde a concessão do contrato original de US$ 43 milhões à Boeing em fevereiro de 2019, o contrato de desenvolvimento da Orca cresceu para US$ 357 milhões, de acordo com usaspending.gov. A modificação mais recente eleva o total para US$ 432,5 milhões.
A Marinha continua a “trabalhar de perto” com a Boeing para entregar os Orcas, disse Koehler, mas uma data prevista de entrega não foi especificada. A data de término do atual contrato é 29 de dezembro.
O design do Orca é baseado no Echo Voyager, outro veículo submarino extragrande desenvolvido pela Boeing, de acordo com o relatório do Serviço de Pesquisa do Congresso.
O Echo Voyager é um submarino não tripulado de 51 pés com velocidade máxima de 8 nós, profundidade máxima de 11.000 pés e alcance de 6.500 milhas náuticas. A embarcação também possui uma seção modular de carga útil de 34 pés.
Os veículos extragrandes são apenas um dos três tipos de embarcações não tripuladas que a Marinha dos EUA planeja desenvolver ou adquirir. Os outros dois, veículos de superfície não tripulados grandes e médios, também podem ser equipados com armas, sensores ou outras cargas úteis e realizar operações que seriam muito longas ou perigosas para missões tripuladas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Star and Stripes