Por Tayfun Ozberk
O LHD Anadolu foi visto no Mar de Mármara. Vários observadores de navios compartilharam fotos e vídeos da atividade nas mídias sociais enquanto o capitânea da Marinha da Turquia estava deixando o Estaleiro Sedef.
No início, o objetivo da atividade não era claro; pode ter sido o início dos testes no mar ou outra coisa. No entanto, os funcionários do Estaleiro Sedef reconheceram que o Anadolu deixou o cais como o primeiro passo dos testes no mar.
A Presidência turca da Indústria de Defesa (SSB) ainda não fez uma declaração sobre o início dos testes no mar.
O plano inicial era comissionar o LHD Anadolu para a Marinha turca em 2021, mas devido a atrasos por vários motivos, o prazo teve que ser remarcado. Como resultado, esperava-se que o navio entrasse em serviço em 2022, mas o vídeo e a declaração da SSB sobre a projeção 2022 da indústria de defesa turca não incluem o comissionamento do LHD.
Depois de ser retirado do programa F-35B JSF, Ancara decidiu converter seu futuro LHD em um porta-drones, conforme relatado anteriormente pela Naval News. A Baykar, um fabricante turco de drones, vem construindo drones TB3 exclusivamente para a Anadolu. Um mecanismo de rolete será instalado no LHD para lançar drones, enquanto uma rede de segurança será usada para proteger os drones no pouso, de acordo com relatórios recentes.
A Baykar por outro lado, está desenvolvendo um veículo aéreo de combate não tripulado específico para a Anadolu chamado TB3 Bayraktar, que terá asas dobráveis e poderá operar em meios navais. O drone TB3 subirá aos céus pela primeira vez em 2022. O TB3 é baseado no TB2 comprovado em combate, que foi exportado para 16 países em todo o mundo. Ele será alimentado por um motor turco chamado PD170, desenvolvido pelo fabricante de motores turca TEI.
O chefe da SSB, Ismail Demir, divulgou em entrevista à TV que o LHD Anadolu abrigará até 80 drones.
A Baykar também afirmou no ano passado que o primeiro avião a jato não tripulado da Turquia, o MIUS, que seria capaz de voar em velocidades supersônicas e transportar uma carga de aproximadamente 1.500 quilos, operaria a bordo do Anadolu.
FONTE: Naval News
FOTOS: Tayfun Ozberk
É um possível uso para o PHM Atlântico, uma vez que a MB não irá operar asa fixa embarcada por um longo tempo…
Está aí um país com o qual o Brasil deveria estreitar os seus laços de cooperação militar. Nós últimos anos temos assistido a Turquia apresentar excelentes projetos de defesa a partir de uma indústria de equipamentos de defesa muito bem estruturada. A propósito este Anadolu é sem dúvida um navio muito bonito e compreende uma proposta bastante inovadora que poderia ser pensada pela MB.
Concordo plenamente , em diversas áreas a Turquia tem encontrado seu próprio caminho. Estão com a base de produtos militares bem à frente do Brasil. A necessidade de se livrar das amarras de outros países foi o start para eles estarem na atual posição. Agora lá o governo e congresso dão suporte e valor a essas empresas. Hoje vemos diversos produtos turcos exportados para diversos países.
Idem. Tb concordo. Turquia e Índia.