Um F-35C Lightning II, do Carrier Air Wing (CVW) 2, sofreu um acidente durante o pouso a bordo no USS Carl Vinson (CVN 70), que se encontra realizando operações de voo de rotina no Mar da China Meridional, no dia 24 de janeiro de 2022.
O piloto conseguiu se ejetar com segurança da aeronave e foi resgatado pelo helicóptero que realizava a guarda das aeronaves. O piloto está em condição estável.
No total, sete marinheiros ficaram feridos, destes, três marinheiros foram evacuados por helicóptero para uma instalação de tratamento médico em Manila, nas Filipinas, e quatro foram atendidos pela equipe médica de bordo. Os três tripulantes do CVN 70 que foram transferidos pela EVAM foram avaliados como estáveis. Dos quatro marinheiros atendidos pelo médico de bordo, três foram liberados.
Detalhes adicionais e a causa do acidente estão sob investigação.
FONTE: USN/US Pacific Fleet
Quantos Grippen já temos? 25/01/2022
Esse avião avião vou te contar viu…. só problemas
Grande a possibilidade do cabo de retenção ter se partido ainda mais com feridos no convés de voo. Fato similar aconteceu em 2003 a bordo do USS George Washington com o “Hornet” caindo ao mar, piloto ejetando e feridos
no convés de voo também.
Salve Almirante Dalton! Eu vi esse vídeo do mishap ocorrido no USS George Washington e o interessante no mesmo foi a agilidade de um marinheiro que, percebendo o ocorrido, saltou duas vezes para evitar ser atingido pelo cabo de parada rompido.
Novo comunicado da USN:
“Um F-35C Lightning II do Carrier Air Wing (CVW) 2, embarcado no USS Carl Vinson (CVN 70) sofreu um acidente durante o pouso, impactou no convoo e, posteriormente, caiu na água durante as operações de rotina”.
“O impacto no convoo foi superficial e todos os equipamentos para operações aéreas estão operacionais”.
Bom ele ter sido ágil Tire, pois casos similares no passado resultaram em amputações de pernas. No mais, voa-se bastante na US Navy então até que não tem ocorrido tantos acidentes assim.
abraço
Mais um, mais um…
Piloto de F-35 ejetado…
Giba, Meu caro C@rluxo de sinal trocado, o acidente muito provavelmente deu-se pelo rompimento do cabo de parada do navio o que explicaria o fato de outros seis marinheiros terem se ferido.
Ou seja, nada a ver com a aeronave em si….
Outrossim, não custa lembrar da última tentativa de comissão do Almirante Kuzsnetsov, quando não um mas dois caças foram perdidos por essa razão 😉
Isso não omite o fato da aeronave ser sim problemática, não bastasse o acidente recente com a RN, agora isso a se somar na longuíssima lista de incidentes e acidentes que o projeto vem sofrendo
Famoso “ouvir o galo cantar e não saber de onde….”
Se realmente o cabo de parada se rompeu, qual o problema com o avião? E uma das suspeitas do acidente com o F-35B é que a proteção dos motores não teria sido removida pelo pessoal do navio antes da decolagem……
Agora divida o número de aeronaves construídas pelas horas voadas e você vai ver que a taxa de atrito do avião é baixíssima.