Por Anthony Capaccio
Os EUA e aliados que compram o caça F-35 da Lockheed Martin, podem enfrentar milhões em custos adicionais se surgirem sérios problemas durante os testes de simulação de combate do caça, de acordo com a agência de vigilância do Congresso.
O relatório anual do Government Accountability Office (GAO), é uma verificação da realidade sobre prováveis acréscimos ao custo estimado de US$ 398 bilhões para aquisição dos aviões. Os F-35 receberam atenção renovada com sua implantação na Europa Oriental, após o anúncio da Alemanha de planos de comprar os aviões e o novo interesse da OTAN em sua “capacidade dupla” de transportar uma bomba nuclear após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
A Lockheed entregou mais de 750 caças de um total de 3.300 jatos para os EUA e parceiros. Eles estão em operação em nove países, incluindo Coréia do Sul, Reino Unido e Israel, e as entregas continuam mesmo quando a rodada final de testes simulados contra as defesas aéreas mais avançadas e aeronaves de adversários permanecem no limbo. Mais recentemente, estava programado para dezembro de 2020, com três anos de atraso.
Enquanto os EUA “estão comprando aeronaves com essas taxas altas, aquelas que já estão na frota não estão tendo o desempenho esperado”, disse o GAO.
A conclusão do teste de combate é legalmente exigida antes da produção total, o ponto em que um programa deve ter demonstrado um nível aceitável de desempenho e confiabilidade e está pronto para taxas de fabricação mais altas.
“Se a decisão de produção de taxa total ocorrer em 2023, estimamos que o programa terá entregue 1.115 aeronaves antes de terminar os testes operacionais”, ou cerca de um terço do total projetado para ser comprado pelos EUA e nações parceiras e militares estrangeiros, o que “aumenta o risco”, disse a agência de vigilância.
“Isso significa que mais aeronaves precisarão ser consertadas posteriormente se mais problemas de desempenho forem identificados, o que custará mais do que se esses problemas fossem resolvidos antes da produção dessas aeronaves”, segundo o relatório.
Atualização de software
Separadamente, o custo do programa do Departamento de Defesa para atualizar regularmente o software para lidar com novas armas aumentou em US$ 741 milhões desde 2020 para cerca de US$ 15 bilhões e se estenderá até 2029, ou três anos depois do planejado. Esse esforço “continua a apresentar crescimento de custos e atrasos no cronograma”, disse o GAO em sua avaliação da atualização, chamada de Block 4.
O Pentágono também continua a lidar com cinco deficiências não divulgadas anteriormente no sistema de bordo da aeronave para evitar incêndios no tanque de combustível, bem como nos motores, rudder e sistema de combate eletrônico, disse o GAO.
A falha no sistema da aeronave para evitar incêndios no tanque de combustível das asas “aumenta o risco de explosão no caso de um raio”. O escritório do programa “está atualmente identificando a causa raiz” e “uma maneira de corrigi-la”, disse o GAO.
O custo total projetado do F-35 por enquanto é de US$ 1,7 trilhão, que inclui US$ 1,3 trilhão em operações e manutenção estimadas ao longo de 66 anos. “Não conseguimos determinar até que ponto os custos do programa F-35 mudaram” porque o “escritório do programa F-35 não forneceu uma atualização sobre o custo total do programa mais recentemente do que em dezembro de 2019”, disse o GAO.
O relatório não inclui respostas do Departamento de Defesa. O escritório do programa em anos anteriores emitiu comentários após o lançamento do relatório.
Laura Siebert, porta-voz da Lockheed com sede em Bethesda, Maryland, disse em um comunicado que “não recebemos o último relatório do GAO, mas reconhecemos que esses relatórios são um instantâneo no tempo. Trabalhando em estreita colaboração com nossos clientes e o Joint Program Office, estamos atendendo às recomendações anteriores do GAO.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Bloomberg
Mais uma vez a pergunta: Alguma surpresa? Resposta: Nenhuma. “Parabéns” aos que engoliram essa jaca e olha que a lista é extensa…..😎😎😎😎😎
Deve ser um bom caça, faz sucesso, mas é tanto problema que surge de tempos em tempos que não parece ser vantajoso adquirir agora. Em 5 anos, no chute mesmo, pode ser que valha à pena. Até lá todos os grandes problemas de projeto terão sido resolvidos ou então ele irá se consolidar como um Marea de asas.
Gripen E, Rafale e Typhoon são as melhores opções do mercado hoje pra quem não quer se arri$car num projeto de quinta geração ainda em desenvolvimento.
No fim a escolha por ele vai sair cara por muitos motivos. Muita gente vai lembrar do gripen e se arrepender.
É incrível como a conta do programa F-35 só aumenta, nem sei quantas notícias sobre novos custos já foram publicadas e nem imagino as que possam vir.
É um programa problemático e que vai pesar em muitos orçamentos e o futuro pode se tornar um peso e tanto para nações que não dispõem de verbas digamos mais amplas, ser um crítico ao F-35 é complicado porque existe uma legião de apaixonados pelo modelo mas quando os fatos falam por si só não tem para onde fugir.
O preço a ser pago em muitos casos poderia ser evitado, mas só o futuro vai dizer.
O futuro do programa Gripen nas vendas internacionais de certa maneira, por mais desagradável que isto possa parecer, em grande medida no futuro PODE depender de que estas discrepâncias finais dos testes de aceitação em combate do F-35 apareçam e penalizem fortemente com retrofits pesados TODAS as nações aliadas que se curvaram ao trator geopolítico americano e adquiriram o caça F-35 preferindo-o sobre o Gripen E/F.
Isto apesar de todas as conhecidas discrepâncias já conhecidas do F-35 e ignorando um MAIS QUE CERTO custo de retrofit que não haverá como se escapar, tanto do lado do custo financeiro como também a interrupção temporal extensa da atividade operacional já iniciada…