O secretário de Defesa Lloyd Austin disse na sexta-feira que os EUA venderão 250 tanques M1A2 Abrams para a Polônia, dando a um importante aliado da Otan que faz fronteira com a Rússia um aumento substancial no poder de fogo.
Adicionar os tanques ao arsenal polonês garantirá uma divisão mais equitativa da carga de segurança na OTAN, disse ele, embora tenha observado que nenhuma data de entrega foi definida.
Austin estava em Varsóvia para conversar com autoridades polonesas sobre o aumento militar da Rússia em torno da Ucrânia. Os aliados devem se preparar para uma potencial crise humanitária na Europa se uma nova guerra estourar, disse ele.
“A Polônia pode ver dezenas de milhares de ucranianos deslocados e outros atravessando a fronteira tentando se salvar”, disse Austin.
Cerca de 4.700 soldados da 82ª e 101ª divisões aerotransportadas foram despachados para o sudeste da Polônia nos últimos dias em antecipação a essa crise. Soldados dos EUA na Polônia podem ser encarregados de ajudar a gerenciar o fluxo de americanos para fora da Ucrânia.
Na sexta-feira, Austin se reuniu com o ministro da Defesa polonês Mariusz Blaszczak e, mais tarde, ele deveria visitar as forças americanas e polonesas.
O chefe de defesa dos EUA também elogiou a Polônia por cumprir a meta de gastos com defesa da OTAN, que é de 2% do produto interno bruto de cada país membro.
A Polônia já tem uma força de tanques composta por vários modelos do Leopard 2 alemão, o PT-91 construído internamente e o antigo T-72 da era soviética, o último dos quais provavelmente será substituído pelos tanques Abrams. Os tanques M1A2 são produzidos pela empreiteira norte-americana General Dynamics Land Systems.
No entanto, os tanques não alterarão o equilíbrio militar básico na região, disse o Departamento de Estado em comunicado após o anúncio de Austin.
Em julho, Varsóvia disse que estava pronta para gastar US$ 6 bilhões na versão mais atualizada do tanque Abrams e que esperava ser entregue até 2022.
Os 4.700 soldados baseados nos EUA que recentemente foram enviados à Polônia se juntam a cerca de 4.000 outros que estão em rotações duradouras. Essas rotações, que aumentaram devido às preocupações com a agressão russa, dão à Polônia o quarto maior número de tropas americanas na Europa, disse Austin.
Austin também reiterou comentários que fez um dia antes em uma reunião da Otan, dizendo que os EUA ainda não viram nenhum sinal de uma desescalada russa na Ucrânia.
A Rússia acumulou entre 169.000 e 190.000 soldados ao redor das fronteiras da Ucrânia, disse Michael Carpenter, embaixador dos EUA na Organização para Segurança e Cooperação na Europa, em um discurso em Viena na sexta-feira. Isso se compara com cerca de 100.000 soldados ao longo das fronteiras em 30 de janeiro, disse Carpenter.
Blaszczak disse que a Europa deve se preparar para possivelmente a mais séria crise de segurança no continente em mais de 70 anos.
“Atualmente, estamos enfrentando sérios desafios”, disse ele. “Estamos à beira do conflito mais perigoso desde a Segunda Guerra Mundial.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Star and Stripes
Vi nas últimas semanas o presidente ucraniano desmentindo o presidente americano, pedindo uma desaceleração nas tensões, não vendo necessidade de retirar seus diplomatas, porém a cada oportunidade os EUA tentam emplacar a narrativa dos Russos malvadões, no teatro internacional TODOS são malvadões , cada um puxa a brasa para sua sardinha, lembrando que até 1991 não havia fronteira entre Rússia e Ucrânia, a maioria das famílias são miscigenadas entre os dois países e falam um dialeto próprio…na minha humilde opinião os EUA estão mais uma vez anabolizando sua indústria de defesa, o que não tem nada de errado, o problema é cair na narrativa de que eles são os bonzinhos, imaginem uma situação semelhante acontecendo na fronteira com o México, se em Cuba quase ocorreu uma tragédia em 1962.
Qual exercito esta na fronteira da Ucrânia Americano ou Russo? Quem anectou Crimeia os Americanos ou Russos? Quem fez exercícios na Bialorussia os Americanos ou Russos? Quem manda soldados para Donbas os Americanos ou Russos? Quem fez recentemente exercícios de triada nuclear os Americanos ou Russos? Quem colocou os missis em Cuba nos anos 60′ Russos ou Americanos? Resp[onda estas perguntas para se proprio e talvez chega alguma conclucao correta e para de confabular.
Nao so os Americanos retiraram os diplomatas de Kijów. Isso fizeram varias Nacoes.
Na verdade USA não retirou diplomatas da Ucrânia. Eles deslocaram eles para Lwów uma cidade perto da fronteira com Polonia. Caso aconteça o que todos não queiram que acontece eles podem se retirar da Ucrânia. Mais Presidente Americano esta totalmente pacífico. Ja falou publicamente que todos os cidadoas americanos devem sair de la porque ele não vai montar ponte como foi em Afganista. Porque isso poderia causar troca de tiros entre russos e americanos o que poderia ser começo de um conflito mundial. Isso e preocupação e não anabolização do conflito.
Industria Belica dos EUA lucrando alto com os vassalos da OTAN,
Os poloneses vão desativar os Leos A-4 e A-5 que dispõem?
Nao. Os poloneses, ou melhor atual governo polonês 6 anos não sabia o que fazer. Decidiu fazer modernização dos Leo A4 para versão PL que não e grande coisa. Na verdade vao ficar no nível Leo A5+ nada extraordinário. Polonia ja muito tempo esta sofrendo com dilema de atualização dos blindados. Tentaram comprar os 500 unidades de Leo A6 mas ninguém tem para venda imediata esta quantidade. Decidiram dar tapa para os velhos T72 trocando SKO e “pintura” deixando canhão velho sem modernização. Tentaram fazer cooperação com Sul Coreanos, que ate apresentaram no salão de armamentos em Kielce (Polonia) em 2020 ou 2021 K2 PL mas não chegaram lugar nenhum, e então em 14 de julho 2021 mandaram LoR para USA que querem comprar 250 M1A2Sep3 com pacote de logística, manutenção, carros de apoio e munição o que foi atendido em fevereiro de 2022 com grande apoio do partido Republicano levando em consideração atual situação geopolítica.
Os dois governos estimam que entre 28 – 120 carros blindados serão entregues para exercito polonês em 2022 por causa de ociosidade da modernização planejada pelo exercito USA que tem adquirido em ano orçamentário de 2022 somente 70 unidades. Atual maxima capacidade de modernização anual e de 170 unidades. Outros 80 unidades podem ser repasados para poloneses em 2023 e reformados por outros 80 no mesmo ano como estoque para tempo de guerra para exercito americano em Powiądz na Polonia em Army Prepositioned Stock. Isso significa que Polonia recebera seus tanques na frente dos compradores que estão ja na fila, como por exemplo Australia.
Os T72 serão substituídos pelos M1A2SEPv3 Abrams. Atualmente os poloneses tem tres tipos de tanques Leo 2 A4 e A5 que irão ser modernizados para versão Leo 2 PL o que nada mais do que A5+ não ultrapassando 270 unidades, + carros de apoio, PT 91 o que nada mais do que T72 modernizado nos meados dos anos 90′ pela fabrica polonesa Bumar que produzia anteriormente T72 para exercito polonês na quantidade de 230 unidades e mais do que 500 unidades de T72 atualmente “modernizados” com preço de 2 bi PLN o que nada mais do que 500 mln USD que realmente não estão atualmente considerados pelo exercito polonês como MBT.
Espero que minia resposta cala aqueles que acusam USA que estao se aproveitando do momento. Simplesmente os poloneses aproveitaram situação e conseguiram o que queriam.
Agressão russa???? kkkkkkkk
O que é tão engraçado… Você por acaso não assiste noticiário? Ou simplesmente e um trol russo que atua no Brasil. Nao tem motivo de rir.
Essas pessoas adoram contrariar os fatos.
Mais uma vez, lucrando com a situação do momento…!
Quem quer paz, não inscita uma pessoa ou um País contra o outro. Muito pelo contrário, fomenta a paz e o progresso de maneira igualitária!
Abraços.
são células novas ou dos estoques do EUA ?
Dos estoques do US ARMY!