MOSCOU, 12 de janeiro. TASS – Um bombardeiro estratégico Tupolev Tu-160M completamente novo, apelidado de “White Swan” (Cisne Branco), por pilotos militares russos, realizou seu voo de estreia, anunciou a assessoria de imprensa da empresa estatal de tecnologia Rostec na quarta-feira.
“Em 12 de janeiro, o primeiro bombardeiro estratégico Tu-160M recém-construído realizou seu voo de estreia do aeródromo da Kazan Aviation Enterprise, uma subsidiária da Tupolev Company [parte da United Aircraft Corporation dentro da Rostec], em janeiro 12”, disse a assessoria de imprensa.
O bombardeiro estratégico recém-construído realizou seu voo a uma altitude de 600 metros que durou cerca de 30 minutos. A tripulação de pilotos de testes da Tupolev Company realizou manobras que permitiram inspecionar as operações estáveis e controladas da aeronave no ar, informou a assessoria de imprensa.
O recém-construído bombardeiro estratégico Tu-160M da Rússia tem 80% de seus equipamentos atualizados, disse o CEO da United Aircraft Corporation (UAC), Yury Slyusar.
O bombardeiro estratégico Tupolev Tu-160 pode eventualmente transportar armas novas, incluindo armas inovadoras, disse o ministro russo da Indústria e Comércio, Denis Manturov.
“Hoje vemos perspectivas consideráveis para a plataforma Tu-160M: seu desenvolvimento posterior tornará possível usá-la para novas armas, incluindo armas revolucionárias”, disse o ministro, segundo a assessoria de imprensa da Rostec.
Bombardeiro estratégico Tu-160 ‘White Swan’
O Tu-160 (nome de relatório da OTAN: Blackjack) é um bombardeiro estratégico de transporte de mísseis estratégicos supersônicos de asa variáve. Juntamente com os bombardeiros Tu-95MS, essas aeronaves são o pilar da aviação de longo alcance da Força Aeroespacial Russa. O Tu-160M é designado para atacar alvos inimigos em áreas remotas com armas nucleares e convencionais, sendo a aeronave militar supersônica mais pesada do mundo até hoje.
Foi relatado em 2015 que o alto escalão da Rússia tomou a decisão de retomar a produção de uma versão atualizada do bombardeiro Tu-160. No início de novembro de 2020, um bombardeiro estratégico de transporte de mísseis Tu-160M atualizado com novos motores NK-32-02 realizou seu voo de estreia do aeródromo da Kazan Aviation Enterprise. Conforme relatado pela United Aircraft Corporation, durante o voo do bombardeiro, especialistas testaram seus sistemas gerais de aeronaves e equipamentos radioeletrônicos a bordo montados durante sua atualização e verificaram o funcionamento de seus novos motores NK-32-02.
Em 2020, o bombardeiro Tu-160M foi listado entre as realizações de aeronaves militares mais significativas do mundo pela revista Aviation Week & Space Technology, com sede nos EUA.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Avião espetacular. Sobre todos os aspectos, uma máquina superlativo. Fico feliz em ver o projeto ressuscitar.