Para muitas companhias aéreas que operam voos para os Estados Unidos, como a Emirates ou a Japan Airlines, só houve duas soluções nesta quarta-feira: cancelar os trajetos, pura e simplesmente, ou mudar de avião, quando possível.
Isto porque, ao que tudo indica, o Boeing 777 será mais vulnerável aos efeitos da rede 5G, aqueles que muita polemica têm provocado nos últimos dias. A entidade reguladora americana (FAA) pediu às operadoras que adiem a entrada em serviço desta tecnologia. “Temos o espaço aéreo mais seguro do mundo. Estamos procurando de uma solução juntamente com os reguladores, as companhias aéreas e os fabricantes de equipamentos”, apontou Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca.
Em causa está especificamente a possível interferência da 5G num dos principais instrumentos de bordo. Segundo David Koenig, especialista em aeronáutica, “os altímetros operam à distância, recorrem a um espetro de frequências de rádio muito próximo da chamada banda C, que é usada nos novos serviços 5G”. Quanto mais elevada for a posição da frequência, mais rápido será o serviço providenciado. E as torres nas zonas rurais do território americano são autorizadas a emitir em níveis mais altos.
Isto explica em parte porque que na Europa a 5G já está implementada em alguns países sem que tenha surgido como problema o seu uso nas imediações dos aeroportos. Em dezembro, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) anunciou que os estudos conduzidos até agora não identificam riscos no espaço europeu, onde as frequências podem oscilar entre 3.4 e 3.8 GHz, enquanto que nos Estados Unidos essa janela está entre 3.7 e 3.98.
Nos falta INFORMAÇÃO sobre o caso do 5G nos EUA e este imbróglio está inclusive gerando uma saia justa diplomática ao governo americano que tem usado de uma política extremamente agressiva contra o “5G chinês da Huawei” e implanta seu 5G invadindo a proximidade de frequência dos Radar altímetros de aviação que estão ali naquela faixa de frequência HÁ DÉCADAS…
E o problema inclui a aviação militar que usa em muitos casos o mesmo hardware das aeronaves civis por custos mais baixos.
Basta um acidente REAL acontecer por causa do 5G americano que o MUNDO será obrigado a se curvar e adotar a tecnologia chinesa.
Outro ponto é SABER o que há de tão importante na outra ponta do espectro do 5G americano que foi priorizado e mantido intacto e determinou o “AVANÇO” em direção a faixa de frequência dos Radares Altímetros de aviação…
A priorização do governo americano pelas “soluções” da CFC (Comissão Federal de Comunicações) sobre as preocupações da FAA (Administração Federal de Aviação) e o absoluto silêncio do Pentágono na questão pode resultar numa CRISE ECONÔMICO-POLÍTICO-INTERNACIONAL de proporções bíblicas e este comportamento absolutamente favorável às empresas de comunicação é politicamente sensível e suspeito no caso.
Caso se confirme o problema técnico, o governo dos EUA pode tanto sofrer um boicote aéreo inicialmente ou em seguida as empresas aéreas comerciais (estrangeiras e americanas) podem acionar a justiça e OBRIGAR o governo americano a FINANCIAR o custo de troca dos equipamentos de Radar Altímetro em uso incompatíveis com a nova rede 5G aprovada por aparelhos NOVOS de tecnologia que seja protegida.
E ainda seguirá o problema SE a indústria de aviação mundial decidirá ou não implantar esta mudança nos equipamentos das aeronaves em uso FORA DOS EUA.
Uma década ou duas atrás, onde o mercado americano era metade da economia mundial, os EUA podiam fazer suas mudanças ignorando o “resto do mundo”, AGORA o cenário não é tão fácil ou simples para os EUA.
No caso de imposição de um “novo” padrão global de radar altímetro, este custo será automaticamente repassado aos passageiros de todo mundo para atender a “insanidade americana” e isso trará complicações político diplomáticas adicionais tanto no caso se as empresas de aviação decidirem se curvar à exigência de mudança tecnológica do mercado americano, seja se o “mercado” se recusar a fazê-lo (principalmente por questões de custo no meio de uma crise do setor de aviação comercial pela pandemia) e se gerar uma GUERRA TÉCNICO-POLÍTICA pela questão.
O pior cenário para o governo americano…
Onde a ideologia entra o nível técnico do debate pula a janela…..
Pior: fazendo proselitismo barato para a ditadura totalitária chinesa….
Meu caro, foram os AMERICANOS que estão regulando o seu serviço nacional de 5G avançando sobre uma FREQUÊNCIA ELETROMAGNÉTICA em uso internacional há décadas em um equipamento de SEGURANÇA DA AVIAÇÃO COMERCIAL CRUCIAL!!!
Como um país pode ser mais isolacionista ou autista???
Como uma pessoa pode ser mais imbecíl e IDEOLÓGICA como você agora está se comportanto AGORA???
O que a CHINA tem a ver com o ponto em pauta????
CREDO EM CRUZ!!!
Tua necessidade PATOLÓGICA de carimbar TODA manifestação que faço é DOENTIA…
Meu caro Giba, Se você não fosse praticamente um C@rluxo de sinal trocado eu não seria obrigado a refutar o seu proselitismo ideológico.
Repito a pergunta feita besta ideológica ocidental…
O que a China tem a ver com o post?
Onde a crítica/análise que eu fiz sobre a postura americana está errada ou improcedente?
TU SÓ FICA REPETINDO O TEU TATIBITATI IDEOLÓGICO sem nenhum argumento sério ou técnico…
C@rluxo de sinal trocado ???
Estás renegando o MITO???
Estás perdido MESMO…