Trieste, 18 de março de 2022 – Ocorreu nesta sexta-feira no estaleiro da Fincantieri em Muggiano (La Spezia), a entrega do navio Multipurpose Offshore Patrol (PPA – Pattugliatore Polivalente d’Altura) Paolo Thaon di Revel, primeiro de sete navios dessa classe para a Marinha Italiana.
As PPA são construídas nos Estaleiros de Riva Trigoso e Muggiano, com entregas previstas até 2026, e fazem parte do plano de renovação das linhas operacionais dos navios da Marinha Italiana, aprovado pelo Governo e Parlamento e iniciado em maio de 2015 (Naval Act) sob a égide da Organisation for Joint Armament Co-operation (OCCAR).
A Pattugliatore Polivalente d’Altura (PPA) é um navio altamente flexível com capacidade para atender a múltiplas funções, desde patrulha com capacidade de resgate no mar até operações de proteção civil e, em sua versão mais equipada, embarcação de combate de primeira linha.
Para as sete embarcações do programa haverá diferentes configurações de sistema de combate, a partir de uma versão “soft” para a tarefa de patrulha, integrada para capacidade de autodefesa, até uma versão “full”, o que significa equipada para uma defesa completa.
A PPA também é capaz de operar embarcações de alta velocidade como RHIB (Rigid Hull Inflatable Boat) de até 11 metros de comprimento através de guindastes laterais ou pela rampa localizada na popa.
Características:
Comprimento total: 143 metros
Velocidade: Até 32 nós (de acordo com a configuração da embarcação e as condições operacionais)
Tripulação: 135 tripulantes e capacidade de acomodação de até 181 leitos
Sistema de propulsão: CODAG (Combined Diesel And Gas turbine)
NOTA do EDITOR: Conheça os estaleiros de Riva Trigoso e Muggiano na visita que o DAN fez em 2018:
Fincantieri: DAN visitou os estaleiros militares e a mais nova FREMM italiana
A projeção naval no Golfo Pérsico e adjacências está absurda!
Projeto multipropósito, com várias versões. A versão “Full Combat Multipurpose” parece ser mais bem armada que as futuras FCT. Não sei o seu custo em relação as FCT, mais uma coisa é certa, seu passadiço rompe com a concepção tradicional da MB.
https://aresdifesa.it/le-epc-prendono-forma/
Lindo navio!