Segundo comunicado publicado hoje pelo Ministério da Defesa romeno, “nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, duas aeronaves F-16 Fighting Falcon da Força Aérea Romena do Comando Aéreo da NATO descolaram por volta das 6h15, para esclarecer uma situação aérea referente a um voo não autorizado, em aproximação ao espaço aéreo norte da Roménia.”
Segundo o mesmo comunicado “As duas aeronaves militares romenas aplicaram rigorosamente os procedimentos nacionais e as regras internacionais aplicáveis em tais situações, procedendo à interceção e identificação visual da aeronave que entrou no espaço aéreo romeno.
A aeronave, um Sukhoi 27 pertencente à Força Aérea Ucraniana, foi escoltada para pouso imediato na Base Aérea 95 de Bacau, que terminou às 07h05.
Após o pouso, o piloto militar ucraniano colocou-se à disposição das autoridades romenas, e serão tomadas as medidas legais exigidas nestas situações.”
Não há ainda certeza quanto às causas da ocorrência, mas tudo indica tratar-se de uma deserção.
Os F-16 MLU em utilização na Força Aérea Romena, que realizaram a intercepção, serviram na Força Aérea Portuguesa, tendo sido vendidos por Portugal entre 2013 e 2021.
FONTE: Pássaro de Ferro
Não foi deserção, segundo informação que circula, sua base foi atacada enquanto estava no ar, e ficou sem aeródromo pra descer.
Não justifica, poderia posar em um campo de aviação qualquer ou no pior dos casos se estivesse desmuniciado, ejetado e se juntado aos esforços terrestres, e não fugido para uma nação neutra, ainda foi preso o animal…
E o que você sabe a respeito da situação em que tal piloto passou para afirmar isso. Você demonstra uma falta de conhecimento e ignorância muito grande. Pare de falar asneiras !!
Alguém esqueceu de avisar para o piloto ucraniano que os caças russos estavam no sentido contrário
Que covarde, me sentiria envergonhado se fosse ucraniano