Por Guilherme Wiltgen
A Força Aérea Brasileira (FAB) alcançou hoje (06/04) mais um importante marco no processo para conquistar da sua Aviação de Transporte Estratégico e Reabastecimento em Voo de longo alcance.
Foi publicado hoje no no Diário Oficial da União que a empresa Azul SA foi declarada vencedora da licitação Nº 220004/CABW/2022 para fornecer duas aeronaves Airbus A330-200, compatíveis para conversão em MRTT, para a FAB.
Esse foi mais um passo para alcançar o objetivo da FAB de possuir um MRTT (Multi-Role Tanker Transport), que se dará por meio da conversão dos dois A-330.
Pelo que eu entendo de licitações a Azul atendeu as qualificações formais da licitação e foi declarada vencedora.
Tenho muitas dúvidas se nesta fase da competição foi apresentada qualquer documentação de qualquer aeronave específica.
AGORA é que a Azul deverá apresentar as aeronaves físicas para a FAB para serem examinadas e verificadas se estão de acordo com o prescrito no Edital para que seja concedido o aceite do objeto da licitação.
O fato da Azul ter apenas uma aeronave na sua frota produzida após a data de 1/1/2012 é IRRELEVANTE:
1) numa anterior licitação da FAB para ALUGEL de uma aeronave de reabastecimento Aibus a empresa vencedora foi uma empresa de táxi aéreo que não possuía NENHUMA aeronave do tipo e entregou uma aeronave que ela disponibilizou para serviço (se adquiriu ou alugou para repassar a FAB nunca foi divulgado).
2) SE a Azul usar a aeronave citada da sua frota ela terá de ADQUIRÍ-LA pois ela é uma aeronave de leasing, se ela for cedida à FAB a Azul PROVAVELMENTE adquirirá desta mesma companhia de Leasing uma OUTRA aeronave do mesmo lote do Airbus 330-200 que alugou para a Azul para cumprir o OBJETO da licitação.
3) Nada impede que a AZUL faça como foi feito na licitação anterior e compre de outra fonte duas outras aeronaves que atendam os requisitos da licitação e não use a aeronave da sua frota.
ACHO que a hipótese mais provável e econômica é que a Empresa de Leasing que atendeu a Azul foi contatada por ela se dispunha uma aeronave irmã a operada pela Azul, como ela deveria ter (estas empresas compram lotes grandes de aeronaves para repassar para muitas companhias) ou a Azul adquiriu previamente as duas aeronaves ou acertou uma parceria com a parceira de Leasing para repassar e dividir essa venda das aeronaves para o governo brasileiro.
Pergunto, a Azul apresentará as aeronaves no Brasil para a FAB fazer a vistoria física e o aceite formal das aeronaves, onde e quando?
Tripulações da Azul entregarão as aeronaves em Getafe para conversão ou serão tripulações da FAB???
Há alguma previsão ou possibilidade da FAB montar uma comissão temporária de recebimento no Exterior em Getafe, Espanha para fazer a vistoria e o recebimento das aeronaves no Exterior?
Talvez a melhor, mais eficaz e mais barata opção se puder ser legalmente feita….
Tripulações da Azul entregarem as aeronaves em Getafe para serem vistoriadas, receber o aceite da licitação e a conversão seja iniciada de imediato…
Boas perguntas. São minhas dúvidas também. Fica a sugestão ao site para desenvolver um texto informativo com as respostas, caso consiga obtê-las.
O conflito Rússia/ Ucrânia é problema para o Brasil também. O país depende em 85% das importações de fertilizantes, chega a ser vergonhoso este nível de dependência.
É problema nosso também, infelizmente.
Quero te RELEMBRAR que graças as privatizações do Posto Ipiranga neste mandato é que foram privatizadas companhias que visavam criar uma base industrial petroquímica para diminuir a dependência do Brasil no setor de fertilizantes num processo progressivo.
Empresas estas que foram privatizadas e FECHADAS pelo vencedor estrangeiro sem qualquer reação do licitante estatal.
No primeiro mundo é caso de desfazimento da licitação e reestatização da empresa.
No Brasil atual isso não vem ao caso… É DIREITO do novo “DONO” e se fere o Brasil…
Portanto a situação atual é GRAVÍSSIMA, mas foi ativamente agravada por ações ideológicas do governo atual…
Vai na conta do desgoverno da arminha…
Que bom, mas se estivessem prontos a tempo de resgatar as pessoas da crise ucraniana seria um bom começo para a carreira deles.
Boa tarde Senhores camaradas do DAN!
Parabéns pelo furo de notícia!
Nota:
Noticia em boa hora, pois já está cansando, noticias de um conflito que não é problema nosso.
CM
Parabéns a FAB e ao Brasil.
No embalo deveriam vender o A319 e comprar mais um 330.
Concordo um pais de dimensão continental onde o chefe de estado tem que fazer 3 escalas pra ir numa simples reunião da ONU , ja aproveitava e criava uma pintura nova, aquela avião da azul nas cores da Bandeira é prefeito. Uma restruturação de transporte geral
A319ACJ é de transporte presidencial, então naturalmente seria substituído por uma aeronave VIP para a mesma função. Não é uma hora boa pra comprar avião presidencial… Melhor deixar o A319 quietinho lá.
FAB está sendo bem pragmática em seu plano de reequipamento e devagar vai caminhando para se tornar uma força letal e equilibrada….
Quanta diferença para a MB, que embarcou na megalomania do “Brasil PhuTênfi@” e hoje definha….
Excelente notícia!
Relaxa que nosso ex tá voltando <3
pra cadeia. lugar que não devia ter saído
“EX” de estimação . Nem de brincadeira
Ler essa notícia logo pela manhã nos deixa animados.
Parabéns á FAB.
Vamos que Vamos.
E tudo vai tomando forma:
Airbus A330-200 (MRTT).
KC-390
R-99
F-39
A-29
Tá ficando bom o cenário.
Muito Bom!!
2022 com muitas noticias boas das Forças Aramadas, mantendo os investimentos para ser operacional e eficiente!
Bom dia.. Excelente notícia!
Li em algum lugar que a Azul tinha feito a proposta mas que só teria um avião disponível. Que bom que deu tudo certo.
Temos mais detalhes sobre os aviões? Data de fabricação por ex.?
Mestre André Q. na nota ao final da reportagem está que as aeronaves foram fabricadas após 2014, mas como não informam as matrículas não dá pra ter mais informações.
Que bom que o programa da Sra avançando rapidamente, seria bom se outros projetos fossem tão rápidos assim.
Verdade, a noticia é muito importante. É/era uma deficiencia bem grande na FAB. Era necessario um avião de maior porte não só para reabastecimento em voo em longas distancias mas tambem transporte de grande quantidade de pessoas ou carga.
Sim, sabemos que é de fabricação pós 2014 por regra do edital. Mas quanto mais nova melhor, certo? rs
Abraço
Pelo que entendi, só um dos A330-200 da Azul (PR-AIS, que é de 2014) atende às exigências. Todos os outros são anteriores a 2004.
PR-AIS Airbus A330-243 1492 14/04/2014
PR-AIT Airbus A330-243 529 27/03/2003
PR-AIU Airbus A330-243 494 22/07/2002
PR-AIV Airbus A330-243 532 10/04/2003
PR-AIW Airbus A330-243 462 19/02/2002
PR-AIX Airbus A330-243 372 20/11/2000
PR-AIY Airbus A330-243 365 25/10/2000
PR-AIZ Airbus A330-243 527 04/04/2003
(fonte: site AeroMuseu)
Também considerei isso estranho. Cheguei a pensar que a FAB tinha “relaxado” esse requisito. Mas a publicação do documento da FAB com o resultado diz que a empresa atendeu a todos os requisitos. Então, provavelmente ela já havia obtido a segunda aeronave.
Notícia fantástica e entusiasmante !!!
Bom dia, DAN e a todos!
Parabéns, a FAB e Azul.
Uma ótima notícia para os Brasileiros!!!
Att.