Nesta quarta-feira (23), a NUCLEP recebeu a visita do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, sua comitiva e diversos membros do Almirantado, como os Diretores-gerais de Material, AE Cunha, de Pessoal, AE Mello e de Navegação, AE Borges.
A empresa ainda recebeu o Diretor-Geral Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico, AE Petronio, o Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear, VA (RM1-EN), Neves, entre outros.
As autoridades foram recebidas pelo presidente da NUCLEP, CA (RM1) Seixas, seus diretores Administrativo, CA (RM1) Oscar, Industrial, CMG (EN) Magalhães e Comercial, Nicola Mirto e pelo Engenheiro Cezar França (único no Brasil certificado pela Asme como Nível III para equipamentos nucleares), e visitaram o piso fabril da empresa e conferiram as obras do Bloco 40, do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (LABGENE), protótipo em terra em escala real do primeiro Submarino de Propulsão Nuclear do País, sendo construído no Centro Experimental de Aramar (CEA).
No local, foi apresentado ao grupo os preparativos para o início das obras da Seção de Qualificação do SN-BR, o primeiro Submarino Convencional de Propulsão Nuclear (SCPN).
FONTE: NUCLEP
Isto é apenas o estacionario, o que vai ficar dentro do submarino é outro tostão, os americanos estão colocando todo tipo de empecilho, o original que vai ser embarcado precisa ter garantias de seguranças e funcionamento com blindagem e equipamentos especiais que nem a França tem, e sem eles a AIEA não ai autorizar seu funcionamento.
Quem leu a reportagem da Globo sobre a viagem a Russia do Presidente Bolsonaro ja dve ter percebido que por tras desta visita tinha a buscar por esta tecnologia que os americanos estão negando. E com este posicionamneto do Brasil frente a guerra da Ucrânia, não vão dar tão cedo, bota mais 4 anos se o Bolsonaro ganha de novo, a eleição.
Francisco, a parte nuclear do submarino não está em negociação e nem mesmo no contrato do Prosub. Não sei o conteúdo que a Globo noticiou ao qual você se refere mas independente da fonte esse tipo de tecnologia não se transfere para ninguém! Essa agência internacional monitora nosso laboratório via sinal. Eles sabem quem entra e quem sai.
Pelo que você diz a sua fonte indica que os americanos negaram algo que os russo também negam. E outra, esse projeto é uma tecnologia de Estado e não de governo e isso a sua fonte não te informa. Esqueça essa mídia ao qual você usa como meio de informação, leia o DAN que já tem muita experiência sobre temas militares. A mesma mídia que diz que o presidente foi á Rússia para tratar desse tema é a mesma que acha um exagero o Brasil ter 12 submarinos nucleares usando como justificativa o emprego de guarda costeira ao invés desses submarinos, com o agravante de que essa alternativa veio de um membro de ONG. A guarda Costeira e o emprego de submarinos não tem nada a ver um com o outro. É essa fonte que você se baseia!
Se a gente conseguir terminar esse submarino, será lá para 2040-2050. Nessa época os primeiros submarinos com reatores de fusão nuclear estarão começando a ir pra água.
Boa tarde amigo Guilherme voçe sabe se o casco do submarino Angostura
está na NUCLEP?
obrigado.
abraço.
Nunca existiu nenhum submarino na NUCLEP. A NUCLEP faz as partes dos submarinos apenas.
As seções de casco do Angostura faz tempo que saíram da NUCLEP, está atualmente em processo de montagem e acabamento eletromecânico, na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas – UFEM, que funciona junto a ICN, mas bem próximo de seguir ao Estaleiro da Base Naval, local da ocorrência da junção das partes e testes de funcionalidades, sendo essa a última etapa antes de ir ao mar.
tenho orgulho meu pais.chamado BRASIL,mais quero agradecer a todos que estão
empenhado com proteção do nosso BRASIL,e tambem com a nossa amazona , parabens a todos e muito obrigado.
não… , você esta desenformado da situação , nós já perdemos amazônia á tempos existem pasmem : 15 mil ( ONGS ) estrangeiras a base de alcântara nos termos que estão escritos já foi entregue aos americanos , e a Embraer só não foi porque eles que desistiram. você acha que a classe politica e militar esta preocupada com o brasil então é isso ai.