Comunicado de imprensa
28 de março de 2022
Gatineau, Quebec
Serviços Públicos e Compras do Canadá e Defesa Nacional
O Governo do Canadá alcançou mais um marco no processo competitivo que eventualmente levará à aquisição de 88 caças avançados para a Real Força Aérea Canadense (RCAF).
O resultado serão aeronaves que atenderão aos requisitos da RCAF, bem como o melhor uso dos recursos públicos, a criação de empregos de qualidade no Canadá e o crescimento do setor aeroespacial e de defesa canadense nas próximas décadas.
Após uma avaliação rigorosa das propostas, o Governo do Canadá anunciou hoje que entrará na fase de finalização do processo de aquisição de caças F-35 com o licitante mais bem classificado, o Governo dos Estados Unidos e a Lockheed Martin.
Este contrato representa o maior investimento em mais de 30 anos. É essencial proteger a segurança dos canadenses e nos permitirá fortalecer nossa soberania no Ártico. Além disso, com esta aquisição, garantiremos que teremos o equipamento necessário para defender a América do Norte e poderemos continuar cumprindo nossas obrigações com a OTAN e o NORAD por muitos anos.
Este é um marco importante em um processo competitivo aberto e justo. A avaliação das propostas, que ocorreu em várias etapas, considerou um grande número de fatores, incluindo capacidades, custo e desdobramentos e impactos econômicos. Reconhecendo que essa aeronave de combate deve servir efetivamente à RCAF e aos canadenses nas próximas décadas, o Canadá avaliou as aeronaves em cenários típicos familiares aos aliados da OTAN e do NORAD, que foram adaptados às necessidades, incluindo a geografia do norte do Canadá. Estamos convencidos de que este processo competitivo trará os melhores resultados para as Forças Armadas do Canadá e para o povo do país.
Durante este processo, o governo trabalhou para preparar simultaneamente as duas principais bases operacionais para a chegada de futuros caças do Canadá, a saber, 4 Wing Cold Lake e 3 Wing Bagotville.
Para tal, fechou dois contratos que visam a modernização das infraestruturas de apoio à entrega destas futuras aeronaves.
Em 27 de agosto de 2020, a Defesa Nacional anunciou a concessão de um contrato de US$ 9,2 milhões à EllisDon de Edmonton para projetar uma nova instalação de aeronaves de combate em 4 Wing Cold Lake.
Em 2 de outubro de 2020, a Defesa Nacional anunciou a concessão de um contrato de US$ 12,1 milhões para a joint venture EllisDon-EBC Inc., de Ottawa, para o projeto de uma nova instalação de aviões de combate em 3 Wing Bagotville. Essa infraestrutura garantirá a manutenção e operação de longo prazo de novas aeronaves e aproximará o Canadá de sua meta de fornecer aos aviadores a infraestrutura necessária para o futuro.
O governo do Canadá continuará a fazer todos os esforços para obter a entrega das aeronaves já em 2025.
François-Philippe Champagne
Ministro da Inovação, Ciência e Indústria
Estou lendo as postagens do Gilberto Rezende e cada vez fico mais pensativo. Esta pessoa vive num mundo paralelo. Não sei quais são motivos, trolling ou incondicional amor por tudo que russo. Por isso decide me manifestar.
Não vou comentar as postagens puramente ideológicas porque cada um acredita em que deseja. Espero somente que um dia ela possa apreciar do amor incondicional da Rússia na própria pele.
Vou passar para assunto que mais interessa. Acima mencionado se apresenta como um especialista de tudo. Com “profundo” conhecimento de todos os armamentos, ele sabe o que presta e que não presta. Não importa que as escolhas estão sendo feitas pelos especialistas de vários países que na minha humilde opinião são muito mais preparados para saber o que melhor. Acho eles muito mais preparados para isso do que Gilberto Rezende.
Chega de papo furado, vamos aos números.
F-35. Acima mencionado publicou que ate agora foram produzidos 500 F-35. Falta de conhecimento ou desinformação programada. Conforme os dados publicados foram produzidos ate 31 de dezembro de 2021 754 aeronaves. Em 2011 – 9; 2021 – 30; 2013 – 35; 2014 – 45, 2016 – 46; 2017 – 66; 2018 – 91; 2019 – 134; 2020 – 120 (planejado 141 – não atingido por causa da pandemia); 2021 – 142. (fonte: https://defence24.pl/przemysl/tysiac-f-35-w-sluzbie-za-dwa-lata-komentarz)
Rezende informa que uma quantidade de 750 unidades (ele menciona 500 unidades) são “protótipos” ou “ensaios de engenheira”. Você deve receber um prêmio pela descoberta ou pela …. Infelizmente mais uma vez Gilberto Rezende escreve o que sabe, mas infelizmente não sabe o que escreve.
Aviões militares estão em permanente ciclo de desenvolvimento. Por exemplo atual versão do F-16 é Block 70/72 ou se alguém prefere F-16V. Provavelmente esta versão esta ultima na fila de desenvolvimento desta aeronave (pelo menos ate agora está sendo). Isso significa que ate apresentação da ultima versão de F-16 mais do que 4 mil exemplares foram “protótipos” ou “ensaios de engenheira”? Estou somente questionando situação, usando logica do “grande” Gilberto.
F-22. Em 2021 gen. Brown falou extraoficialmente, significa expressou sua opinião, durante uma conferencia sobre futuro da força aérea dos Estados Unidos.: “A Força Aérea pretende reduzir a frota de caças para apenas quatro tipos, e o F-22 Raptor não estará entre eles”. Palavra pretende não significa que isso vai acontecer. Após desta, nosso “especialista de tudo”, já decidiu que haverá redução de número de F-22. Ate sabe quantos aviões serão desativados em qual período. Então para desmentir esta “decisão” do Gilberto venho por meio desta informar que mais uma vez esta errado. Em novembro de 2021 US Air Force destinaram quase 11 bilhões para modernização de LM F-22, 5 de novembro foi concedido crédito de 10.863 bilhões para Advanced Raptor Enhancement and Sustainment para F-22 Program Office. Programa inclui upgrades para todos os 186 unidades. Ninguém investe em frota que será aposentada. Claro um dia vai ter algo melhor que possa substituir F-22 mas ate este momento … (fonte: https://www.janes.com/defence-news/news-detail/usaf-commits-nearly-usd11-billion-to-future-f-22-upgrades).
Mais uma tentativa de desinformação de Gilberto Rezende quando fala “Os EUA nunca usaram o F-22”, suponho que autor queria falar, que nunca foram usados em combate. Contrario do Rezende eu sei que F-22 foram usados em combate. Primeira vez aconteceu isso em setembro de 2014. Foram usados para destruição de centro de comando de ISIS em Ar-Rakka usando bombas JDAM. Desde primeiro ataque ate meados de janeiro de 2015 os F-22 foram responsáveis por 3% de 16000 ataques de coalizão contra ISIS. Os aviões envolvidos nas ações contra ISIS operavam da base aérea em Al Dhafra. Para evitar qualquer comentário …. informo que foram 6 unidades usadas na Síria (finte: https://defence24.pl/sily-zbrojne/f-22-raptor-sprostac-wymogom-wspolczesnych-wojen). Ate agora US Air Force usa estes equipamentos para proteger seu solo e solo dos aliados contra aviões russo (fonte: https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/cacas-furtivos-f-22-interceptaram-avioes-russos-na-costa-do-alasca).
Não vou me aprofundar nos assuntos de Pak Fa ou T-50, Su 57, Su 75. Conforme Gilberto por mais que não saíram do papel (em atual configuração Su 57 não é stealth), eles são melhores do que F-22 ou F-35. Me pergunto por quê? E tenho resposta, por que Gilberto falou, repetindo teoria do putin “os equipamentos russos нет аналога” no mundo inteiro. Eu pessoalmente não vou comentar sobre as coisas que nem existem na vida real. O que pode se falar sobre algo que não existe?
Para terminar. Conforme Gilberto a frota J-20 chineses já ultrapassaram numero de F-22. Mas estes J-20 são equipamentos de combate (conclusão minha após de ler postagem de Gilbert), contrario 750 unidades (500 na postagem do Gilbert) F-35 são “protótipos” ou “ensaios de engenheira”.
No fim deveria escrever algo para cutucar Gilberto. Mas não vou fazer isso. Os fatos falam por se mesmo. Discutir podem só pessoas que tem conhecimento. Discutir com aleguem que usa ideologia para destorcer fatos não leva a lugar nenhum. E quando Gilberto não vai ter argumentos vai escrever uma baboseira tipo “tu responde com abobrinhas” ou “HÁ HÁ HÁ”, ou “você e só mais um ridículo american lovers”, …
Já aviso Gilberto. Somente vou te responder se vai questionar aspectos técnicos, apresentando fontes de “suas teorias”. Para ideologia não vou responder porque você irreformável, e não vou discutir com ….
Canadá: Mais uma ovelha mansa e obediente no cercado do Tio Sam. Engolir um lixo desses realmente só com muito dinheiro ‘por debaixo dos panos”. Peço um minuto de silencio em respeito ao contribuinte canadense. kkkkkkk!!!!!🤣🤣🤣🤣🤣
Mais um país se curva ao interesse dos EUA e adota o F-35…
Não há meia medida nesta tendência, os EUA e seus aliados mais próximos colocam o futuro da sua defesa aérea, nas próximas duas décadas, na dependência de uma aeronave no mínimo polêmica.
Para os Russos, agora eles tem um ALVO DEFINIDO para sua engenharia aeronáutica alcançar.
Transformar o seu próximo SU-75 Checkmate em uma autêntico F-35 KILLER.
Incluir ao máximo as capacidades do SU-57 num projeto mais barato e assim possa ser produzido nas quantidades que a Federação Russa necessita para fazer frente a frota conjunta dos F-35 nos cenários da Europa e da América do Norte.
ESTE é o desafio russo.
Os Chineses, sem problemas de produção massiva e financiamento, produzirão quantos J-20 quiserem para obter a supremacia no seu TO e onde quiserem.*
*Com a notícia que a USAF pediu a retirada de 33 caças F-22 para o ano fiscal de 2023 (com o bônus de saber que a quantidade expressiva de 36 caças F-22 não são configurados para combate, somente treinamento) com uma frota de combate de 150 F-22 (3 F-22 de treinamento permanecerão) pode-se especular que muito provavelmente a Frota de J-20 chineses combatentes JÁ ULTRAPASSOU em números a frota de F-22 americanos…
Se ainda não o fez o fará muito brevemente pelas taxas de produção da aeronave chinesa…
Gilberto Lula Rezende, tu e as ruas prosopopéia, risiveis por sinal
Acorda Maria Bonita, SU 57 e tão quinta geração quanto um Super Tucano, SU 75, e um vontade, um faz de conta da indústria de mentirinha que acabou de ser desmascarada Ucrânia.
Gilberto Lula Rezende, ESCALA DE PRODUÇÃO continuara sendo vital nas escolhas. O mundo gira e tu continua acreditando em Papai Noel.
J 20 vamos aguardar para ver ele combate.
Juarez Martinez,
O F-35 é ainda um protótipo, todas as aeronaves produzidas são um ensaio de engenharia em vários graus de evolução.
Quando e se a Lockheed Martin finalmente chegar a algo parecido como uma versão final de produção TODAS as 500 e tantas unidades “já fabricadas” terão de ser escrutinadas se podem ser atualizadas para a versão final ou terão de ser DESCARTADAS E novamente adquiridas como as versões iniciais do Rafale ou do Eurofigther Typhoon…
Não vou discutir contigo essa abobrinha que tanto gostas de que o SU-57 não ser uma caça de 5ª geração.
Os EUA tem um conceito puro de furtividade como prioridade absoluta e a Rússia um conceito pragmático que relativiza e não prioriza a furtividade como os EUA.
Até porque eles SABEM que ao reativar seus radares de baixa frequência a tal furtividade de 5ª geração não é tão furtiva assim…
Na medida que o uso extensivo do F-35 expor suas DEFICIÊNCIAS operacionais e os CUSTOS REAIS de manutenção ABSURDOS da aeronave da LM ficarem impossíveis de esconder, e os custos que tu tanto gritou contra Rafale parecerem RIDÍCULOS em comparação, tanto se possibilitará mais avanços do Rafale como CREIO que se a associação Suécia/Brasil lograr manter aberta (COM ENCOMENDAS) a linha de produção do Gripen E/F ele também experimentará parte do atual sucesso de vendas do Rafale…
Já te adianto que os países que tenham o F-35 como monotipo de frota passarão muito mico tentando interceptar alvos com um F-35 de baixa velocidade e que tem FÔLEGO CURTO…
Como disse a incógnita da equação será se os Russos conseguirão REALIZAR a promessa do Checkmate e ao meu juízo que ocorre agora na Ucrânia deve acelerar significativamente os esforços russos e o financiamento do governo Russo à este projeto.
Na arena HIGH onde o F-22 reinava sozinho agora deverá reinar cada vez mais forte e NUMEROSO o J-20 chinês e neste ponto concordo contigo o SU-57 é coadjuvante pois os russos tem muito mais chances de enfrentar os F-35 da OTAN e dos EUA e contam com baixíssima chance de conflito com a China…
De resto como SEMPRE eu falo de argumentos e tu responde com abobrinhas ideopáticas de direita… AFF!!!
Do que você está falando?
A Rússia praticamente não tem caça de 5 geração, os EUA já estão indo para a 6 geração.
A China vai na hora certa pescar a sibéria dos russos, a maior parte da população do leste russo é de mongol e chinês…vão afzer isso sem dar 1 tiro. A população russa, segundo dados dos russos, irá diminuir drasticamente até 2050.
Indiferente disso, espere até o final da década para ver o tamanho das forças armadas da Alemanha.
Putin acordou a Europa toda…a Itália, Alemanha e França são fortes em PAZ, imagina depois do povo europeu ver a quantidade de cidades e civis mortos pelos russos.
Veja os vídeos de Putin, o sujeito está desesperado, em pânico…hoje aceitou um acordo com os ucranianos para tentar minimizar o massacre de russos em solo ucraniano.
Aquilo que era para durar 3 dias já dura mais de 33 dias…são quase 15 mil russos mortos, regimentos spertnaz dizimados…veja no Twitter do Rob Lee a quantidade de spertnaz mortos, tem as fotos deles, inclusive dos familiares nos enterros.
O massacre das tropas russas mostra a fraqueza das forças armadas da Rússia…aliás, Putin é tão forte que não toca em nenhum país OTAN, matou as crianças ucranianas porque ali NÃO tem OTAN, típico covarde que bate nos menores…quero ver Vladimir Putin encarar a Polônia.
Os EUA nunca usaram o F-22 e se preparam para abandonar seu espantalho e o F-35 não está com o desenvolvimento CONCLUÍDO.
E o FANBOY volta vinte anos atrás e já acredita com a mesma credulidade e fervor das promessas do JSF nos anos 2000 no futuro super-trunfo americano de 6ª geração…
HA HA HA…
Você é só mais um ridículo american lover que não aprende NADA com a HISTÓRIA…
Giba, cada vez mais você entra em uma espiral de delírio e descolamento da realidade…..
Tudo o que o Su-75 não será é um “matador de F-35” a começar pela inferioridade no quesito furtividade, lembrando que o Su-57 sequer pode ser considerado um caça de quinta geração.
Incansável chato monárquico britânico,
Primeiro o que os russos PROVARAM que a furtividade é muito superestimada.
Segundo só tua arrogância ocidental permite formar uma frase como:
“Tudo o que o Su-75 não será é um “matador de F-35” a começar pela inferioridade no quesito furtividade, lembrando que o Su-57 sequer pode ser considerado um caça de quinta geração.”
A furtividade já respondi pro teu parça Juarez, não vou repetir.
Tua afirmação que o SU-75 não será um matador de F-35, quero te LEMBRAR que quem é o análogo do F-22 é o SU-57.
O F-35 DEVERIA SER o LOW de 5ª geração para substituir o F-16.
Pelo golpe legislativo-corporativo da Lockheed Martin no Congresso Americano COM MENTIRAS SUPER-TRUNFO DESLAVADAS a empresa conseguiu convencer o governo americano a ABATER EM VOO o programa conjunto do F-22 em prol de seu Programa exclusivo do F-35 que “daria conta do recado”…
Sei que VOCÊ tem cara de pau fanboy suficiente para negar esta realidade, MAS REPITO a demora na 6ª geração casada com a decadência do programa F-22 em “benefício” do programa F-35 pode vir a pagar uma AMARGA CONTA para os EUA e seus aliados obedientes que embarcaram nesta barca furada do F-35.
O SU-75 Checkmate será desenvolvido com um oponente de mesma classe do F-35 e o que TU ACHA é irrelevante, os russos o projetarão com este FUNDAMENTO.
O SU-75 de produção não existe, mas o F-35 de produção TAMBÉM não existe.
O F-35 tem apenas 500 protótipos de vantagem de dianteira… KKK!!!
A Rússia e a SUKHOI se deixarem a timidez de lado e financiarem e desenvolverem um NOVO caça monomotor focado em ter performance SUPERIOR onde o F-35 tem suas RECONHECIDAS FRAQUEZAS PODE e ser uma terrível ameaça militar ao Ocidente.
Tu não acreditas na competência aeronáutica Russa, eu acredito e se eles puderem produzir um número RELEVANTE de SU-75 nos próximos anos a coisa ficará MUITO INTERESSANTE…
Reitero meu caro Giba, você está em uma espiral de delírio e descolamento da realidade! Por óbvio fruto da sua ideologia fracassada e falida…..
Primeiro porque os russos em nenhum momento provaram que a furtividade seria superestimada….na verdade o que vemos é o fracasso do Su-57 como suposta aeronave de quinta geração! Primeiro pelo atraso persistente no projeto que após tantos anos tem apenas dois exemplares de produção e que ainda por cima não possuem os motores definitivos e para piorar o aparelho não alcançou a redução de RCS prometida sendo que algumas fontes garantem que ele na verdade teria um RCS na classe do Super Hornet e do Rafale, que são caças ocidentais de 4.5 Geração…..
Diante desse quadro, como esperar que ele possa fornecer alguma tecnologia crível para o Su-75?
E voltando ao F-35, enquanto você continua repetindo a @renga de que o aparelho seria apenas uma coleção de protótipos ou que teria deficiências sérias a vida real mostra a Heyl Ha´Avir, que entende de aviões de combate um pouco mais do que você, elogiar publicamente o aparelho e também informar que o utilizou não apenas para abater alvos iranianos na Síria como também no Iraque. E de igual forma também informou que na Síria seus aparelhos foram capazes de se posicionar em posição de tiro contra jatos russos (certamente o Su-35) sem que estes os tenham detectado.
Não é à toa que vamos cada vez mais países adquirindo o aparelho…..
Quanto ao Su-75, duas informações desmontam o seu arsenal de b@boseir@s: a primeira é que o limite G da sua célula é 8G ou seja, inferior ao F-35A (9G) e para piorar não tem canhão interno, que quando necessário será instalado em uma de suas baias internas.
Por fim me explique meu caro Giba: Onde os russos vão conseguir dinheiro para financiar o desenvolvimento do Su-75 se estão passando o chapéu e ninguém topou até agora….
Excelente escolha. Vai criar uma forte sinergia com as FA dos EUA, inclusive uso de bases em caso de guerra.
O Canadá já era participante do projeto, tem empresas envolvidas no projeto.
O caça é bom e barato de comprar, apesar de caro de manter.
Não faria muito sentido gastar bilhões de dólares com 15 fragatas ty26 modernas e no fim comprar um caça que não seja a vanguarda tecnológica e com participação do Canadá.
Eu só penso que seria interessante o Canadá ter pelo menos uma base com uns 40 gripen para uso geral, interceptação etc…evitar desgastar os F-35 em missões simples.
A única forte sinérgica que eu prevejo, vai ser com o serviço de hangaragem e manutenção/pintura para manter esse verdadeiro “Pato” de avião. Mantenho a pergunta, o Canadá planeja invadir que país? Considerando que suas forças armadas são motivo de memes e piadas até pelos próprios americanos, imagino que não muitos… mas o lobby e a passagem de dinheiro por debaixo dos tapetes deve ter sido bastante intensa mesmo… que eles subam os investimentos do PIB defesa (ao invés de trasnferir dinheiro para prpjetos de eudcacao sexual infantil LGBT nas esvolas do fundamental), ou esse “pato” de avião vai drenar boa parte dos poucos recursos que o Sr. “Atropelo mulheres grávidas e crianças com cavalaria de choque” distribui.
Dodô, você está bem? Parece meio doido.
Você tem alguém problema com gays? Deixe os gays em paz, também são canadenses e brasileiros com muito ORGULHO.
Aqui no ocidente somos livre, diferente de Rússia e chechenia onde gays são perseguidos. Ramzan kadyrov, ditador e amigo de Putin, é famoso por vídeos de tortura contra negros e gays.
Brasileiros e canadenses recebem muito bem os gays. Aqui tentamos sempre criar bons valores.
Faça aos outros aquilo que gostaria que fizesse com você. As filhas de Sergey lavrou, vladimir Putin e Dmitri Medvedev vivem no Luxo do liberalismo ocidental enquanto eles matam civis ucranianos e o sonho de 44 milhões de pessoas.
…….
O Canadá é um país, tem quase 40 milhões de habitantes, é rico…
Irá ter futuramente 15 fragatas type 26 de 7 mil ou mais toneladas.
Em conjunto terá esses 88 cacas F-35 para defender o seu espaço aéreo de países agressores, tal como a Rússia que esse ano ocupou e esta destruindo as cidades da Ucrânia, matando milhares de pessoas e gerando milhões de refugiados.
A defesa de um país também envolve a sua capacidade de atacar o inimigo.
Defesa é isso…não adianta chorar.
O brasil terá 66 gripen, segundo fontes. Com um território enorme e população de 215 milhões. Eles terão 88 F-35 para menos de 40 milhoes de habitantes e igualmente território enorme. Acho que o gripen deveria ser empregado em certa medida para os 2 paises, ficando o F-35 focado em destruir o inimigo (Rússia, por exemplo).
Esses 88 caças, podem, por exemplo, destruir usinas nucleares, termoelétricas, hidroelétricas, gasoduto e porto russos em caso de invasão russa.
Defesa de um país é isso…principalmente os ricos. Usar bastante tecnologia e ser assertivo.
O mesmo vale para o Brasil, devemos ter forte diplomacia, sempre condenando guerras, tentando o máximo a diplomacia, no entanto, nunca esquecendo de ter uma boa defesa militar.
Eu não tenho dúvidas de que o Brasil deveria, pela sua dimensão território ter uns 72 gripen e 36 F-35.
Brasil e Canadá são maravilhosos…espero por Deus que continuem assim.
Abraço!
Depois da presepada que o Putin apresentou, isso era de se esperar.
Segue o jogo.
Foi-se o tipo em que os políticos canadenses se importavam com a defesa e sua BID. Viraram meros adquiridos de prateleira de produtos que os vizinhos ao sul, real administradores daquelas terras, empirrqm goela abaixo dos políticos em ottawa.
Péssima escolha (aliás cono de praxe) da atual adm canadense. Caça caro, complexo de manter (que vai sugar boa partr dos parquissimos recursos e dotacoes orçamentários direcionados para as Royal canadian armed forces), que o ainda não alcançou suas capacidades operativas plenas conforme previsão. Além disto, é vetor de invasão e ataque, não de defesa aérea, agora pergunta-se em qual invasão e ataque a força aérea canadense pretende participar em futuro próximo? Creio que somente na cabeça dos que o escolheram. Gripen claramente era o caça ideal… enfim, eles que engulam esse elefante branco agora, pena zero.
Ignorância e desconhecimento transbordando. Teu conhecimento vale tanto quanto teus comentários. Isso significa nada.
Este avia não é um caça.
Quando pessoa não sabe nada, escreve o que sabe e assim monstra que é um …….
Recapitulando. Teu comentário vale tanto quanto teu conhecimento. NADA.