Por determinação da Presidência da República e sob coordenação dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) tem previsão de decolar na segunda-feira (7) à tarde, de Brasília (DF), para o resgate de brasileiros que estão sendo evacuados da Ucrânia. Do Brasil, a aeronave transportará 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária.
O destino da aeronave é Varsóvia, na Polônia, onde os cidadãos devem embarcar conforme definições do MRE.
Serão realizadas paradas técnicas em Recife (PE); Cabo Verde; e Lisboa. A chegada ao Brasil está prevista para quinta-feira (10) pela manhã.
Podiam ter trazido alguns cientistas de foguetes para alavancar o VLS…
Excelente notícia, vão carregados de chaffs e flares né? Mesmo pousando na Polônia neutra, seria uma irresponsabilidade, na minha humilde opinião de mero leigo no assunto, ir sem essas contra medidas básicas, por se tratar de um cargueiro (militar), voando ao “lado” de uma zona de conflito.
Tobyaps,
Ele até pode ir, mas é totalmente desnecessário, uma vez que não vai passar nem perto de uma área de conflito.
Já que vai numa operação humanitária, fazendo uma merecida publicidade da aeronave KC-390, porque não levar uma ajuda humanitária, fazendo publicidade também do nosso café, mate, açúcar, chocolate, muito úteis para o sofrido povo Ucraniano neste inverno rigoroso, talvez também quites de primeiros socorros.
E aqui no Brasil temos que fazer pressão para sensibilizar nossos parlamentares que o “Potássio’ é uma questão de estado na medida que garante o Agronegócio que alimenta o mundo e aprovarem de uma vez a lei que libera a mineração em terras indigenas (AFINAL DE CONTAS SOMOS TODOS BRASILEIROS)
Elias,
O KC-390 está levando 2 ton de ajuda humanitária.
Além dos brasileiros evacuados, a FAB vai trazer também seus animais (cães, gatos e etc…) nesse voo de repatriamento.
corrigindo a minha informação são 11,6 toneladas de ajuda humanitária.
Bom dia. Levar 2 t de doações e melhor do que nada mas ainda e pouco comparando com carga desta aeronave. Poderíamos nos esforçar mais nesta ajuda humanitária. Somos um dos 10 mais ricos do mundo.
Nao sei quem vai voltar para Brasil com este avião mas esta gente deve ter dinheiro para comprar passagem de volta. Porque mais uma vez estamos monstrando “grandiosidade” para mundo que estamos cuidando nossos cidadãos mas não conseguimos levar suprimentos em contrapartida para aqueles que precisam, porque perderam tudo ate Patria. Porque não sabíamos nossos problemas internes em vez de “emitir vale voo” para um minucioso grupo que não esta em perigo.
E mais uma coisa. Porque de novo aqueles que sao mais pobres precisam pagar com seu imposto para trazer pessoas para Brasil. Porque os valores não sao cobrados daqueles que utilizam equipamentos do governo. Como saiba, eles estão num pais que não esta atingido em nenhum modo pela guerra, tem vários voos para Brasil através de varias companhias aéreas que voam de Varsóvia, porque de novo as faxineiras do Brasil, pedreiros, moto boys, costureiras ….. precisam arcar com o retorno das pessoas que ganhavam dinheiro no exterior e agora desejam voltar por conta do governo brasileiro, gratuitamente, para Brasil. Ou talvez estou errado? Eles estão pagando esta viajem? Pode nos dar respaldo sobre esta situação?
Qual a configuração interna deste vetor nestas missões? Parece existir um “kit” onde é modificado para transporte de passageiros, é correto?
Neto,
Ele tem sim, mas vai depender da quantidade de passageiros que ele vai trazer pro Brasil.
Não entendi porque não partirão de Natal, que é mais perto de Cabo Verde.
Creio que por ser sua base, a Base Aérea de Anápolis.
Céu de brigadeiro a todos que irão nesta missão.