San Diego em 30 de janeiro de 2022 – “Adoramos apoiar parceiros e aliados como o Brasil, queremos deixá-los orgulhosos! Pessoalmente, estou entusiasmado com a utilização do V-BAT 128 para aplicações que vão desde combate a narcóticos, segurança marítima e monitoramento de plataformas de petróleo e oleodutos, até segurança e gerenciamento de florestas tropicais. Espero que possamos ver o V-BAT voando para cima e para baixo no rio Amazonas. O Brasil merece os melhores sistemas não tripulados e estamos honrados em desempenhar esse papel. Nossos excelentes parceiros, VSK Tactical e Contingent Global, compartilham nosso objetivo de deixar o Brasil orgulhoso e ajudar a fornecer valor revolucionário para nossos usuários finais. Este é apenas o começo!” disse Brandon Tseng, ex-SEAL e cofundador da Shield AI.
A Shield AI, que é uma empresa de tecnologia de defesa que usa software de direção autônoma para permitir que equipes colaborativas de aeronaves não tripuladas operem em ambientes sem GPS e RF, anunciou que assinou um contrato com a VSK Tactical, por meio do revendedor e facilitador Contingent Global, para fornecer ao Brasil sistemas de aeronaves não tripuladas V-BAT 128.
“A VSK acredita que o V-BAT é a plataforma perfeita para monitorar e fazer a vigilância de extensas áreas de fronteiras brasileiras, com densas áreas de florestas, inúmeras áreas de espaços aquáticos como lagos, lagoas, rios, praias e regiões litorâneas, além de auxiliar na ‘Homeland Security’ no cumprimento de suas atribuições e Planos de Segurança Pública”, disse Vinicius Bocaiuva, CEO da VSK. “O V-BAT é uma ferramenta única de inteligência, operacional e investigativa, que possibilita operações em todo território de tamanho continental, incluindo a Amazônia Legal e a Amazônia Azul”.
O contrato foi assinado na fábrica de V-BAT em Dallas, Texas, em 21 de janeiro. Ainda este ano, a Shield AI e a VSK Tactical vão fazer demonstrações de V-BAT no Brasil, tanto em terra quanto no mar, para o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil.
O V-BAT, com seus recursos de decolagem e aterrissagem vertical (VTOL) inovadores e de recursos de longa duração, é diferente de qualquer UAS no mercado. Impulsionado por um único ventilador com duto e vetor de empuxo, ele decola e pousa no estilo de um foguete da SpaceX. Sua logística é totalmente operacional e cabe na caçamba de uma caminhonete ou dentro de um helicóptero Black Hawk, reduzindo significativamente o custo total da capacidade.
Os clientes dos EUA e internacionais veem o V-BAT como uma plataforma flexível e econômica, capaz de realizar missões de UAS do Grupo 2 a UAS do Grupo 5.
U$ 632.500,00 (seiscentos e trinta e dois mil e quinhentos dólares)…
É a faixa de preço da licitação…
Para ficar mais claro, pois coloquei a vírgula como separador de milhar no colar do texto original… KKK!!!
Que maneiro!
Outro artigo que vi fala que eles usam os rádios MPU-5 da Persistent como data link.TOP!! Sensacional
Isso sim seria um equipamento bacana pra nossa MB.
É UM TREMENDO CONCEITO DE UAV!!!
Mas é caro pacas…
Gilberto vc sabe o preço????
Divide essa informação aqui para nós.
O preço EXATO claro eu não sei, mais sei a FAIXA DE CUSTO pois este drone concorre num programa de 100 milhões de dólares para a substituição do RQ-7 Shadow drone do US ARMY** junto com o Arcturus UAV e outros modelos.
E o preço BASE por unidade do programa é na faixa de U$632,500 mais custos de treinamento…
Sendo um equipamento em oferecimento as três forças nos EUA e de alta tecnologia, baratinho ele não é… 🙂
**“Future Tactical UAS” or FTUAS under the Army’s Future Vertical Lift modernization program…
FONTE:
https://www.rotorandwing.com/2019/07/26/four-companies-now-will-compete-to-replace-army-shadow-drones/
Faltou dados tecnicos
Última atualização out/21:
Endurance 11 horas
teto de voo: 20.000 feet (6096 metros)
velocidade máxima: 90 knots (166,68 km/h)
Payload: 25 libras 11,34 KG
https://www.youtube.com/watch?v=QBHbahd3hiY
Lista inclui SOCOM, Marines e basicamente EVERYBODY…