Por John Thysn
A possível adesão da Finlândia à OTAN foi discutida no Parlamento finlandês, algo impensável há apenas alguns meses. Mas a invasão da Ucrânia por parte da Rússia quebrou a tradicional neutralidade da Finlândia face à rivalidade russa com o Ocidente.
Mas o governo de Sanna Marin, que anunciou há alguns dias que vai enviar armas para a Ucrânia, adverte que este debate pretende mais testar a opinião dos partidos políticos do que debater profundamente a relação do país com a OTAN.
Segundo as sondagens, a percentagem de apoiantes de uma adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte subiu de 30% para 53% e a oposição desceu de 43% para 28%.
A guerra na Ucrânia provocou uma mudança radical na forma de pensar finlandesa sobre a Rússia e sobre uma possível adesão à OTAN. Mas a Rússia ameaçou a Finlândia assim como a Suécia caso decidam aderir à Aliança Atlântica.
Numa conferência de imprensa, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, fez declarações ameaçadoras após a reunião da NATO concentrada na invasão russa da Ucrânia.
FONTE: AFP
Uma coisa quem acompanha a geopolítica não tem como negar gostando ou não, é impressionante como esses novos líderes mundiais são incompetentes para tratar de diplomacia, esse pessoal acredita que estão dentro das universidades e que podem tudo, infelizmente por conta dessa falta de tato para lidar com questões tremendamente complexas o mundo pode piorar muito, esses lacradores de plantão ainda não amadureceram o suficiente para ocupar esses cargos e estamos vendo os resultados, discursos inflamados de pessoas imaturas que não medem as palavras e não entendem o que pode acarretar, no fundo só estão preocupados em lacrar, e as mulheres que tem ocupado postos chaves em diversos governos na minha opinião tem sido as piores, levaram a bandeira do feminismo para a batalha com grandes líderes como se ainda estivessem em simples protestos nas ruas da época de estudante, triste realidade que vivemos, um grande mundo mas de pequenos líderes.
Esse Putin é o sujeito mais burro que eu já vi na vida kkkkkk
Destruiu a economia já fraca da Rússia, país que a população só diminui ao longo do tempo…
Agora o mundo odeia o povo russo, o mundo vendo cidades cheias de civis sendo destruídas pela artilharia e bombardeiros.
Fez unir toda a OTAN, certamente Suécia e Finlândia entrarão nos próximos anos (cercando ainda mais a Rússia).
Imagina o ódio do povo ucraniano desses russos? Terem perdido tudo, familiares e amigos mortos pelos russos.
Tem que ser extremamente ignorante para apoiar essa guerra e achar que o Putin sairá vencedor disso.
Todos acham que OTAN cerca Rússia. Não é verdade. Infelizmente os países quentem fronteira com Rússia precisam entrar numa organização que garante ajuda caso Rússia Acacia um dia. Se Ucrainia entrasse alguns anos atrás hoje Rússia não pensaria passar perto da fronteira deste país.
Porém vendo desenvolvimento de ação do exército russo começo achar que nesta altura de campeonato qualquer um pode bater em Rússia em guerra convencional.
É interessante como as mulheres em cargos de poder os quais necessitam de muita diplomacia tem demostrado ser um desastre, de uma irresponsabilidade e de uma arrogância fora do normal, em um momento como esse colocar mais lenha na fogueira é uma atitude de “criança birrenta”, essas senhoras parecem que não tem ponderado o que de fato pode acontecer, isso não é como administrar uma empresa que você impõe a sua vontade para os seus subordinados, vocês estão tratando de um tema que tem reflexos no mundo todo, e só tenho visto nos últimos anos declarações e atitudes desastrosas e irresponsáveis por parte de mulheres ministras, presidentes, chefes das forças armadas entre outras, merecem um zero em diplomacia, certamente não é dessa forma que as mulheres vão conquistar o devido respeito para ocupar esses cargos, o núcleo do problema certamente está no “politicamente correto” todo mundo quer lacrar, só que a conta desse lacrar está chegando e pode sair muito caro.
Se vai entrar, melhor entrar de uma vez, não fica fazendo propaganda que está pensando porque a Rússia pode aparecer na beira da sua capital.
Mas ao que parece a Finlândia praticamente já está na OTAN como pais prioritário nao-membro pois obteve recentemente autorização para obtenção de ao menos 60 F-35.
E os finlandeses não nutrem confiança a Rússia, por um histórico de invasões há séculos.
Boa noite, bom se o Putin queria que a Suécia e a Finlândia entrasse pra Otan deveria ameaçar estes países de invasão conforme fez com a Ucrânia mas se a finalidade seria o oposto não deveria ter ameaçado, então podemos dizer que o tiro saiu pela culatra ou que o Putin é burro, enfim, não podemos esquecer que ele é estrategista e será mesmo que ele errou ou o que ele deseja é outra coisa e se for isso o que seria esta outra coisa? Enfim temos mais perguntas do que respostas mas o que temos certeza é que nenhuma destas pessoas são bobinhas muito menos o Putin e o Biden, são todos farinha do mesmo saco só querem aumentar os seus ganhos seja ele qual for.
Bem pensado, o Putin é burro mesmo, sempre há uma interpretação que ele desconsidera, e aí é o que pode acontecer. Está acontecendo mais ou menos como aquele raciocínio jocoso, quanto mais se reza, mais assombração aparece, então parece que há mais adesões a OTAN. Putin vai ter que se virar em dez para atacar todos que querem aderir a OTAN.