Roma, 08/03/2022 – O tiltrotor AW609 estabelece outro marco importante para expandir ainda mais sua futura base de usuários com a adição de um operador de helicópteros Leonardo europeu não revelado e há muito estabelecido. Pelo acordo assinado, este operador pretende introduzir quatro AW609 para realizar uma série de missões de transporte de passageiros que apoiam suas operações ponto a ponto em todo o mundo. Para isso, os tiltrotors terão diferentes configurações dedicadas, incluindo o transporte VIP/Corporativo e Passageiro/Utilitário.
Gian Piero Cutillo, Diretor da Divisão de Helicópteros da Leonardo, disse: “Com as características distintas do AW609, que combinam desempenho semelhante a um turboélice (velocidade, alcance, altitude) e versatilidade de um helicóptero , com possibilidades de decolagem, pouso e pairamento vertical em diversas condições climáticas, e com seu impacto infraestrutural limitado graças à sua pegada semelhante a helicópteros; a nova operadora fornecerá serviços de destaque em seus mercados. Em geral, estamos certos, mais do que nunca, de que o AW609 realmente revolucionará conexões ponto a ponto e outras operações aéreas, fornecendo uma grande contribuição à medida que o uso do espaço aéreo evolui ainda mais.”
Este último resultado na Europa acontece após a primeira aparição oficial do AW609 em Dubai, no final de 2021, que marcou o lançamento comercial global da revolucionária e multifuncional aeronave. Além disso, o modelo também se aproxima da primeira certificação civil do mundo para um tiltrotor. O AW609 contribuirá para manter a liderança da Leonardo no mercado de helicópteros multimotor VIP, que possui uma participação global de 45% em faturamento nos últimos dez anos, e fará parte da gama de soluções VIP oferecidas sob a recém-lançada marca Agusta, que incorpora a filosofia de design, tecnologia e serviços e valores característicos da empresa na esfera de transporte executivo.
O AW609 se destaca em fornecer transporte ponto a ponto rápido em longo alcance, seja conectando centros urbanos ou fornecendo acesso oportuno a locais remotos. Com capacidade de transportar até nove passageiros no conforto de uma cabine pressurizada, o tiltrotor está pronto para, não apenas viagens privadas e comerciais mas, também, serviço médico de emergência (EMS), busca e resgate (SAR), operações offshore e patrulha, entre outras tarefas e com usuários privados e governamentais.
O primeiro AW609 produzido começou recentemente os testes terrestres na Filadélfia (EUA), enquanto o segundo está sendo montado na mesma instalação da Leonardo nos Estados Unidos. O desenvolvimento do programa registrou mais de 1700 horas de voo nos Estados Unidos e na Itália até o momento. Os usuários receberão pacotes abrangentes de suporte e treinamento baseados principalmente na nova Academia de Treinamento da empresa na Filadélfia, inaugurada em 2021, incluindo também o primeiro Simulador de Voo Completo AW609 do mundo.
O desenvolvimento contínuo de soluções de ponta em todos os domínios, incluindo helicóptero rápido e mobilidade aérea moderna, é um elemento-chave do Plano Estratégico BeTomorrow2030 da Leonardo.