Caças F-16, do destacamento português na Islândia, e Typhoon, do Reino Unido, encontraram os bombardeiros B-52 dos EUA para realizar manobras ar-ar e escoltá-los até a RAF Fairford, onde vão para participar do exercício planejado Bomber Task Force Europe 22-2.
Equipamentos e pessoal de apoio da 5th Bomb Wing, da Minot Air Force Base em Dakota do Norte, chegaram no dia 10/02 à RAF Fairford para uma série de missões conjuntas do U.S. European Command e do U.S. Strategic Command, regularmente programadas e realizadas com os Aliados da OTAN.
“Com um ambiente de segurança global em constante mudança, é fundamental que os esforços com nossos aliados e parceiros sejam unificados. Estamos na Europa treinando e colaborando juntos, porque a integração consistente é como fortalecemos nosso poder aéreo coletivo”, disse o General Jeff Harrigian, comandante do NATO Allied Air Command e do USAFE-AFAFRICA.
Para a missão, os B-52 dos EUA se integraram aos Controladores de Ataque de Terminal Conjunto Britânico para realizar o treinamento bilateral de Apoio Aéreo Aproximado. O foco é aumentar a prontidão e a interoperabilidade dos controladores aliados responsáveis pela coordenação de ataques aéreos para apoiar as forças terrestres.
Desde 2018, a Força Aérea dos EUA realiza regularmente missões BTF (Bomber Task Force) em todo o teatro europeu. Essas implantações visam manter a prontidão e a interoperabilidade dentro da OTAN.