A Marinha recebeu da empresa Helibrás, em 22 de janeiro, a segunda aeronave Super Cougar na versão AH-15B. Ela recebeu o indicativo visual N-4102 e é a décima terceira aeronave H-225M a ser incorporada ao acervo da Aviação Naval, no escopo do Projeto “H-XBR”.
A aeronave foi desenvolvida especialmente para a Marinha, sendo a mais complexa da frota das aeronaves H-225M. Ela dispõe de sistemas embarcados no “estado da arte”, incluindo a capacidade de lançar mísseis Exocet AM39 B2M2, sistema “CHAFF & FLARE”, radar tático APS-143 e equipamento FLIR Star Safire III, todos integrados ao sistema de gerenciamento de dados táticos de missão (N-TDMS).
A entrega do novo meio pelo Setor do Material ao Setor Operativo representa importante incremento na capacidade de defesa e vigilância da Amazônia Azul.
FONTE: MB
Muito bom, com o recebimento dos AH-15B recuperamos a capacidade de lançar AM39, perdida desde a baixa dos SH-3.
Embora a Amazônia Azul seja o principal foco do emprego dessa aeronave, na verdade, ela deve ser empregada para a defesa da soberania nacional como um todo. Por exemplo em caso de catástrofes naturais ou não como é o caso do colapso daquela montanha em Minas Gerais no inicio do ano – em que a Marinha enviou um MH16. Parabéns á Marinha por mais essa aquisição e que venham as Tamandarés para ali serem empregadas.
Quando os 50 helis estiverem entregues, as FAs ganharão uma enorme capacidade operacional. Essa é a diferença fundamental entre governos de verdade e governos que só pensam na própria sobrevivência e nada mais.
O tal governo de verdade aliviou os caixas de todas as instituições federais em 10,3 trilhões de reais. Tem gente que ajudou nessa gigantesca roubalheira e vai votar novamente no presidiário solto.
Isso foi uma aquisição de estado e não de governo, e pelo jeito essa tecla terá que ser batida aqui até quebrar porque vocês não querem entender isso. Uma coisa é o individuo não entender; outra é não querer entender por afinidade ideológica como é o caso.
Não. Uma coisa é entender, ou não, que um governo necessita ter vontade política para fazer as coisas acontecerem e que tais coisas não acontecem do nada, por gravidade. Houve aí em cima que dissesse que houve desvios de trilhões. Tá, tem provas disso ou é apenas convicção?
Ollhe o que está sendo pago compare com outos melhores ou equivalentes e veja. Numeros não mentem.
Ninguém roubou nada. Não houve corrupção. É isso que tu defende?. Mas muitos dos acusados devolveram bilhões aos cofres públicos e dezenas de outros foram condenados a séculos de cadeia (somando as penas de uns com outros). Estes só foram soltos por que uma corte nomeada pelos ladrões assim o quis.
Capacidade com helicopteos com restrições de vôo? Com uma tot inutil?
O 39. O EB tem 12. A MB 13 e a FAB 14. Os do EB sao 10 no 1 Bavex e 2 no quarto.
Vamos lá:
EB: 13 (1° BAvEx:9 / 4° BAvEx:4)
MB: 13 (UH-15:8 / UH-15A:3 / AH-15B:2)
FAB: 14 (H-36:12 / VH-36:2)
Total: 40
Guilherme o 12 do eb foi entregue em meados de 2020 e depois so teve os 3 da marinha. Isso está nas redes da propria helibras informando que o 12 do EB era o 36 geral. No quadro de 2020 o 1 bavex tem 10 e o 4 tem 2 caracal. Em 2020 o 1 tem 21 no total, o 2 tem 20, o terceiro 10 e o 4 tem 9 helicopteros e havia 5 esquilos e 13 panteras em modernização. Se tu tens fonte melhor acerca dos ec 725 nos esclareça por favor. Na imprensa ate semana passada se achava 37, 38 e ate 39 entregus ( teu caso) no total, com informações divergentes ate com a helibras. Estou sendo chato e peço desculpas por isso, mas é impressionante a imprensa especializada divergir nestes numeros. Fiz percuciente pesquisa pra chegar nestes 3 numeros.
Teus números de H225M do EB estão errados, são 9 em Taubaté e 4 em Manaus, totalizando 13 helicópteros entregues.
O 14° da AvEx, o EB-5013, está para ser entregue, eu o vi junto com o N-4102 da MB em Itajubá, entregue no último sábado.
Tu tens as maticulas de todos os do EB pra dirimir a duvida ou podes consultar uma fonte no EB?
Ps: o numero nao é meu. É da Helibras. E nas midias dela que aparece o 12 como o 36. Varias outras fontes da midia falam em 37 e 38 sem este da MB. Eu tentei descobrir com ex colegas ainda da ativa mas nao conseguiram.
Alguem que tenha acesso a fontes confiaveis tem que descobrir e discriminar o numero certo. Nao estou duvidando de ti mas afirmação de um numero diverso há varias e ficamos sem elementos pra saber quem está correto.
Apenas complementando, sr, Wiltgen: 1º BAVEx: EB-5001 / EB-5002 / EB-5003 / EB-5005 / EB-5007 / EB-5008 / EB-5011 / EB-5012 e EB-5014. 4º BAVEx: EB-5004 / EB-5006 / EB-5009 e EB-5010.
Estas matriculas conseguiste onde? Ja todos enttegues? Agradeço.
Colombelli, consigo com muito estudo e pesquisa. Todos já entregues e operacionais.
Muito agradecido. Era está a informação que eu buscava. Pergunto a fonte pq tentei encontrar na internet as matriculas ou ao menos a indicação dos quantitativos e so encontrei aqueles numeros acima mencionados sendo que os das OM achei com o Caiafa e referem se a 2020. Ha erro ate nas midias da propria helibras. Alguns ex colegas que atuaram na 11 brigada ou estao na ativa nao tinham mais contatos pra checar direto na avex os numeros. Agora está dirimida a questao.
De nada, Colombelli. Realmente, divulgação de entrega no próprio site / facebook da Helibrás confundiu muita gente e, por incrível que pareça, muitos sites de assuntos militares.